sexta-feira, 17 de julho de 2015

Funarte lança nove editais nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro

No dia 24 de julho (sexta-feira), o presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Francisco Bosco, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, vão anunciar o lançamento de nove editais nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro, com abrangência nacional. Ao todo, serão contemplados 354 projetos. Entre os editais estarão três das principais premiações da instituição: prêmios FunarteCarequinha de Estímulo ao Circode Teatro Myriam Muniz e de Dança Klauss Vianna. O anúncio será na Funarte MG, no bairro Floresta, em Belo Horizonte, às 16h.
Os editais de circo, dança e teatro vão selecionar juntos 235 projetos divididos entre os PrêmiosCarequinha de Estímulo ao Circode Teatro Myriam Muniz e de Dança Klauss Vianna. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento de atividades artísticas, incentivando a criação e a circulação de espetáculos; além de contribuir para a manutenção de coletivos, grupos e companhias; a renovação ou manutenção da infra-estrutura dos circos brasileiros; e promover a formação e fomentar a pesquisa.
Para a música serão dois editais: Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras e Prêmio Funarte Palcos de Música Popular. Neste ano, o primeiro será voltado a orquestras infantojuvenis, contemplando orquestras de música clássica para bairros e comunidades populares. Dividido em dois módulos, oPrêmio Funarte Palcos de Música Popular tem foco na produção da música autoral independente e contemporânea, divididos em dois módulos: “Palcos e Equipamentos musicais” e “Festivais e Mostras”.
Na área de artes visuais, os prêmios de Artes Plásticas Marcantonio VilaçaMarc Ferrez de Fotografia,de Arte Contemporânea e o Programa Rede Nacional de Artes Visuais – 12ª Edição irão possibilitar a produção artística destinada ao acervo de museus públicos e privados e a realização de oficinas, bolsas e exposições para as galerias e espaços da Funarte, em Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG); e de espaços parceiros da Funarte em Belém (PA) e no Recife (PE).
Os editais têm datas de inscrições diferenciadas, que serão divulgadas no evento de lançamento. Todas as informações sobre os editais estarão disponíveis na página eletrônica da Funartewww.funarte.gov.br.
EDITAIS DE FOMENTO 2015

Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo/2015
Objetivo: contribuir para a renovação ou manutenção da infraestrutura dos circos brasileiros; incentivar a montagem, renovação e circulação de números e espetáculos; promover a formação; e fomentar a pesquisa. 

PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ/2015 
Objetivo: fomentar o desenvolvimento de atividades teatrais, incentivando a criação e a circulação de espetáculos; além de contribuir para a manutenção de coletivos, grupos e companhias.
  
PRÊMIO DE ARTES PLÁSTICAS MARCANTONIO VILAÇA – 8ª edição
Objetivo: incentivar produções artísticas destinadas ao acervo das instituições museológicas públicas e privadas sem fins lucrativos, fomentando a difusão e a criação das artes visuais e fortalecendo a memória cultural brasileira.

XV PRÊMIO FUNARTE MARC FERREZ DE FOTOGRAFIA
Objetivo: selecionar  projetos no campo da fotografia que visem estimular a reflexão e experiência artística, além do compromisso com a formação de público, com a inclusão social e a sustentabilidade.

PROGRAMA REDE NACIONAL DE ARTES VISUAIS – 12ª EDIÇÃO
Objetivo: selecionar projetos que promovam o intercâmbio entre os estados federativos brasileiros, por meio de oficinas, seminários e residências, ligados às artes visuais.

PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2015
Objetivo: selecionar projetos de exposição, na área de artes visuais, a serem realizados nas cidades de Brasília, São Paulo e Belo Horizonte (galerias e espaços da Funarte), e Belém/PA e Recife/PE (espaços parceiros da Funarte), a fim de estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências da arte contemporânea brasileira.
 
PRÊMIO FUNARTE DE APOIO A ORQUESTRASObjetivo: apoiar necessidades específicas dos conjuntos orquestrais para assegurar a seus instrumentistas a realização de apresentações públicas com instrumentos musicais nas melhores condições possíveis, propiciando a melhoria da qualidade técnica e artística das orquestras; e visando a sua sustentabilidade.  
PRÊMIO FUNARTE PALCOS DE MÚSICA POPULAR 2015Objetivo: fomentar palcos, equipamentos musicais, festivais e mostras que, por seu histórico, se destaquem como meios de difusão, fruição, mediação crítica e comercialização da música popular brasileira, com foco na produção da música autoral independente e contemporânea.
PRÊMIO FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA/2015Objetivo: fomentar o desenvolvimento de atividades de dança, através da circulação nacional de espetáculos, atividades artísticas de profissionais com trabalho consolidado e de novos talentos.

Serviço
Lançamento de editais de fomento da Funarte
Dia 24 de julho de 2015, sexta-feira
16h

Funarte MG
Rua Januária, Nº 68, Floresta – Belo Horizonte
Minas Gerais (MG)

(31) 3213 3084 | 3213 7112funartemg@funarte.gov.br 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454