terça-feira, 20 de janeiro de 2015

33º CIOSP: Ana Estela Haddad fala sobre a saúde bucal das crianças brasileiras no dia 24 deste mês

Ana Estela Haddad  Foto: Vilma Gonçalves/SECOM


Dia 24 de janeiro (sábado), das 14h às 15h30, Ana Estela Haddad – cirurgiã-dentista, doutora em Ciências Odontológicas e esposa do atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad – coordenará o curso “Saúde bucal de crianças brasileiras” durante o 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), no Expo Center Norte. “Vamos mostrar como têm sido as ações do Brasil Sorridente e de outros programas que incidem sobre a saúde geral e bucal na infância, tanto no âmbito nacional como no município de São Paulo”.

Professora da Faculdade de Odontologia da USP, Ana Estela chama atenção para o fato de que o Brasil Sorridente não só atua com a fluoretação da água de abastecimento, mas também promove atenção primária na Estratégia de Saúde da Família. “Nos últimos dez anos, o Brasil evoluiu muito com relação ao acesso da população aos serviços de saúde bucal. Aliás, nosso país faz parte de um grupo seleto de países que incluíram a saúde bucal no sistema de saúde de acesso universal e gratuito, o SUS. Nesse mesmo período, foi instituído o Brasil Sorridente e criados mais de mil Centros de Especialidades Odontológicas em todo o território nacional”.

Mas ainda há muito a ser feito. Apesar de o Brasil apresentar, hoje em dia, baixa prevalência de cárie, permanece um desequilíbrio entre as regiões, estados e municípios – refletindo a vulnerabilidade econômica e social de parte da população. “Numa parceria entre as pastas de Saúde e Educação, programas importantes foram implementados em todo o país, buscando integrar o ensino superior e a atenção à saúde prestada nos serviços do SUS. Não apenas na Odontologia, mas envolvendo 14 profissões da Saúde”, diz a especialista. “As equipes de atenção primária à saúde (APS) são compostas por médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, além de agentes comunitários e profissionais de nível técnico. O objetivo principal é atuar na promoção, prevenção e tratamento dos principais agravos de saúde, incluindo a saúde oral”.

Ainda com relação à prevenção de doenças bucais, Ana Estela Haddad acredita que a prevenção e promoção da saúde começa desde a gestação, com a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e de higiene bucal. “Isso precisa ser construído pelos governos como um valor nas escolas, nos serviços de atenção à saúde e nas famílias. Quando bem utilizado, o conhecimento científico atual permite que as crianças cresçam livres de cárie e que o adulto possa manter sua dentição saudável ao longo de toda sua vida.” Segundo a cirurgiã-dentista, para chegar nesse ponto é fundamental estabelecer uma boa interface de relacionamento e troca de informações com ginecologistas, obstetras, pediatras e clínicos gerais, sensibilizando-os sobre a importância de integrar os cuidados à saúde bucal nas orientações de saúde geral.

Mais informações:
33º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo
Curso: Saúde bucal de crianças brasileiras
Palestrante: Prof. Dra. Ana Estela Haddad, cirurgiã-dentista, doutora em Ciências Odontológicas e professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)
Quando: dia 24/1 (sábado), das 14h às 15h30
Onde: Expo Center Norte
* Consulte a Grade Científica completa do 33º CIOSP em www.ciosp.com.br

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454