terça-feira, 15 de março de 2016

Pelas ruas da Índia...

Exposição "Ritos e Ruas", do street photographer Glauco Tavares, traz para o Shopping Ibirapuera retratos do cotidiano da mística Índia, captados pela lente de um celular
O mundo da fotografia mobile invadiu o Shopping Ibirapuera. De 17 de março a 17 de abril, o street photographer Glauco Tavares, apresenta no piso Jurupis a mostra “Ritos e Ruas”. Uma exibição inédita que une dois pontos: o tradicional x tecnologia. O resultado pode ser apreciado pelo público nas 40 imagens, com curadoria da mObgraphia Cultura Visual, que trazem todas as cores e a verdadeira essência de diferentes cidades da Índia, eternizadas pela lente de um celular e apenas ressaltadas com belos efeitos.
Ao longo de nove anos, nove viagens e muitas imagens que retratam um país colorido e cheio de segredos, o fotógrafo Glauco Tavares pela primeira vez, adotou uma nova ferramenta no seu ofício, as lentes de um celular. Munido apenas com este simples objeto agora tão comum no nosso cotidiano, Glauco fechou seu foco no dia a dia das ruas, nos personagens sociais despidos de qualquer encenação, com olhares espontâneos e de forma natural, já que o celular não assusta nem intimida, trazendo um recorte fiel daquele momento,  de cidades como Delhi, Jaipur, Agra, Varanasi, Sarnath, Amritsar, Dharamsala e Rishikesh. 
“As ruas da Índia funcionam como uma manifestação, a céu aberto, da fé e crença de um povo, tanto pelo modo de se vestir, pelos adornos, pelos banhos no sagrado Rio Ganges, pelos rituais de cremação e pelas atitudes cotidianas em função de uma fé que está além deste plano”, conta Glauco, que se especializou em fotografia de rua e documental, por meio das lentes de uma câmera Leica e agora pelo celular.
A mostra conta com a curadoria da mObgraphia Cultura Visual, movimento pioneiro na fotografia mobile brasileira (ou mobgrafia como é chamada aqui no Brasil), que desde 2013 organiza festivais, prêmios, exposições e eventos que buscam ampliar e fortalecer o poder de contar histórias no momento em que acontecem. “O celular é uma ferramenta fabulosa e Glauco Tavares nos mostra um resultado impecável da prática e adoção deste movimento democrático, inclusivo e poderoso”, observa Cadu Lemos, um dos organizadores e também curador da mostra inédita.
Com esta nova vertente da fotografia, Glauco presenteia os visitantes com uma exibição quente, humana e verdadeira permitindo o público passear pelas emblemáticas ruas das cidades indianas como se estivesse lá.
Serviço: Exposição Ritos e Ruas, de Glauco Tavares
Período: de 17 de março a 17 de abril.
Horário: das 10h às 22h.
Local: Piso Jurupis
Visitação Gratuita

Shopping Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 3.103 – Moema (SP)
Tel: (11) 5095 2300 
Twitter: @Ibirapuera
Facebook: facebook.com/ibirapuera
Instagram: @shoppingibirapuera

Horário de funcionamento:
Segunda a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e Feriados: das 14h às 20h (lojas) – das 11h às 22h (alimentação)

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454