sexta-feira, 6 de março de 2015

Projeto Diálogos Filosóficos discute Brasil contemporâneo


No MuBE, encontro reúne palestrantes para debate sobre economia, ética e política, em busca de um país mais consciente e responsável

 


Buscando uma reflexão mais ampla e livre a respeito da condição humana, da ética e da educação no mundo contemporâneo, o projeto Diálogos Filosóficos foi desenvolvido com o objetivo de promover encontros mensais abertos para debater, com um público variado e curioso, questões importantes para o Brasil atual.

Para isso, promove encontros mensais com a participação de palestrantes convidados e a mediação da filósofa e escritora Marcia Tiburi, que idealizou Diálogos Filosóficos em parceria com a advogada Andréa Bértoli e a empresária e consultora de empresas Mariana Tasca.  Segundo as idealizadoras do projeto, os palestrantes convidados de cada edição são intelectuais que compartilham o anseio por um Brasil mais consciente e responsável, e que se propõem a colaborar com questionamentos, mais do que com respostas prontas.

A primeira edição será realizada no dia 14 de março, no Teatro MuBE Nova Cultural, com a participação dos convidados Vladimir Pinheiro Safatle, filósofo e professor livre-docente do Departamento de Filosofia da USP, e Marcio Pochmann, economista e professor titular do Instituto de Economia da Unicamp. Neste primeiro encontro, que terá como tema "O Brasil Contemporâneo: Economia, Ética e Política", os participantes abordarão questões como: O que foi o Brasil? O que é o Brasil? O que o Brasil poderá se tornar?

Marcia Tiburi destaca que somente o diálogo pode gerar uma ética e uma política verdadeiramente democráticas. "O diálogo sobre o Brasil é essencial para todos os brasileiros. O Brasil não é uma resposta nem apenas uma pergunta, mas um conjunto de questões que nos dizem respeito. Pensar o Brasil contemporâneo é uma tarefa ética e política urgente. É o desafio inicial do Diálogos Filosóficos", afirma, acrescentando que as questões, quando bem colocadas, podem nos orientar a novas ações e a transformações sociais essenciais.

"Sabemos que os grupos de estudo ou aulas de filosofia tem se difundido imensamente, mas o que nos chama a atenção é o caráter comercial do que temos visto. Não é o que procuramos com este projeto. Procuramos um espaço, não apenas físico, que provoque e desperte uma sensibilização e consequente mobilização nas pessoas", ressalta Marcia Tiburi.

SERVIÇO:
DIÁLOGOS FILOSÓFICOS
DATA: 14 de março
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Teatro MuBE Nova Cultural  - Avenida Europa, 218 (entrada pela Rua Alemanha, 221) Jardim Europa, São Paulo 
INGRESSOS: na bilheteria do teatro,pelo telefone 4003.1212 ou pelo site
www.ingressorapido.com.br
INFORMAÇÕES:4301.7521








Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454