terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Exposição fotográfica retrata os 45 anos da UFSCar

 

Mostra gratuita reúne imagens que retratam aspectos da evolução institucional do Campus São Carlos da Universidade e fotografias contemporâneas

O Saguão da Reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a exposição fotográfica “A UFSCar que queremos é a UFSCar que construímos”. A mostra, dividida em duas partes que se complementam, integra o projeto que promoveu a digitalização, o tratamento e a organização das fotografias do acervo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, contemplado pelo edital de apoio à realização de atividades sobre a memória da Universidade, em comemoração aos 45 anos da Instituição, celebrados em 2015.
No primeiro segmento da exposição os visitantes podem apreciar imagens que retratam em uma linha cronológica visual aspectos da evolução institucional do Campus São Carlos da UFSCar e também de suas conquistas. Já no segundo, há fotografias contemporâneas que enfatizam perspectivas conceituais e técnicas fotográficas profissionais, que levam os visitantes a projetar um futuro por meio da visualização dessas imagens.
Segundo Matheus Mazini, programador visual da CCS, curador da exposição e responsável pelas fotografias da segunda parte da mostra, as imagens deste segundo segmento primam por uma representação fora dos padrões documentais, no qual a composição dos elementos é o principal foco. “A segunda parte da exposição vem com a proposta de ser contemplada sem relações indicativas pois, desta forma, podemos nos desprender de convenções estabelecidas e praticarmos a leitura da imagem de forma livre, sem comprometimentos ou relações com os espaços retratados”, explica Matheus.
Além deste jogo temporal, ilustres figuras que fizeram parte da transformação e que ajudaram a posicionar a UFSCar como uma das principais instituições federais do país também poderão ser vistas. A exposição “A UFSCar que queremos é a UFSCar que construímos”, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), pode ser visitada gratuitamente no Saguão da Reitoria, que está localizada na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira das 8 às 18h30. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9590