terça-feira, 3 de novembro de 2015

Ciclo de debates: O Urbanismo das Ruas em Rede


Cidade Universitária USP – FAU- auditório   (Rua do lago, 876) - inscrições no local
Dias 03/11 e 23/11 – 17h00 às 21h30

O evento parte do diagnóstico segundo o qual forças sociais vindas das ruas têm desempenhado papel importante na agenda urbana nos últimos anos. Por meio de um diálogo, da sistematização de experiências e da ampliação dos repertórios de ação, o ciclo de debates visa compreender as possibilidades e desafios de cada uma destas forças a partir, sobretudo, de suas próprias vozes e agenciamentos.  


Mesa 1 – terça-feira 03/11    17h00 – 19h00:   Outras narrativas e o uso crítico das tecnologias informacionais
Laura Capriglione  -  Jornalistas Livres
Natacha Rena – Grupo de Pesquisa Indisciplinar (UFMG)
Mediação: Rodrigo N. Lima - LAU USP S. Carlos

19h - 19h30 - café

Mesa 2  - terça-feira 03/11  19h30 – 21h30 :   Pelo Direito `a Cidade: ocupar e participar
Luciana Tatagiba - IFCH Unicamp
Guilherme Boulos - MTST
Mediação: Raquel Rolnik - FAU USP



Mesa 3  -  segunda-feira 23/11 –  17h00-19h00:      Vida urbana e urbanismos bottom up
Luiz Recaman - FAU USP
Paolo Colosso - FFLCH USP
Mediação: Leandro Medrano - FAU USP


Mesa 4 –  segunda-feira 23/11 19h30 – 21h30: Diversidades, ampliação do espaço público e o papel da juventude
Beatriz Lourenço - Movimento Negro
Nathalia O. Araújo – Levante Popular da Juventude
Mediação: Jéssica Omena - FFLCH USP

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

História Oral e processos de escolarização


ST História Oral e processos de escolarização - Coordenado pelo Prof. Dr. José Edimar de Souza (UFFS) e Profa. Dra. Caroline Cortelini (UNIOESTE):

O Simpósio Temático objetiva discutir pesquisas sobre os diferentes processos de escolarização constituídas em espaços formais e/ou não formais e sua relação com abordagem teórico-metodológica da História Oral. Pretende refletir quanto ao uso de fontes orais em estudos dos processos de escolarização que representam as práticas sociais estabelecidas pelos sujeitos em um determinado espaço e tempo. Nesse sentido, o ST acolhe comunicações que articulam as interfaces entre História Oral e os processos de escolarização e seus desdobramentos: as relações entre História Oral e memória; as culturas e práticas de escolarização e as fontes orais; o cotidiano escolar na perspectiva de sujeitos e instituições; trajetórias, experiências, estratégias e formas de ser, fazer e vivenciar a escolarização/docência.

Submissões de trabalhos XIII Encontro Nacional de História Oral, UFRGS, Porto Alegre - período de  inscrições: 29 de outubro a 26 de novembro de 2015.


Bibliografia:
AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de M. Usos & abusos da história oral. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
CATANI, Denice Barbaran; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgados no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 113-128, 2002.
ERRANTE, Antoniette. Mas afinal, a memória é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. História da educação, ASPHE/Fa/UFPel, Pelotas: ASPHE, v. 4, n. 8, p. 141-174,set. 2000. Disponível em
. Acesso em: 12 fev. 2014.
FONSECA, Thais N. L.; VEIGA, Cynthia G. História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do tempo e recantos da memória. Reflexões metodológicas sobre História Oral. São Leopoldo: Oikos, 2012.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Ed. Centauro, 2006.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989.
PRINS, Gwyn. História Oral. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: Ed. da Universidade Estadual Paulista, 1992. 
THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: Questões sobre a relação entre a História Oral e as memórias. Projeto História, São Paulo, n. 15, abril, 1997, pp. 51-84.
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. História, memória e história da educação. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. História e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. v. 3: século XX, p. 416-430.