sexta-feira, 19 de junho de 2015

As muitas lutas de Lélia Gonzalez é tema de debate em Mesquita (RJ)


Exposição, documentário e roda de conversa marcam o lançamento da nova edição do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil na Baixada Fluminense
 
Em Mesquita (RJ), município da Baixada Fluminense, segunda-feira (22/06), acontece mais um lançamento do Projeto Memória “Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história”, iniciativa da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Brasilcap e a Rede de Desenvolvimento Humano - Redeh. O evento, uma realização da Prefeitura de Mesquita e Redeh será na Vila Olímpica, a partir das 9h.
 
A ativista negra Lélia Gonzalez denunciou o racismo e o sexismo como formas de violências que subalternizam homens e mulheres. Pioneira do feminismo negro no Brasil e uma das fundadoras do Grupo N’ Zinga, ela tornou-se referência teórica para universidades e movimentos de resistência social. O evento na Baixada Fluminense visa mobilizar lideranças, ativistas do movimento negro e de mulheres negras e pesquisadoras. "Lélia Gonzalez é uma referência teórica a ser apropriada pelos movimentos de resistência, sobretudo movimentos negros e de mulheres negras. Suas bandeiras de luta contra o racismo, o sexismo e a desigualdade social mostram o seu compromisso político contra qualquer tipo de opressão e preconceito existente na sociedade" destaca Antonia Ceva, coordenadora da Redeh.
 
O evento começa com visita à exposição Lélia Gonzalez, composta de 16 painéis, seguida de exibição do documentário de 18 minutos sobre vida e obra da homenageada. Exposição, documentário e outros materiais integram o portfólio da iniciativa e estão disponíveis para download no sitehttp://www.projetomemoria.art.brNa sequência, acontece a composição da mesa de abertura, integrada por Antonia Ceva, coordenadora da Redeh; Luana Carvalho, coordenadora municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Sonia Lopes, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres; Marisa Justino, sub coordenadora municipal de Políticas de Diversidade Sexual; Evandro Taveira, secretaria municipal de Governo; e Áurea Lobo, secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Jurema Batista, subsecretária de Inclusão Produtiva da prefeitura do Rio de Janeiro e o economista Rubens Rufino, filho da homenageada, finalizam as atividades da manhã com um tributo à Lélia Gonzalez.
 
Após o intervalo, às 13h, falas de Neno Ferreira, coordenador de Diversidade Sexual; Douglas Muciolo, secretário adjunto da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; e Ana Leila, presidente do Centro Social Fusão e Ativista do Movimento de Mulheres Negras de Mesquita. O documentário será reexibido e, em seguida, acontece a roda de conversa “As muitas lutas de Lélia Gonzalez”. No debate, Azoilda Loretto de Trindade, da Universidade Estácio de Sá e do Programa A Cor da Cultura; Elizabete Viana, socióloga e ativista do Movimento de Mulheres Negras; e Marta Muniz Bento, da Prefeitura Municipal de Japeri e ativista do Movimento de Mulheres Negras. A mediação fica a cargo da produtora cultural Giordana Moreira e o evento conta também com a Arena de Debates, espaço aberto para a participação do público.

Projeto Memória - Realizado pela Fundação Banco do Brasil desde 1997, o Projeto Memória é uma tecnologia social de educação que visa resgatar, difundir e preservar a memória cultural por meio de homenagens a personalidades que contribuíram para a transformação social e construção da cultura nacional. Em edições anteriores já foram homenageados nomes como o poeta Castro Alves, o escritor Monteiro Lobato, o jurista Rui Barbosa, o navegante Pedro Alvares Cabral, o presidente Juscelino Kubitschek, o sanitarista Oswaldo Cruz, o sociólogo Josué de Castro, o educador Paulo Freire, a feminista Nísia Floresta, o líder da Revolta da Chibata João Cândido, o Marechal Rondon e o poeta Carlos Drummond de Andrade. Acesse ohttp://www.projetomemoria.art.br e saiba mais.

Serviço:
Lançamento do Projeto Memória “Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história” da Fundação Banco do Brasil em Mesquita (RJ)
Data: 22 de junho de 2015, segunda-feira
Horário: 09h às 16h
Local: Vila Olímpica de Mesquita
Endereço: Avenida Baronesa de Mesquita s/n, Cosmorama
Mesquita - Rio de Janeiro (RJ)
 
Assessoria de imprensa Fundação BB

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454