terça-feira, 10 de março de 2015

Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente da UFSCar recebe resumos para apresentação

 

Envio pode ser realizado até o dia 27 de março

De 9 a 11 de junho acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o III Seminário Internacional Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente. O evento tem o objetivo de promover a discussão sobre as dinâmicas e transformações das ruralidades contemporâneas, como a questão agrária, a posse da terra, as transformações na forma de emprego e de geração de renda no campo, as novas modalidades de regulação ambiental destes territórios e os conflitos pelo uso e acesso aos ecossistemas rurais e suas consequências para a saúde da população.
Para debater todos esses assuntos professores e pesquisadores do Brasil e do exterior participam de mesas redondas, nas quais também serão abordados os desequilíbrios de poder, as disputas em torno dos diferentes projetos de desenvolvimento para o campo, as novas subjetividades rurais, a problemática da produção de alimentos e mudanças demográficas. A programação inclui ainda uma conferência a cargo do professor Enrique Leff, da Universidade Nacional Autônoma do México, sobre "Novas Ruralidades, novas territorialidades: A Ecologia Política da Sustentabilidade". 
Haverá também espaço para a apresentação de pesquisas científicas nos quatro Grupos de Trabalho (GT) que compõem a programação do Seminário, intitulados Ruralidades e Meio Ambiente; Trabalho Rural; Instituições, Governança Territorial e Movimentos Sociais no Campo; e Camponeses e Agronegócios: Estratégias de Reprodução e Conflito. A chamada para envio de resumos está aberta e o prazo se encerra no dia 27 de março. As propostas de apresentação devem ser postadas no site do evento, em www.seminarioruralidades.ufscar.br, por meio do link Envio de Resumos. Serão aceitas propostas de artigos de pesquisadores, estudantes de pós-graduação, professores e demais profissionais, que investiguem temas vinculados à Sociologia Rural e áreas afins. 
Cada autor pode inscrever apenas um resumo, com direito a se inscrever como coautor em outro resumo. A aceitação dos trabalhos está condicionada à avaliação da comissão científica do evento, que selecionará os trabalhos a serem apresentados em função de sua adequação, num primeiro momento, em relação ao tema geral do evento, e, em seguida, à sua pertinência com o tema do GT no qual foi inscrito. Após o evento, os resumos e os textos completos serão publicados em anais eletrônicos, em CD-ROM, com inscrição ISSN, e também em Caderno de Resumos impresso. 
Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever pela internet até o dia 1º de junho ou presencialmente durante o evento. A programação completa do evento, o formulário para inscrição, os valores, a formatação para o envio de resumos e demais prazos, dentre outras informações, estão disponíveis no site www.seminarioruralidades.ufscar.br
O III Seminário Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente é uma realização do Grupo de Estudos e Ruralidades, Ambiente e Sociedade (Ruras), do Grupo de Pesquisa Terra, Trabalho, Memória e Migração (Trama), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email seminarioruralidades2015@gmail.com.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454