terça-feira, 7 de julho de 2015

Tecendo Saberes espalha sabedoria e imaginário das crianças do Norte pelas bibliotecas de São Paulo



Com contação de histórias, bate-papo, projeção de vídeos e exposição,  eventos gratuitos são voltados a meninos
 e meninas de 6 a 12 anos, pais e educadores; projeto é patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural

Elas entram na mata, sobem nas árvores e usam o facão para cortar e desfiar folhas e talos com os quais fazem seus brinquedos. Sabem dos hábitos de cada peixe e o melhor jeito para pescá-los, fazem tinta de urucum para se enfeitar e colhem na floresta as plantas que curam.

Conhecimentos e curiosidades como essas fazem parte de um evento gratuito para quem quer sair da rotina nestas férias. Com contação de histórias, vídeos e bate-papo, o Projeto Tecendo Saberes vai mostrar os saberes e fazeres, brincadeiras e histórias de crianças quilombolas e indígenas da região amazônica no dia 11 de julho, às 14h30, na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro de São Paulo.

Interagindo com projeções de fotoilustrações criadas pela artista e palestrante Marie Ange Bordas em parceria com crianças de cinco comunidades do Pará e uma do Acre, as contadoras de histórias Juliana Offenbecker e Priscila Harder, da Cia. Conto em Cantos, brincam de misturar causos, situações do dia a dia e encantamentos com instrumentos e objetos trazidos do Norte do país.. Direcionada a crianças de 6 a 12 anos, a apresentação terá duração de 30 minutos.

Num bate-papo seguido de projeção de vídeos, a idealizadora do projeto, Marie Ange Bordas, a jornalista especializada em infância Gabriela Romeu e a editora de obras infantojuvenis Dolores Prades explicam a dinâmica colaborativa utilizada na construção dos livros “Manual das Crianças do Baixo Amazonas", feito no Pará, e do "Manual das Crianças Huni Kuĩ”, da Terra Indígena Kaxinawa do Rio Humaitá, no Acre. Crianças e jovens foram estimulados a listar, desenhar, fotografar e filmar seus próprios saberes e fazeres e também interagir com os mais velhos em rodas de histórias, cantorias, caminhadas e entrevistas, num processo de repertoriar conhecimentos e criar conteúdo.

“Nosso objetivo é difundir a cultura dessas comunidades tradicionais brasileiras por meio da valorização dos conhecimentos de suas crianças, a partir da criação de livros, vídeos e material didático nos quais elas sejam não apenas personagens, mas protagonistas de sua própria história. Ao fomentar esse diálogo, buscamos contribuir com a formação de jovens cidadãos mais críticos e conscientes de seu valor”, afirma Marie Ange sobre o projeto, que tem patrocínio do Programa Petrobras Cultural e foi realizado em parceria com o Instituto Catitu.

O evento Tecendo Saberes das Crianças do Norte continua nos dias 21 e 25 de julho em outras regiões de São Paulo. Nas bibliotecas municipais Hans Christian Andersen, na zona leste, e  Belmonte, na zona sul, ele ganha uma exposição fotográfica com fotos, desenhos, ilustrações e textos que fica em cartaz até 21 de agosto. O material compilado está disponível no site www.tecendosaberes.com.


SERVIÇO

Tecendo Saberes das Crianças do Norte (centro)
O quê: contação de histórias, projeção de vídeos, lanche com iguarias do Norte e bate-papo com a artista Marie Ange Bordas, a jornalista Gabriela Romeu e a editora Dolores Prades
Onde: Biblioteca Monteiro Lobato, à rua General Jardim, 485, Vila Buarque, São Paulo, SP
Quando: 11 de julho (sábado)
Horário: das 14h30 às 16h30
Quanto: gratuito

Tecendo Saberes das Crianças do Norte (zona leste)
O quê: contação de histórias, projeção de vídeos e exposição de fotos, desenhos, fotoilustrações e textos
Onde: Biblioteca Hans Christian Andersen, à avenida Celso Garcia, 4.142, Tatuapé, São Paulo, SP
Quando: 21 de julho (terça-feira); exposição até 21 de agosto
Horário: 10h
Quanto: gratuito

Tecendo Saberes das Crianças do Norte (zona sul)
O quê: contação de histórias, projeção de vídeos e exposição de fotos, desenhos, fotoilustrações e textos
Onde: Biblioteca Belmonte, à rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro, São Paulo, SP
Quando: 25 de julho (sábado); exposição até 21 de agosto
Horário: 11h
Quanto: gratuito

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454