sexta-feira, 26 de junho de 2015

Documentário sobre o direito humano à educação no Haiti será exibido em São Paulo


Após a pré-estreia do filme ‘Dignité’, haverá um debate com o diretor do documentário e a coordenadora da CLADE, rede regional que idealizou a obra 

Em mais uma edição do “Ação em Debate”, encontro de formação e reflexão sobre temas da conjuntura nacional e internacional, impulsionado pela ONG Ação Educativa, acontecerá no dia 30 de junho, a partir das 18h30, na sede dessa organização em São Paulo, e em aliança com a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE), a pré-estreia do documentário “Dignité - o direito humano à educação no Haiti”, uma produção da Phanton Filmes, realizada por iniciativa da CLADE em parceria com a coalizão haitiana Reagrupação pela Educação para Todos e Todas (REPT).

O filme, todo em creole e com legendas em diversos idiomas, apresenta um conjunto de depoimentos de haitianos e haitianas, sobre a educação em seu país. Estudantes, docentes, diretores e diretoras, mães e pais, pesquisadoras/es, ativistas, representantes de governo e de organismos internacionais falam sobre os desafios para a realização desse direito e apresentam propostas para a construção de um sistema de educação que garanta direitos.

No Haiti, cerca de 50% das meninas e meninos em idade escolar obrigatória não estão matriculadas/os (ONU, 2013). Além disso, as escolas públicas constituem apenas 12% do total de escolas existentes, segundo o censo escolar mais recente (2011). A infraestrutura escolar frequentemente se encontra em condições precárias, como indica o fato de 76,8% das escolas primárias não terem eletricidade e 79% das e dos docentes de primária não receberem qualquer tipo de formação básica. Haiti é o único país de América Latina e Caribe que não conta com uma Lei Geral de Educação, o que dificulta a garantia desse direito, ainda que o país tenha assinado tratados internacionais de direitos humanos.

Para a conversa posterior à mostra do documentário, estarão presentes o diretor do filme, Alyson Montrezol, e Camilla Croso, coordenadora geral da CLADE.

Serviço:

11º Encontro Ação em Debate - Pré-estreia do filme Dignité - o direito humano à educação no Haiti
Data/horário: 30/06, a partir das 18h30
Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660). São Paulo/SP

Mais informações
No site do filme: http://campanaderechoeducacion.org/dignite/por/
Em contato com a nossa assessoria de imprensa:
Fabíola Munhoz
fabiola@campanaderechoeducacion.org

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454