sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Congresso de Pós-Graduação da UFSCar aborda temas como internacionalização e mestrado profissional





Na abertura foi apresentada a nova identidade visual da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vem implantando ações que visam potencializar a internacionalização dos seus programas de pós-graduação. Esse foi um dos temas discutidos no VII Congresso de Pós-Graduação (ConPG), que integrou a programação da XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da Universidade.
A abertura do ConPG aconteceu na segunda-feira, dia 23 de outubro. Na ocasião, a Reitora Wanda Hoffmann destacou a importância da pós-graduação na Instituição. "Temos muitos programas de excelência nacional e internacional e o ConPG é um momento fundamental de refletirmos sobre como imprimir cada vez mais qualidade aos nossos cursos de mestrado e doutorado, sobretudo em um cenário de contingenciamento de recursos para a ciência e a tecnologia", afirmou Hoffmann.
Compondo a mesa solene, José Carlos Paliari, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, disse que a troca de ideias e experiências entre os diferentes programas é sempre uma grande oportunidade de se encontrar caminhos criativos para os desafios presentes na pós-graduação. Também participaram da cerimônia de abertura do ConPG o Diretor da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), João Eduardo Justi, e Matheus Mazini Ramos, programador visual da CCS, que apresentou a nova identidade visual da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da UFSCar.
Em seguida, foi realizada a mesa-redonda "Caminhos e Perspectivas dos Mestrados e Doutorados Profissionais à luz do Programa Nacional de Pós-Graduação (PNPG)". Segundo dados do PNPG, o mestrado profissional foi a modalidade que apresentou maior nível de crescimento entre os anos de 2004 e 2009 (104,2%). A UFSCar conta, atualmente, com 408 alunos matriculados nos 10 cursos de mestrado profissional oferecidos em três campi da Universidade. Coordenada por Maria Cristina Comunian Ferraz, docente do Departamento de Administração (DAdm-So), a mesa contou com a participação de Elisa Maria Costa Pereira S. Thiago, Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Teresa Cristina Janes Carneiro, docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); José Augusto Suruagy Monteiro, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Avelino Francisco Zorzo, Coordenador Adjunto de Mestrado Profissional da Capes.
O Congresso prosseguiu no período da tarde com a mesa-redonda "Ações de Internacionalização na Pós-Graduação", coordenada por Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo, docente do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da UFSCar. O objetivo da mesa foi fomentar a discussão de ações de internacionalização com vistas a dar maior visibilidade à pós-graduação no contexto mundial e de acordo com as novas diretrizes propostas pela Capes. O debate contou com a presença de Daniel Alves Natalizi, Chefe de Gabinete do Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Alvaro María Maglia Canzani, Secretário Executivo da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM); Edgar Dutra Zanotto, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar; Luís Fernando Costa Alberto, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP); e Helder Louvandini, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e que integra o Grupo Assessor Especial (GAE) da Diretoria de Relações Internacionais da Capes.
Na terça-feira, dia 24, foi a vez do Campus Araras receber o ConPG. No período da tarde foi realizada a mesa-redonda "Ética no Ensino e Pesquisa na Pós-Graduação", em que se debateu os elementos necessários e imprescindíveis para a reflexão e sobretudo o encaminhamento de ações para que institucionalmente se conheçam os parâmetros estabelecidos e atualizados da ética em pesquisa, as demandas via Plataforma Brasil, a sua difusão e eixos procedimentais em pesquisas que envolvem seres humanos. Conduzido por Paulo Gomes Lima, Coordenador Multicampi de Acompanhamento de Programas de Pós-Graduação da UFSCar, o tema foi debatido por Ana Silvia Couto de Abreu, professora do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar; Joceli Catarina Stassi-Sé, também professora do DME; e Antonio Bosco de Lima, docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A programação do ConPG terminou na quinta-feira, dia 26 de outubro, no Campus Sorocaba. Com o tema "Inserção de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade na Pós-Graduação", a mesa-redonda, coordenada por Dirceu Cleber Conde, Coordenador Acadêmico da ProPG, contou com a presença de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Pesquisadora Sênior da UFSCar; Lilian Vieira Magalhães, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO); e Ariane Andreia Teixeira Toubia, psicóloga e professora da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba (Esamc). A mesa levantou o debate sobre as ações afirmativas na pós-graduação.

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