segunda-feira, 30 de maio de 2016

Campus Araras da UFSCar realiza seminário sobre agricultura orgânica

Acontece no dia 3 de junho o seminário "A institucionalização dos sistemas orgânicos e da agroecologia no Brasil: avanços e desafios", no Anfiteatro do Centro Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento acontece das 9h10 às 12h30 e é organizado pela Embrapa Meio Ambiente e pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (PPGADR) da UFSCar.

Segundo os organizadores, o seminário visa comemorar a Semana dos Alimentos Orgânicos, instituída por iniciativa da Coordenação de Agroecologia do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além disso, tem o objetivo de discutir a importância e crescente demanda interna e externa por alimentos saudáveis, que atinge a taxa de crescimento de 20 a 25% ao ano. A produção familiar também é parte importante da produção desses alimentos, já que é responsável por 80% da produção orgânica certificada.

Para discutir e abordar o assunto, acontecerão cinco apresentações no seminário. Às 9h10 acontece a abertura do evento com Lucimar Santiago de Abreu, pesquisadora e representante da Embrapa Meio Ambiente na Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo (CPOrg/SP), e Janice Borges, professora e coordenadora do PPGADR.

Logo após Marcelo Laurino, presidente da CPOrg e representante do Mapa, apresenta a palestra "Balanço do processo de institucionalização dos sistemas orgânicos: avanços, desafios a partir da experiência do Estado São Paulo". Às 10 horas, Marcelo Morandi, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna/SP, apresenta "Sistemas orgânicos: desafios para a pesquisa agropecuária brasileira".

As duas últimas apresentações acontecem às 10h30 e às 11 horas. A primeira, "Bem-estar animal na produção de ovos orgânicos no Estado de São Paulo: percepção social e avaliação técnica nas granjas", com Fabíola Fernandes Schwartz, consultora da SFS Boas Práticas Agropecuárias Ltda. E a segunda, "Agroecologia como prática, ciência e movimento social" com Fernando Silveira Franco, professor do PPGADR.

Mais informações estão disponíveis no endereço http://bit.ly/1TWOyxY.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454