sábado, 7 de março de 2015

Exposição fotográfica na UFSCar retrata cultura caipira de Sorocaba e municípios da região


Projeto captou imagens do cotidiano de pessoas do campo em suas questões típicas do trabalho, da religiosidade, da culinária e do folclore



A Biblioteca do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia até o dia 13 de março a exposição fotográfica "O Universo Caipira". A mostra é resultado de um semestre de estudos coordenados pela professora Neusa de Fátima Mariano, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH - So). O objetivo da atividade foi buscar o contato e a compreensão da cultura caipira, "cujas especificidades encontram-se imersas no cotidiano de contradições que envolvem o tradicional e o moderno", segundo a coordenadora.

São cerca de 40 fotografias compondo a exposição, registradas em Sorocaba e em municípios da região, principalmente em Araçoiaba da Serra, com apoio da prefeitura local. "Trabalhamos o conceito de cultura caipira, seus estereótipos e seu universo de trabalho, de lazer, religiosidade, musicalidade, culinária, crenças, rusticidade, lendas e folclore", diz Neusa. Além das fotos, há bandeirinhas coloridas (como as presentes em Festas Juninas) com o registro escrito de falas das pessoas que foram entrevistadas e fotografadas durante o projeto, como a Dona Odette e o Seu Nataro. Os visitantes também podem ouvir, em fones de ouvido, músicas caipiras populares.

Além de estudantes do curso de Geografia, participaram do estudo - em sua pesquisa, captação de imagens e entrevistas - alunos dos cursos de Física, Biologia e Pedagogia do Campus Sorocaba. O projeto foi desenvolvido por meio de uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe).

A exposição fotográfica "O Universo Caipira" pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. O Campus Sorocaba fica no km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), estrada que liga que Sorocaba à Salto de Pirapora.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454