sexta-feira, 18 de novembro de 2016

"Imprensa negra nos EUA:Chicago Defender e a integração do afro-americano”


Debate Cedem7/12/16 – 4ª feira às 18h30

 

Na primeira metade do século XX, nos Estados Unidos, o jornal Chicago Defender encampou a luta contra a segregação racial. Em razão da industrialização, era grande o fluxo de imigrantes para Chicago, onde viviam em bairros marginalizados, enquanto a cidade prosperava. Naquele ambiente, entre os anos 1916 e 1940, o referido periódico atuou como interprete da sociedade norte-americana, publicando materiais diversos com o fim de defender a integração do afro-americano, afirmando que o negro precisava se educar e se preparar para tornar-se agente da modernidade urbana do país. A trajetória do Chicago Defender no empoderamento do negro é objeto do livro O novo negro na diáspora: Modernidade afro-americana e as representações sobre o Brasil e a França no jornal Chicago Defender (1916-1940), tema do Debate Cedem de 7/12/2016.

Participantes:

Prof. Dr. Flávio Thales Ribeiro Francisco – Autor do livro em debate, Flávio é pós-doutorando pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Assis. Doutor em História Social da USP. Possui mestrado e graduação em História pela mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Estados Unidos, identidades, manifestações político-culturais transnacionais, diáspora africana, imprensa. É membro do LEHA (Laboratório de Estudos de História das Américas) e integrante do Grupo de Estudos de História dos Estados Unidos e Relações Interamericanas.

Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier  Professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp, Câmpus de Bauru, Xavier é mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam – USP). É pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da (ECA-USP); Coordena o Núcleo Negro da Unesp para a Pesquisa e Extensão (NUPE) e o Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (FAAC-UNESP).    

Mediação:

 

Proa. Dra. Flávia Maria BastosPossui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Unesp, Câmpus de Marília. É Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) e coordenadora-executiva do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional da Unesp. Docente do Curso de Pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação, na Faculdades Integradas Coração de Jesus, em Santo André (SP).  

Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/form/

Data e horário: 7/12/2016, 4ª feira às 18h30

Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)




Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454