sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Animação “O Menino e O Mundo”, de Alê Abreu, está entre os indicados para o Oscar 2016 na categoria de Melhor Animação

 
“O Menino e O Mundo”, de Alê Abreu, vai representar o Brasil na categoria de Melhor Animação no Oscar 2016 e concorre com os norte-americanos “Anomalisa”, de Duke Johnson e Charlie Kaufman e, “Divertida Mente”, de Pete Docter e Ronaldo Del Carmen, este último, produzido pela Pixar; “Shaun: O Carneiro”, de Mark Burton e Richard Starzak, uma co-produção do Reino Unido e da França e com a animação japonesa “Quando Marnie estava lá”, de Hiromasa Yonebayashi.
 
Com orçamento de R$ 2 milhões, O Menino e O Mundo foi desenvolvido em quatro anos e acumula 45 prêmios em 23 países, entre os quais Menção Especial do Júri no Ottawa International Animation Festival, Menção Honrosa do Júri, Première Brasil – Novos Rumos, no Festival do Rio 2013, Prêmio da Juventude – Melhor Filme Brasileiro – 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Primeiro Lugar na Categoria Animação – 35º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de La Habana, Cuba e o Prêmio Cristal de Melhor Longa e o Prêmio do Público, no Festival de Annecy 2014.
 
O Menino e O Mundo
Após estrear na direção de longas com o premiado “Garoto Cósmico”, Alê Abreu lançou, em janeiro de 2014, “O Menino e O Mundo”. Sofrendo com a falta do pai, um menino parte em sua busca. Na jornada descobre aos poucos a realidade que o circunda, um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres, revelando também aos espectadores o seu olhar ingênuo diante de questões existenciais, culturais e políticas em um mundo globalizado.
 
Buscando revelar o ponto de vista do menino, e na contramão da estética padronizada das atuais produções animadas, o filme encontra uma linguagem própria, partindo da simplicidade das garatujas infantis e criando um universo lúdico, colorido e em alguns momentos quase abstrato. Utilizando diversas técnicas artísticas como desenhos, pinturas e colagens, misturando materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinhas etc., o filme convida o espectador a embarcar no mundo de sonhos da criança e mergulhar em um universo onde tudo é possível.
 
A trilha sonora de “O Menino e O Mundo” conta com participação do percussionista Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM – Grupo Experimental de Música interpretando as composições de Gustavo Kurlat e Ruben Feffer. Emicida compôs o rap Aos Olhos de Uma Criança especialmente para o filme. Os poucos diálogos da trama acontecem numa língua “ao contrário” e as músicas também foram compostas assim. Um grande desafio para atores, compositores e cantores.
 
O Menino e o Mundo (Brasil, 2013, 80 min, DCP, livre)
Direção, roteiro e montagem: Alê Abreu
Coordenação Artística: Priscilla Kellen
Produção Executiva: Tita Tessler e Fernanda Carvalho
Música Original: Gustavo Kurlat e Ruben Feffer
Participações Especiais: Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM – Grupo Experimental de Música
Vozes: Vinicius Garcia (Menino), Felipe Garcia (Jovem), Alê Abreu (Velho), Lu Horta (Mãe), Marco Aurélio Campos (Pai) e Cassius Romero (cachorro)
Vozes Adicionais: Nestor Chiesse, Alfredo Rolo, Patricia Pichamone, Melissa Garcia
Mixagem: Pedro Lima, Marcelo Cyro, André Faiman, Ariel Henrique
Pós-Produção de Áudio: Mixagem, Pedro Lima, Estúdio De Mixagem, Cinecolor Digital
Distribuição: Espaço Filmes
Distribuição Internacional / TV e VOD no Brasil: ELO Company
Patrocínio: Petrobras, BNDES e Sabesp
Apoio: Proac, Programa De Fomento Ao Cinema Paulista, Secretaria Municipal De Cultura e Governo Do Estado De São Paulo.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454