sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cine Doc Fr - Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo

De 21 de abril a 3 de maio, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra Cine Doc Fr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo que reúne 25 documentários produzidos nos últimos 25 anos na França, muitos ainda inéditos no Brasil!
 A mostra conta com filmes de 18 diretores, de várias gerações, entre eles Denis Gheerbrant, uma das principais referências do documentário francês, que estará presente no Rio de Janeiro. 

Ele será homenageado com uma retrospectiva do seus filmes, entre eles A vida é imensa e cheia de perigos (1995) e seu último trabalho De greve (2014) e ele dará também uma masterclass, sábado dia 25 de abril, às 18h, na Caixa Cultural. 

As inscrições devem ser feitas através do e-mail acasadodoc@gmail.com. Enfim, o diretor participará de um debate no Cinemaison,  segunda-feira dia 27 de abril, após a sessão do filme A viagem ao mar, programado às 20h. Saiba mais sobre o festival através da página Facebook.


La motivation (França 2003).

Cine Doc Fr – Mostra de Cinema Documentário Francês Contemporâneo é uma realização da BLG produções e da Casa do Doc, com curadoria de Jeanne Dosse e Tatiana Devos Gentile. “A nossa escolha se dá em estabelecer um diálogo entre realizadores renomados como Mariana Otero, Claire Simon, Dominique Cabrera e realizadores que atualmente vem conquistando cada vez mais espaço no documentário francês como Pauline Horovitz, Namir Abdel Messeeh, dentre outros. A mostra propõe esboçar um retrato da França contemporânea a partir dos olhares desses cineastas.”, declaram as curadoras.Os filmes selecionados revelam uma França longe do cartão postal da Torre Eiffel e perto das periferias e suas questões, como nos filmes de Denis Gheerbrant ou em Crônicas de uma periferia comum, de Dominique Cabrera, e Alimentation générale, uma mercearia, de Chantal Briet. Uma França com um humor peculiar, com diversas origens, como mostram os documentários Estherkha
e-height: 1.4286em;"> (com a atriz de 85 anos do filme Desde que Otar partiu, de Julie Bertucelli), de David Quesemand, e A virgem, os coptas e eu, de Namir Abdel Messeeh.A curadoria da Casa do Doc conta com a parceira da associação francesa Documentaire sur grand écran, que tem como objetivo, assim como a Casa do Doc, difundir o documentário de criação. “Neste tipo de cinema existe uma escrita graças a um olhar pessoal do diretor que encontra uma linguagem cinematográfica própria”, comentam as curadoras. A mostra conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.No seu último fim de semana, será promovido, no sábado, dia 2 de maio, às 18h, uma mesa de debate com a participação das pesquisadoras Anita Leandro e Thais Blank.



Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454