quinta-feira, 3 de agosto de 2017

VLADIMIR SAFATLE É O PRÓXIMO CONVIDADO DO PROJETO ‘SEMPRE UM PAPO’


Vladimir Safatle (crédito: divulgação)


Escritor e filósofo discute tema ‘O colapso da relação entre felicidade e moral’ em um bate-papo no Sesc Santo André, no dia 23 de agosto


O distanciamento entre as noções de ética e felicidade na filosofia é a pauta da edição de agosto do “Sempre um Papo”. O projeto convida o escritor e filósofo Vladimir Safatle para um debate gratuito no Sesc Santo André, no dia 23/8, às 20h.
A conversa discute como, a partir do século 19, a filosofia moral foi gradualmente abandonando a ideia defendida desde a época de Aristóteles, de que uma vida feliz só seria possível se o indivíduo seguisse rigidamente os preceitos éticos da virtude. O convidado explica o que esse rompimento significa para a ação ética no atual contexto histórico.

Outro tópico do bate-papo é o sentido da política no mundo contemporâneo, tema do último livro de Safatle, “O Circuito dos Afetos”, lançado pela editora Autêntica no começo de 2016. A obra procura criar reflexões sobre os novos paradigmas políticos do cenário atual, em que tanto o capitalismo como as utopias de esquerda caíram em descrédito.

A partir da teoria dos afetos, o livro investiga as novas dinâmicas da ação social e da desconstituição de identidades individuais e/ou coletivas. Ou seja, a filosofia contemporânea adota uma perspectiva em que o indivíduo emprega seus afetos, interesses e estruturas indentitárias para racionalizar suas ações sociais.


SOBRE VLADIMIR SAFATLE
Nascido em Santiago, no Chile, em 1973, Vladimir Safatle é professor livre-docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Pauo (USP) e autor de livros como “O Circuito dos Afetos” (Autêntica), “A esquerda que não teme dizer seu nome” (Três Estrelas) e “Cinismo e falência da crítica” (Boitempo). Doutor pela Universidade de Paris, na França, ele pesquisa psicanálise, teoria do conhecimento, filosofia da música, filosofia francesa contemporânea e a tradição dialética pós-hegeliana. Atualmente, mantém uma coluna semanal na Folha de S.Paulo e uma mensal na revista CULT.


SOBRE O “SEMPRE UM PAPO”
Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, o projeto “Sempre um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove, há 31 anos, a difusão de livros e autores em uma série de debates informais. A iniciativa já passou por mais de 30 cidades brasileiras e organizou mais de 5 mil eventos, que tiveram público estimado em 1,6 milhão de pessoas.

Os encontros com os escritores são exibidos aos sábados e domingos na TV Câmara. Alguns desses bate-papos também estão reunidos na série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, distribuída gratuitamente para 6 mil escolas. O site do Sempre um Papo disponibiliza mais de 300 programas e vários seminários.

Além disso, a associação cultural realiza outras iniciativas, como “Ler Convivendo”, que há 8 anos doa livros, capacita voluntários e realiza palestras com autores em bibliotecas comunitárias de Minas Gerais. Borges apresenta o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”, na rádio CBN de Belo Horizonte.


BATE-PAPO
 “Sempre um Papo” com Vladimir Safatle
Quando:
23/8 (quarta-feira, às 20h)
Ingresso:Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Bilheteria.
Classificação: Livre
Mais informações: http://www.sempreumpapo.com.br
Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André
Telefone: (11) 4469-1200
Estacionamento (vagas limitadas): Credencial Plena – R$ 6 | Outros – R$ 11
Informações sobre outras programações: http://www.sescsp.org.br/santoandre

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454