sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Instituto Tomie Ohtake inicia as comemorações dos seus 15 anos com festa aberta para a cidade

INSTITUTO TOMIE OHTAKE 15 ANOS

Instituto Tomie Ohtake inicia as comemorações dos seus 15 anos com festa aberta para a cidade

 

No dia 19 de novembro, o Instituto Tomie Ohtake marca o seu 15º aniversário com uma festa de rua, aberta a todos. Ao mesmo tempo em que uma série de atrações vai acontecer do lado de fora, do lado de dentro do espaço será inaugurada a mostra Gaudí, Barcelona 1900, onde os visitantes poderão também conferir as exposições Leda Catunda – I love you baby e dos jovens selecionados do Prêmio Energias na Arte.

 

Nesta data, a Rua Coropés será somente para pedestres e as atividades tomarão o dia todo. Logo pela manhã haverá a entrega do Prêmio Territórios Educativos, dirigido a projetos da rede pública municipal de ensino que alcançaram além dos muros da escola, seguida de contação de história da vida e obra de Tomie Ohtake pela atriz Andi Rubinstein. No período da tarde, depois de uma oficina para pais e filhos, o som dos tambores do Gupo Wadaiko Sho e a apresentação do Bloco Afro Ilú Obá De Min celebrarão o aniversário do centro cultural e a rica miscigenação paulistana.

 

O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em novembro de 2001, tornou-se, em pouco tempo, uma referência no circuito paulistano das artes visuais pela qualidade de sua programação. Ao longo de seus 15 anos realizou cerca 300 exposições, destacando-se por ser o único espaço da cidade que se dedica a organizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, com projeto arquitetônico especialmente desenvolvido para abrigar estas atividades.

Além das mostras, o Instituto Tomie Ohtake cria, organiza e promove prêmios de arquitetura, artes plásticas e para professores da rede pública. O espaço também se consagrou por desenvolver um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material e na formação de professores, em programa que já alcançou, com profundidade, 10 mil educadores da rede pública.

Ocupando, em sistema de comodato, apenas uma área do Complexo Aché Cultural (este, sim, responsável por dois edifícios de escritórios, um teatro, um centro de convenções e um espaço de eventos no roof top de um dos edifícios), o Instituto Tomie Ohtake não conta com verba permanente pública ou privada. Trabalha por projeto, com patrocínio de empresas por recursos captados por meio das leis de incentivo à cultura, principalmente a Lei Rouanet.

 www.institutotomieohtake.org.br

 

 

PROGRAMAÇÃO DIA 19 DE NOVEMBROS DE 2016  - 9H às 17H30

 

 

9H – 12H30 PRÊMIO TERRITÓRIOS EDUCATIVOS

Cerimônia de premiação

Exibição de vídeo (40min.) sobre as 10 experiências pedagógicas selecionadas pelo Prêmio Territórios Educativos e que estão transformando a educação na cidade de São Paulo.

O Prêmio Territórios Educativos é iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, em parceria da Secretaria Municipal de Educação e com o patrocínio da Estácio, que busca reconhecer e fortalecer projetos que explorem as oportunidades educativas do território onde a escola está inserida, integrando os saberes escolares e comunitários.

 

12H ABERTURA DA EXPOSIÇÃO GAUDÍ: BARCELONA, 1900 

Retirada de senhas das 10h até às 17h (grátis)

 

12H30 – 13H30 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA SOBRE TOMIE OHTAKE
Contação de história sobre a vida e a obra de Tomie Ohtake, uma das artistas mais importantes no Brasil do século XX, pela atriz Andi Rubinstein. A contação conta com recursos de áudio-descrição, dedicada a pessoas com deficiência visual.  

 

13H30 – 15H30 OFICINA BRINCANTINHO PARA PAIS E FILHOS
Nesta oficina, realizada pelo Instituto Brincante, pais e filhos têm a oportunidade de vivenciar juntos momentos lúdicos a partir da musicalidade e das brincadeiras da cultura popular brasileira com música ao vivo

 

15H30 – 16H APRESENTAÇÃO TAIKO - GRUPO WADAIKO SHO
O Wadaiko Sho, carrega em seu nome a filosofia de viver, tendo como base a arte dos tambores japoneses. Formados pelos membros do grupo paulistano Setsuo Kinoshita Taiko Group, o taiko engloba uma variedade de instrumentos japoneses de percussão onde ritmos e coreografia se mesclam, propondo ao ouvinte uma participação singular, criando a cada peça uma experiência única e brilhante.

 

17H30 – APRESENTAÇÃO BLOCO AFRO ILU OBA DE MIN
O Bloco Afro Ilú Obá De Min é uma intervenção cultural baseada na preservação de patrimônio imaterial, trazendo para a região urbana a beleza das culturas tradicionais. Coordenado pela arte-educadora e musicista Beth Beli, o objetivo da associação é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques, da corporeidade, além de abrir espaço para ideias que visem o fortalecimento individual e coletivo das mulheres, crianças e adolescentes na sociedade.

 

 

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) - Pinheiros SP

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela

Fone: 11 2245 1900

De terça a domingo, das 11h às 20h








Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454