segunda-feira, 2 de março de 2015

4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

4ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL EXIBE FILMES INÉDITOS NO BRASIL
Mostra Contemporânea Internacional traz filmes produzidos por Sean Penn e Daryl Hannah e mais um filme do diretor de “A Marcha dos Pinguins”
A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece de 19 a 29 de março em São Paulo, traz para as salas de cinema filmes de temáticas variadas na área ambiental, distribuídos por seis programas: Mostra Contemporânea Internacional, Competição Latino-Americana, Homenagem, Panorama Histórico, Circuito Universitário e Mostra Escola.

O programa Mostra Contemporânea Internacional traz filmes de diversas partes do mundo, classificados nas temáticas Cidades, Energia, Biodiversidade, Recursos Naturais, Consumo e Povos e Lugares. São filmes que raramente entram em circuito de cinema no Brasil, e que já foram exibidos em grandes festivais como Berlim, Tribeca, Sundance, Cannes, Locarno, Hot Docs, CinemAmbiente, dentre outros. Serão realizados debates a partir da exibição de seis filmes, com a presença de diretores, especialistas e formadores de opinião.

A matriz energética e esgotamento de recursos naturais; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; localidades remotas e a dificuldade cada vez mais premente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo e frente aos dilemas impostos pelas transformações do meio ambiente estão entre as questões abordadas.

Dentre os destaques está o filme “Sobre a Violência” (Suécia/Dinamarca/Finlândia, 2014, 85’), baseado em recém descobertos documentários suíços de 1966-1987 que cobriram os momentos mais ousados da luta pela libertação do domínio colonial. É uma fresca e arrojada narrativa visual da África, associada com trechos do livro ‘Os Condenados da Terra”, de Frantz Fanon. A narração do filme é feita pela cantora e ativista Lauryn Hill.

“Acima de Tudo” (EUA, 2014, 95’) é um filme produzido por Daryl Hannah, ativista e atriz de filmes como “Blade Runner” e “Kill Bill”. Filmada nas florestas, pastos e salas de estar do Texas rural, a produção acompanha David Daniel, um dublê e equilibrista aposentado que reúne vizinhos e ativistas para um ato final de malabarismo: um bloqueio de ‘casas na árvore’ ao controverso oleoduto de Keyston XL.

O ator Sean Penn é produtor e narrador do filme “O Experimento Humano” (EUA, 2013, 90’), dos jornalistas vencedores do Emmy®, Dana Nachman e Don Hardy. O filme conta histórias de pessoas que acreditam que suas vidas foram afetadas por produtos químicos, levando os espectadores para as linhas de frente como os ativistas fazem, cabeça a cabeça, com a poderosa e bem financiada indústria química. O filme revela a realidade chocante de que milhares de químicos não testados estão em nossos produtos de uso diário, em nossas casas e dentro de nós. Simultaneamente, a predominância de várias doenças continua a aumentar.

O filme “Era Uma Vez na Floresta” (França, 2013, 78’), de Luc Jacquet (diretor de “A Marcha dos Pinguins”),convida um nunca antes visto mundo de maravilha naturais e beleza surpreendente. Pela primeira vez, seremos capazes de assistir a uma floresta tropical crescendo diante de nossos olhos. O filme nos fornece uma completa imersão sensorial no esplendor primitivo de um dos mais ricos mistérios da natureza, convocando o público a entrar, descobrir e se maravilhar com um universo de tesouros incalculáveis, enquanto une sua voz à crescente consciência da necessidade de preservar nosso mundo.

“Nuoc 2030” (Vietnã, 2013, 98’) é uma ficção com tintas de realidade. A produção mostra um Vietnã do Sul severamente afetado pelas mudanças climáticas, com quase metade de suas terras cultivadas engolida pela água, pessoas morando em casas flutuantes e a adoção da pesca como subsistência – cuja oferta está se esgotando. Ao seu lado há uma enorme fazenda flutuante multinacional produzindo vegetais que se tornaram valiosas commodities, usando tecnologia não testada que pode causar danos perigosos à saúde.

Com o país na entressafra entre a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o filme “Os Jogos de Putin” (Alemanha/Israel/Austrália, 2013, 90’) nos dá oportunidade de refletir sobre o que entra em jogo nestes megaeventos esportivos.  O filme aborda as Olimpíadas de Inverno de 2014 de Sochi, Rússia, que foram as primeiras a serem realizadas num resort subtropical. Os jogos mais caros do mundo já quebram todos os recordes quando se trata de corrupção e megalomania. Tanto os poderosos como aqueles que representam o elo mais fraco desta corrente tem voz neste documentário investigativo, que desvenda a história escondida por trás dos jogos de Putin. O crítico do governo Garry Kasparov afirma que as propagandas olímpicas de Putin tratam na realidade de acelerar a privatização da terra em Sochi. Em grande medida, a história desses jogos olímpicos prejudiciais ao meio ambiente é de ameaças com enormes desvios de dinheiro.

“Crie com Ambição!” (Austrália, 2013, 96’) é uma comédia revolucionária, na qual a diretora Anna Broinowski, determinada a impedir uma nova mina de gás próxima à sua casa, em Sydney, viaja à Coreia do Norte para aprender com os mestres do cinema de propaganda. Pela primeira vez na história, os melhores diretores, compositores, e estrelas de cinema de Pyongyang levam um estrangeiro às leituras de roteiro, lutas de Taekwondo de dublês, ensaios de dança, piqueniques a base de álcool e a uma filmagem em um navio espião dos EUA capturado na vida real - para ensinar as técnicas de Kim Jong Il. De volta à Austrália, Anna produz um melodrama didático socialista, no qual "trabalhadores heroicos" se levantam para vencer as "mineradoras de gás por perfuraçãofracking do mal".

As mudanças climáticas e seus efeitos sobre as populações são o tema de “Thule Tuvalu” (Suíça, 2014, 96’). Dois lugares em extremos de nosso planeta vêm fazendo as manchetes devido às mudanças climáticas: Thule, na Groenlândia, por seus recordes de degelo; e Tuvalu, porque esta remota ilha-nação no Pacífico é um dos primeiros países em vias de afundar como resultado da elevação do nível do mar. Se para nós o aquecimento global ocorre quase exclusivamente na mídia, ele está mudando toda a existência dos habitantes de Thule e Tuvalu. O filme retrata como são forçados a abandonar seu modo de vida tradicional mudando em direção a um futuro desconhecido.

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCine, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Confira a lista completa dos filmes que serão exibidos na Mostra Contemporânea Internacional da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental:

MOSTRA CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL

BIODIVERSIDADE

Nuoc 2030 (Nuoc 2030)Direção e Roteiro: Nguyen-Vo Nghiem-Minh | Vietnã | 2013 | 98’ | Produção: Bao Nguyen e Nghiem-Minh Nguyen Yo | Fotografia: Bao Nguyen | Edição: Julie Béziau | Sinopse: O Vietnã do Sul é severamente afetado pelas mudanças climáticas, que provoca que quase metade de suas terras cultivadas seja engolida pela água, levando as pessoas a morar em casas flutuantes e subsistir da pesca, cuja oferta está se esgotando. Ao seu lado há uma enorme fazenda flutuante multinacional produzindo vegetais que se tornaram valiosas commodities. No entanto, essa tecnologia não testada pode causar danos perigosos à saúde. Esta história futurista acompanha uma jovem mulher em sua jornada para descobrir a verdade sobre o assassinato de seu marido, que ela suspeita ter sido assassinado pelas pessoas da fazenda flutuante. | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival de Berlim - Alemanha | Site oficial: http://nuoc2030.com/ | Trailer: http://vimeo.com/85136816 | Produzido com apoio da Tribace Sloan Filmaker Award.

Era uma vez na Floresta (Once Upon a Forest)Direção e Roteiro: Luc Jacquet | França | 2013 | 78’ | Produção: Yves Darondeau, Christophe Lioud e Emmanuel Priou | Sinopse: O filmeconvida seu público para um nunca antes visto mundo de maravilha naturais e beleza surpreendente. Pela primeira vez, seremos capazes de assistir a uma floresta tropical crescendo diante de nossos olhos. O filme nos fornece uma completa imersão sensorial no esplendor primitivo de um dos mais ricos mistérios da natureza, convocando o público a entrar, descobrir e se maravilhar com um universo de tesouros incalculáveis, enquanto une sua voz à crescente consciência da necessidade de preservar nosso mundo. | Inédito em São Paulo | Do diretor vencedor do Oscar de Melhor Documentário, Luc Jacquet (“A Marcha dos Pinguins”). | Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=FEFHHVvxLXg

A Invasão (The Rising) Direção: Nick Jordan | Suíça | 2014 | 15’ | Sinopse: | Inédito no Brasil | Sinopse: A Invasão é um curta-metragem que retrata uma espécie exótica invasora, a Heracleummantegazzianum, que coloniza rapidamente a várzea de um rio do norte da Inglaterra. Parte história natural, parte ficção científica, e com trilha sonora de Lord Mongo, o filme apresenta o intruso alienígena tanto como uma perigosa ameaça tóxica quanto uma comovente maravilha natural. | Principais festivais: Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand - França / CinemAmbiente – Itália | Trailer: http://vimeo.com/82770779 | O diretor Nick Jordan já participou da Mostra Ecofalante em sua 3ª edição, com o curta experimental NatureHouse Inc., de 2013.

O Semeador (The Sower) Direção e Produção: Julie Perron | Canadá | 2013 | 77’ | Fotografia: Geoffroy Beauchemin, Sami Mermer, Alex Margineanu, François Vincelette | Edição: Michel Giroux, Alexandre Leblanc | Sinopse: No Vale do Kamouraska, no Quebec, Patrice Fortier inicia sua empresa de sementes, La Société des plantes. Como um copista da Idade Média, ele meticulosamente preserva raros e esquecidos cultivares com o objetivo de criação das "heranças do futuro". Ao jardinar, Patrice sonha acordado e transforma suas colheitas em projetos artísticos. As estações passam, sua paciência e cuidado expressam sua paixão e conhecimento, e seu banco de sementes cresce. Seus pequenos armazéns de vida acabarão brotando em milhares de hortas ao redor do mundo.  | Principais festivais: Festival de Berlim - Alemanha / Hot Docs - Canadá / Cinema Planeta - México | Trailer: http://vimeo.com/93181507

Próspera Montanha (Prosperous Mountain) Direção, Produção, Roteiro e Edição: Heidi C. Morstang | Reino Unido / Noruega | 2013 | 15’ | Fotografia: Patrik Säfström | Sinopse: Através de uma narrativa reveladora, o filme explora a paisagem global específica do Ártico, que desempenha um papel em um frágil sistema ecológico. Pelo retrato do aparentemente inóspito inverno polar, somos apresentados à intervenção humana nos esforços de mineração, transporte e armazenamento global de sementes. | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival Internacional Ambiental de Paris - França | Site oficial: http://www.hcmorstang.co.uk/?page_id=74

CIDADES

3 Acres em Detroit (3 Acres in Detroit) Direção: Nora Mandray | França / EUA | 2013 | 12’ | Produção: Hélène Bienvenu | Roteiro: Nora Mandray | Fotografia: Eric Baldetti | Edição: Nora Mandray e Jason B. Kohl | Sinopse: Na falida cidade de Detroit, dois homens tentam construir uma estufa e uma nova forma de agricultura orgânica urbana. | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival de Berlim - Alemanha / Hot Docs - Canadá / CinemAmbiente – Itália

Tudo ficará (Everything Will Be) Direção: Julia Kwan | Canadá | 2014 | 86’ | Produção: David Christensen | Sinopse: O filme capta as nuances sutis de um bairro culturalmente diverso - a outrora próspera Chinatown de Vancouver - em meio à sua transformação. Os membros mais novos e os mais antigos da comunidade oferecem suas perspectivas pessoais acerca da metamorfose da paisagem local, enquanto refletem sobre mudança, memória e legado. Dia e noite, uma instalação artística de neon na qual se lê “Tudo Vai Ficar Bem”  acende sobre Chinatown. Tudo vai ficar bem, de fato, mas a grande questão é - para quem? | Inédito no Brasil | Principais festivais: Hot Docs - Canadá | Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xb8qBbMnRnE | Trecho (NFB):
https://www.nfb.ca/film/everything_will_be/clip/everything_will_be_clip | Da diretora premiada em Sundance, Julia Kwan.

Os Jogos de Putin (Putin's Games) Direção: Alexander Gentelev | Alemanha/ Israel/ Austrália | 2013 | 90’ | Produção: Simone Baumann, Sasha Klein, Heinrich Ambrosch | Roteiro: Alexander Gentelev | Fotografia: Konstantin Ovtchinnikov | Edição: Evgeny Ruman | Sinopse: As Olimpíadas de Inverno de 2014 de Sochi, Rússia, foram as primeiras a serem realizadas num resort subtropical. Os jogos mais caros do mundo já quebram todos os recordes quando se trata de corrupção e megalomania. Tanto os poderosos como aqueles que representam o elo mais fraco desta corrente tem voz neste documentário investigativo, que desvenda a história escondida por trás dos jogos de Putin. O crítico do governo Garry Kasparov afirma que as propagandas olímpicas de Putin tratam na realidade de acelerar a privatização da terra em Sochi. Em grande medida, a história desses jogos olímpicos prejudiciais ao meio ambiente é de ameaças com enormes desvios de dinheiro. | Principais festivais e prêmios: IDFA - Festival Internacional de Documentário de Amsterdam - Holanda / Festival de Göteborg - Suécia / Festival de Documentário de Thessaloniki - Grécia | Trailer:https://vimeo.com/34960610

Favelas: As Cidades do Amanhã (Slums: Cities of Tomorrow) Direção: Jean-Nicolas Orhon | Canadá | 2013 | 81’ | Produção: Christine Falco | Roteiro: Jean-Nicolas Orhon | Fotografia: Vincent Chimisso | Edição: Hubert Hayaud | Sinopse: Hoje, uma em cada seis pessoas vive em uma favela, ocupação ou outra habitação precária. Através de uma perspectiva sociológica e filosófica, o filme observa estruturas construídas em uma escala humana e proporciona um olhar íntimo em seus habitantes. O filme nos leva em uma viagem através dos continentes: a Mumbai, Índia, onde existe a maior favela da Ásia; a Rabat, Marrocos, no que antes foi uma fértil área agrícola; a uma ocupação em Lakewood, New Jersey; a um bairro de trailers em Marseille, França; e a uma comunidade nativa em Kitcisakik, Quebec.| Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival Ambiental de Washington DC - EUA / Hot Docs - Canadá | Trailer: https://vimeo.com/79685543


CONSUMO

Cadeias Alimentares (Food Chains) Direção: Sanjay Rawal | EUA | 2014 | 86’ | Produção: Smriti Keshari, Sanjay Rawal, Hamilton Fish | Fotografia: Forest Woodward | Edição: Erin Barnett, Emily Clifton | Sinopse: Temos mais interesse em alimentos hoje do que nunca, ainda que haja muito pouco interesse nas mãos que os colhem. Trabalhadores rurais, a base de nossa indústria alimentícia, têm seus salários rotineiramente roubados e explorados. Em casos extremos, eles podem ser espancados, assediados sexualmente ou mesmo escravizados. O filme revela o custo humano do fornecimento de alimentos e a cumplicidade de grandes compradores, como redes de fast food e supermercados, que têm um poder tremendo sobre o sistema agrícola. Neste filme-denúncia, um grupo destemido de trabalhadores luta para derrotar a trilhonária indústria global de 4 trilhões de dólares dos supermercados. | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival de Berlim - Alemanha / Festival de Tribeca - EUA / Festival Internacional de Guadalajara - México | Site oficial: www.foodchainsfilm.com | Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=lqZLrXVAde4 | Dos mesmos produtores do aclamado Food Inc., presente na 1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Produção executiva de Eva Longoria (Desperate Housewives). Narrado por Eric Whitaker

Carne e Leite (Meat and Milk) Direção: Bernard Bloch | França | 2013 | 104’ | Produção: Bernard Bloch e Frédéric Féraud | Roteiro:Laurent Quentin e Bernard Bloch | Fotografia: Jacques Mora, Jérôme Colin, David Helft | Edição: Christian Girier | Sinopse: A indústria de processamento de alimentos tem minado nossa relação com a natureza, e a questão que urge é como iremos reestabelecer tal conexãoO filme observa com beleza a tradição do pastoreio sazonal, as vacas francesas que ainda têm nomes, os cientistas genéticos trabalhando com touros, a ligação sagrada da Índia com as vacas, máquinas robóticas de ordenha e a produção intensiva que leva ao desmatamento. Essa proximidade ou distância do trabalho humano com o gado nos convida a refletir sobre o destino do gado como um meio de estudar o destino da humanidade. | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival Films du Monde de Montréal - Canadá / Festival de Rotterdam - Holanda / Visions Du Réel - Suíça | Trailer: http://vimeo.com/114366112

A Tragédia do Lixo Eletrônico (The E-Waste Tragedy)Direção: Cosima Dannoritzer | EUA | 2014 | 86’ | Produção: Joan Úbeda, Fabrice Estève, Christian Popp | Roteiro: Cosima Dannoritzer | Edição: Dragomir Bajalica | Sinopse: Todo ano, mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico - computadores, televisões, celulares, eletrodomésticos - são descartados no mundo desenvolvido. Setenta e cinco por cento desse lixo desaparece do circuito legal de reciclagem, com grande parte sendo jogada fora ilegalmente no Terceiro Mundo, onde destrói paisagens e prejudica vidas. O filme nos leva a uma viagem investigativa pela Europa, China, África e EUA, e revela um mercado global tóxico alimentado pela ganância e corrupção. |  Inédito no Brasil | Principais festivais: FICMA - Espanha | Trailer: http://vimeo.com/95789417 | A diretora Cosima Dannoritzer já participou da Mostra Ecofalante em sua 1ª edição, com o aclamado documentário The Light Bulb Conspiracy, de 2009.

O Experimento Humano (The Human Experiment) Direção: Dana Nachman e Don Hardy | EUA | 2013 | 90’ | Produção: Chelsea Matter, Dana Nachman e Don Hardy | Roteiro: Dana Nachman | Fotografia e edição: Don Hardy | Sinopse: O filme conta histórias de pessoas que acreditam que suas vidas foram afetadas por produtos químicos, e leva os espectadores para as linhas de frente como ativistas fazem, cabeça a cabeça, com a poderosa e bem financiada indústria química. Esses ativistas trazem à luz um sistema corrupto que tem sido escondido dos consumidores... até agora. O filme revela a realidade chocante de que milhares de químicos não testados estão em nossos produtos de uso diário, em nossas casas e dentro de nós. Simultaneamente, a predominância de várias doenças continua a aumentar. | Inédito no Brasil | Principais festivais: IDFA - Festival Internacional de Documentário de Amsterdam - Holanda / Festival Internacional Ambiental de Paris - França / Festival Ambiental de Washington DC - EUA | Site oficial:http://thehumanexperimentmovie.com/ | Trailer: https://vimeo.com/31683038 | Com produção executiva e narração de Sean Penn. Dos jornalistas vencedores do Emmy®, Dana Nachman a Don Hardy.


ENERGIA

Acima de Tudo (Above All Else)Direção, Roteiro e Fotografia: John Fiege | EUA | 2014 | 95’ | Produção: John Fiege, Anita Grabowski, Christopher Lucas | Edição: Leah Marino | Sinopse: Neste dramático relato em primeira mão de ativistas da linha de frente da luta climática, um homem arrisca tudo para barrar as areias betuminosas do oleoduto Keystone XL de cruzar suas terras. Filmado nas florestas, pastos e salas de estar do Texas rural, o filme acompanha David Daniel, um dublê e equilibrista de grandes alturas aposentado, reunindo vizinhos e ativistas para se juntar a ele em um ato final de malabarismo: um bloqueio de "casas na árvore" ao controverso oleoduto. O que começa como uma posição contra invasões de empresas na terra de um homem torna-se um grito de guerra para os manifestantes do clima em todo o país. | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival SXSW - EUA / Hot Docs - Canadá / Festival Ambiental de Washington DC - EUA | Site oficial: www.aboveallelsefilm.com | Trailer: https://vimeo.com/85399171

Crie com Ambição! (Aim High in Creation!) Direção e Roteiro: Anna Broinowski | Austrália | 2013 | 96’ | Produção: Lizzette Atkins | Fotografia: Nicola Daley e Geoffrey Simpson |  Edição: Cindy Clarkson e Karryn de Cinque | Sinopse: Nesta comédia revolucionária, a diretora Anna Broinowski, determinada a impedir uma nova mina de gás próxima à sua casa em Sydney, viaja à Coréia do Norte para aprender com os mestres do cinema de propaganda. Pela primeira vez na história, os melhores diretores, compositores, e estrelas de cinema de Pyongyang levam um estrangeiro às leituras de roteiro, lutas de Taekwondo de dublês, ensaios de dança, piqueniques a base de álcool e a uma filmagem em um navio espião dos EUA capturado na vida real - para ensinar as técnicas de Kim Jong Il. De volta à Austrália, Anna produz um melodrama didático socialista, no qual "trabalhadores heroicos" se levantam para vencer as "mineradoras de gás por perfuração fracking do mal". | Inédito no Brasil | Principais festivais: IDFA - Festival Internacional de Documentário de Amsterdam - Holanda | Site oficial: http://aimhighincreation.com | Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7JxwJTAy-Jo

Malditas Barragens (Damnation) Direção: Travis Rummel e Ben Knight | EUA | 2014 | 87’ | Produção: Matt Stoecker e Travis Rummel | Fotografia e Edição: Ben Knight | Sinopse: O filme explora a mudança na atitude dos cidadãos dos EUA, a partir do orgulho em grandes barragens como maravilhas da engenharia à crescente consciência de que o nosso futuro está ligado à vida e à saúde de nossos rios. Com a remoção de barragens, rios voltam à vida, dando a peixes selvagens o direito de regresso às zonas de desova. A maravilhosa fotografia do filme e suas descobertas inesperadas percorrem não só paisagens alteradas por barragens, mas também uma metamorfose de valores, da conquista do mundo natural ao reconhecimento de nós mesmos como parte da natureza. | Inédito no Brasil | Principais festivais e prêmios: Festival SXSW - EUA (Prêmio do Público) / Festival Ambiental de Washington DC - EUA (Prêmio de Defesa Ambiental) | Site oficial: http://damnationfilm.com | Trailer: http://vimeo.com/89928979

Tar (Tar) Direção: Greg Francis | Canadá | 2013 | 15’ | Produção: Kristy Neville | Fotografia: Marianna Angotti | Edição: Jonathan Degousée | Sinopse: Com imagens de tirar o fôlego do oeste do Canadá, no coração de inverno, e música dos ganhadores do Prêmio Polaris 2013, Godspeed You! Black Emperor, o filme nos oferece um olhar de primeira mão do ecossistema intocado colocado em risco pelo projeto Northern Gateway, um projeto altamente controverso para o transporte do petróleo extraído de areias betuminosas para os mercados asiáticos. | Inédito no Brasil | Principais festivais e prêmios: Planet in Focus - Canadá (Melhor Curta Documental) | Site oficial:www.tarfilm.com | Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Cv6HPhfzL5o

POVOS E LUGARES

A Lamparina de Óleo de Iaque (The Butter Lamp) Direção, Roteiro e Edição: Wei Hu | França/ China | 2013 | 16’ | Produção: Julien Féret e Yangxu Zhou | Fotografia: Jean Legrand, Stéphane Degnieau | Sinopse: Um jovem fotógrafo e seu assistente propõem a nômades tibetanos tirar seus retratos. Contra fundos diversos e mais ou menos exóticos, famílias mostram-se para o fotógrafo. Através dessas fotos, o fotógrafo tecerá elos exclusivos com cada um dos vários aldeões. | Principais festivais: Festival de Sundance - EUA / Festival de Rotterdam - Holanda / CinemAmbiente - Itália / Festival de Cannes - Semana da Crítica - França / Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand - França | Trailer: https://vimeo.com/104401636 | Indicado ao Oscar 2015 - Melhor Curta Metragem

Felicidade (Happiness) Direção e Roteiro: Thomas Balmès | França/ Finlândia | 2013 | 80' | Produção: Thomas Balmès, Patrick Winocour, Juliette Guigon e Kaarle Aho | Fotografia: Nina Bernfield e Thomas Balmès | Edição: Ronan Sinquin e Alexandre Cardon | Sinopse: Peyangki é um garoto monge que vive em Laya, uma vila butanesa nos Himalaias. Entre estudos e rezas ele assiste à chegada de cabos elétricos e estradas: sua vila receberá energia elétrica. Quando é levado por seu tio à cidade, ele descobre um mundo de carros, banheiros e manequins enquanto procuram pela televisão perfeita para levar para vila. Thomas Balmès captura a beleza inocente nas faces de seus personagens e, através de deslumbrantes tomadas da paisagem, ilumina o momento complexo no qual um modo de vida tradicional se desvanece na sedução da tecnologia.
| Inédito no Brasil | Festival de Sundance - EUA (Prêmio de fotografia) | Trailer: www.youtube.com/watch?v=orCSXM6v1s8

Meu Nome é Sal (MyNameis Salt)Direção e Roteiro: Farida Pacha | Suíça/ Índia | 2013 | 92’ | Produção: Farida Pacha e Lutz Konermann | Fotografia: Lutz Konermann | Edição: Katharina Fiedler | Sinopse: O deserto se estende no infinito, não há uma única árvore, sinal de relva ou pedras, mas há uma coisa em abundância: sal. Durante oito meses do ano, Chhanabhai e sua família vivem em um deserto de sal da Índia, incansavelmente extraindo sal dessa paisagem desolada. Seu trabalho é rítmico, uma dança que se espelha na dança das miragens no horizonte ardente. Depois de meses de trabalho duro, o sal está pronto para ser colhido – pouco antes das pesadas chuvas de monção chegarem para uma vez mais inundarem os campos de sal. | Inédito no Brasil | Principais festivais e prêmios: IDFA - Festival Internacional de Documentário de Amsterdam - Holanda (Prêmio Revelação) / CinemAmbiente - Itália (Prêmio Especial) / DocsDF - México (Menção Honrosa) | Site oficial: http://mynameissalt.com | Trailer: http://vimeo.com/79675195

Gasoduto (Pipeline)Direção: Vitaly Mansky | Rússia | 2013 | 117’ | Produção: Natalia Manskaya, Vitaly Mansky, Vít Klusák, Filip Remunda, Tereza Horská e Simone Baumann | Roteiro: Vitaly Mansky | Edição: EvgenieIzmalkov, Andrey Sirobaba e Andrey Paperniy | Sinopse: Um filme sobre a Europa moderna, sobre dois de seus extremos: uma Europa que se estende desde a terra árida de invernos eternos da Sibéria até a complacente Baía de Biscaia, onde até as leis da natureza formam paradigmas fundamentalmente diferentes da existência humana. O que poderia conectar vidas tão ostensivamente diferentes? Palpavelmente, isto é feito pelo gasoduto Sibéria Ocidental – Europa Ocidental. O gasoduto tem, no entanto, não só conectado, mas também insoluvelmente fundido "essa" Rússia com "aquela" Europa. | Principais festivais e prêmios: Dok Leipzig - Alemanha (Melhor filme do Leste Europeu) / IDFA - Festival Internacional de Documentário de Amsterdam - Holanda / É Tudo Verdade - Brasil / Hot Docs - Canadá / CPH:DOX - Dinamarca | Trailer: https://vimeo.com/50137596

Inverno (Winter) Direção e Edição: Cristina Picchi | Rússia | 2013 | 12’ | Produção: Tanya Petrik e Guillaume Protsenko | Fotografia: Saulius Lukoševičius | Sinopse: O retrato de uma estação – uma viagem pelo norte da Rússia e pela Sibéria, através dos sentimentos e pensamentos das pessoas que têm que lidar com um dos climas mais severos do mundo; uma realidade em que a fronteira entre vida e morte é tão sutil que é por vezes quase inexistente, na qual a civilização constantemente tanto luta quanto abraça a natureza e suas regras atemporais e ritos. Uma reflexão sobre destino, adaptação e os ciclos imutáveis da existência. | Inédito no Brasil | Principais festivais e prêmios: Festival de Locarno - Suíça (Melhor Curta) / Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand - França (Menção Especial do Júri) / Festival de Documentário de Thessaloniki - Grécia (Prêmio WWF)

O Mar Perdido (The Lost Sea) Direção e Edição: Hung Chun-Hsiu | Taiwan | 2013 | 63’ | Produção: ChengShao-Min | Fotografia: Hung Chun-Hsiu, YehTa-Ming e Lu Yu-Jui | Sinopse: Em Kinmen existe um tipo de animal que vive no mar a mais de 200 milhões de anos, e uma comunidade que tem vivido do mar por mais de 300 anos. Eles não podem fugir das drásticas mudanças assistindo-as em paz, mas em guerra – quem e o quê os priva do mar? | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival Internacional Ambiental de Paris - França | Trailer: http://youtu.be/0snJWyRmT8c

Thule Tuvalu (Thule Tuvalu) Direção e Roteiro: Matthias Von Gunten | Suíça | 2014 | 96’ | Produção: Valentin Greutert e Simon Hesse | Fotografia: Pierre Mennel | Edição: Caterina Mona e Claudio Cea | Sinopse: Dois lugares em extremos de nosso planeta vêm fazendo as manchetes devido às mudanças climáticas: Thule, na Groenlândia, por seus recordes de degelo; e Tuvalu, porque esta remota ilha-nação no Pacífico é um dos primeiros países em vias de afundar como resultado da elevação do nível do mar. Se para nós o aquecimento global ocorre quase exclusivamente na mídia, ele está mudando toda a existência dos habitantes de Thule e Tuvalu. O filme retrata como são forçados a abandonar seu modo de vida tradicional mudando em direção a um futuro desconhecido.
 | Principais festivais e prêmios: Visions Du Réel - Suíça (Melhor filme Suíço) / Hot Docs - Canadá / CinemAmbiente - Itália / Festival de Locarno - Suíça / CPH:DOX - Dinamarca | Site oficial: www.thuletuvalu.com | Trailer: www.youtube.com/watch?v=RyYIdIgLN8k

Caminhando sob a água (Walking Under Water) Direção: Eliza Kubarska | Polônia/ Alemanha/ Reino Unido | 2014 | 76’ | Produção: MonikaBraid  | Fotografia: Piotr Rosołowski e Lisa Strohmayer | Edição: Bartosz Pietras | Sinopse: Os Badjao são nômades do mar que vivem próximos a Borneo. Por séculos, viveram no mar e do mar. Mas a indústria pesqueira e os resorts de mergulho estão dificultando sua sobrevivência. Alexan, o último mergulhador da região, ensina o tudo o que sabe ao garoto Sari, de perigosas técnicas de pesca e as tentações da economia turística, a sabedoria sobre o mundo subaquático. Caminhando sob a Água apresenta as antigas tradições e experiências coletivas do povo Badjao com uma narrativa mágica, num híbrido de fantasia, ficção e realidade. | Inédito em São Paulo | Principais festivais e prêmios: Hot Docs - Canadá (Prêmio especial do Júri) / Festival de Zürich - Suíça / BFI - Festival de Londres / Festival do Rio - Brasil | Site oficial: http://badjaofilm.com | Trailer: http://vimeo.com/97756590

RECURSOS NATURAIS

Sobre a Violência (Concerning Violence) Direção: Göran Hugo Olsson | Suécia/ Dinamarca/ Finlândia | 2014 | 85’ | Produção: Annika Rogell e Tobias Janson | Edição: Michael Aaglund, Dino Jonsäter, Göran Hugo Olsson e Sophie Vukovic | Sinopse: O filme é uma fresca e arrojada narrativa visual da África baseada em materiais de arquivo recém-descobertos de documentários suíços de 1966-1987 que cobriram os momentos mais ousados da luta pela liberação do domínio colonial. Esta poderosa filmagem é associada com trechos do livro de referência de Frantz Fanon Os Condenados da Terra – escrito em 1960 e que ainda é uma ferramenta fundamental para compreender e esclarecer o neocolonialismo que existe hoje, assim como os distúrbios e reações contra ele. | Principais festivais e prêmios: Festival de Sundance - EUA / Festival de Berlim - Alemanha / Festival de Göteborg - Suécia (Melhor Documentário Nórdico) / É Tudo Verdade - Brasil | Trailer: http://youtu.be/ohoiW9HrXkc | Narrado pela cantora Lauryn Hill

Maldito seja o fosfato (Cursed be the Phosphate)Direção: Sami Tlili | Tunísia | 2012 | 76’ | Produção: Dora Bouchoucha e Habib Attia | Fotografia: Hatem Nechi e Hazem Berrabah | Edição: Anis Hammami e Achraf Amri | Sinopse: 
"Maldito seja o fosfato que extraímos e que vai para os outros..." Em 5 de janeiro de 2008, um protesto organizado por um grupo de jovens desempregados em frente à Câmara Municipal de Redeyef, no sudoeste da Tunísia, marca o início de um movimento de protesto civil. Aconteceu na bacia de mineração, na terra do fosfato onde a equação é simples e absurda: o fosfato é produzido na região que sofre todas as consequências – ecológicas e outras – sem levar nenhuma vantagem. | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival Internacional Ambiental de Paris - França | Trailer: 
http://vimeo.com/51321241

O último sequestro (Last Hijack) Direção e Roteiro: Tommy Pallotta e Femke Wolting | Holanda | 2014 | 81’ | Produção: Bruno Felix e Femke Wolting | Fotografia: Ahmed Farah | Edição: Edgar Burcksen | Sinopse: Mohamed é um dos piratas mais experientes da Somália, e agora está noivo de uma bela garota. Ao mesmo tempo que suas famílias dependem de sua renda vinda da pirataria, eles desaprovam o trabalho e querem que ele o deixe. Essa pressão cresce por todos os lados, uma vez que a pirataria está sob crescente fiscalização de forças globais e da própria comunidade somali. Mohamed, sentindo o fim de uma era, tem que decidir se deve arriscar tudo para fazer um último sequestro. O filme mistura material documental e de animação para revelar um conto dramático sobre sobrevivência. | Inédito em São Paulo | Principais festivais: Festival de Berlim - Alemanha / Festival SXSW – EUA - CPH:DOX - Dinamarca / Festival do Rio - Brasil | Site oficial: http://lasthijack.com | Trailer: http://vimeo.com/86017535 | Há também uma versão interativa do filme em videogame, disponível no site oficial.

Marmato (Marmato) Direção e Fotografia: Mark Grieco | EUA/ Colômbia | 2014 | 87’ | Produção: Mark Grieco, Stuart Reid | Edição: Ricardo Acosta | Sinopse: A Colômbia é o centro da nova corrida do ouro global e Marmato, uma cidade histórica mineira, é a nova fronteira. Filmado durante seis anos, o filme narra como os moradores da cidade enfrentam a destruição e confrontam uma companhia mineira canadense que quer os 20 bilhões de dólares em ouro que está sob suas casas. | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival de Sundance - EUA | Site oficial: www.marmatomovie.com | Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Jj5boO-4s8w | Trechos:

De Sul a Norte (South to North) Direção, Roteiro e Fotografia: Antoine Boutet | França | 2014 | 109’ | Produção: Patrice Nezan | Edição: Alexandre Hecker  | Sinopse O filme é uma jornada ao longo das três rotas que traçam o caminho do mais importante projeto de transferência de água do mundo, que se estende entre o sul e o norte da China – e um questionamento sobre a inevitabilidade dessa transformação. Viajando pelo país, da costa leste desenvolvida às montanhas pouco habitadas do Tibete, é possível entender as consequências do projeto. Um filme sobre a transformação de um território que resultou de uma escolha política. Mas é essa a escolha adequada? | Inédito no Brasil | Principais festivais: Festival de Locarno - Suíça | Trailer: http://vimeo.com/101072208

O dia dos mineiros (The Coal Miner's Day) Direção, Produção, Fotografia e Edição: Gaël Mocaër | França | 2013 | 80’ | Sinopse: Interior da Ucrânia. Uma festa carnavalesca, em estilo soviético, obsoleta, divertida. Então, de repente, dentro da mina, explode a violência de um mundo aprisionado onde todos encontram refúgio em um número de registro, como um talismã que lhes permite sobreviver ao caos. Um mergulho nas entranhas da terra que devora seus próprios filhos, ao mesmo tempo que os alimenta, os aquece e os ilumina. Sem palavras, a literatura russa está lá. E esse povo, realmente respira melhor do lado de fora? | Inédito no Brasil | Principais festivais: IDFA - Festival Internacional de Documentário de Amsterdam - Holanda | Trailer: http://vimeo.com/103522052

A Irresistível Escalada de Moïse Katumbi (The Irresistible Rise of Moïse Katumbi) Direção e Fotografia: Thierry Michel | Bélgica | 2012 | 83’ | Produção: Christine Pireaux | Roteiro: Thierry Michel e Christine Pireaux | Edição: Idriss Gabel | Sinopse: O rico empresário congolês, Moïse Katumbi, não só construiu sua fortuna na área de mineração de Katanga, mas também se tornou seu governador, além de ser o presidente do famoso time de futebol Le Tout puissant Mazembe. Mídia, futebol, política e negócios são os ingredientes do coquetel planejado por esse novo messias africano chamado Moïse. Ele é o símbolo dessa nova liderança que ganha poder através das urnas, além de ser um símbolo de uma democracia baseada nos negócios e no populismo. | Inédito no Brasil | Principais festivais: IDFA - Festival Internacional de Documentário de Amsterdam - Holanda / Festival de Documentário de Thessaloniki - Grécia | Trailer:www.youtube.com/watch?v=OrtIKfCjRsM

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454