quarta-feira, 30 de abril de 2014

USP promove ciclo de cinema e teatro mexicano


Com atividades na Tenda Cultural Ortega y Gasset, Cinusp e SP Escola de Teatro, programação reflete sobre os limiares entre as artes cênicas e o cinema

 

No mês de maio, o cinema e o teatro mexicano são os principais objetos de estudo da USP. Trata-se do ciclo de cinema e teatro mexicano promovido pela XIII Sessão da Cátedra Ingmar Bergman em Cinema e Teatro da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) que acontece de 5 a 18 de maio e que engloba uma mostra de cinema no Cinusp eCentro Universitário Maria Antônia, leituras dramáticas na SP Escola de Teatro e mesas de debate na Tenda Cultural Ortega y Gasset.

 

Realizado em parceria com a Cátedra Ingmar Bergman da UNAM, o projeto visa estreitar as relações culturais entre esta instituição de ensino e a USP, bem como trazer à tona a discussão acerca da cultura mexicana em suas diversas vertentes e seus processos de desenvolvimento dentro dos ambientes universitários mediante seus contextos políticos.

 

Com grandes destaques do cinema mexicano em sua programação, a Sessão inclui uma mostra Tesouros do Cinema Mexicano em Quatro Tempos no Cinusp com quatro módulos distintos: "Clássicos do Cinema Mexicano","Documentários Contemporâneos""Ficções Contemporâneas" e "Tesouros em Curta-Metragem" -- boa parte dos filmes vindos da cinemateca da UNAM e inéditos no Brasil.

 

A programação da mostra conta com títulos como Los Olvidados, de Luis Buñuel, Salón México, de Emílio Fernández, Redes, de Paul Strand, Güeros, de Alonso Ruiz Palacios e Los Insólitos Peces Gato, de Clauda Sainte-Luce, bem como documentários e curta-metragens.

 

Ainda como parte da Sessão, o Programa Tusp de Leituras Públicas leva as leituras dramáticas acerca do teatro mexicano contemporâneo para a SP Escola de Teatro em encontros abertos com mediação da equipe artística e dramaturgia de diversos autores. Já tendo realizado um ciclo de leituras públicas do teatro brasileiro na UNAM em 2013, esta programação reforça os laços culturais entre as duas universidades.

 

Já a Tenda Cultural Ortega y Gasset dará espaço as atividades reflexivas da Sessão da Cátedra, com mesas de debate, conferências e bate-papos voltados para a educação cênica, a presença do cinema e do teatro nas universidades e a institucionalização do ensino cultural. É a primeira vez que a Sessão da Cátedra é realizada fora do território mexicano.

 

SERVIÇO:

MOSTRA CINEMA MEXICANO EM QUATRO TEMPOS De 5 a 18 de maio. CinuspDe segunda à sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h.Centro Universitário Maria AntôniaDe sexta à domingo, com sessões às 20h às sextas e às 18h e 20h aos sábados e domingos. Gratuito.

 

PROGRAMA TUSP DE LEITURAS PÚBLICAS - De 6 a 9 de maio, às 19h30. DF Bipolardia 6 de maio, às 19h30Lascuráin ou A Brevidade do Poderdia 7 de maio às 19h30Maracanazodia 8 de maio, às 19h30Auto Retrato em Sépia e Um Lar Sólidodia 9 de maio, às 19h30.Gratuito.

 

SESSÃO DA CÁTEDRA INGMAR BERGMAN EM CINEMA E TEATRO - De 5 a 9 de maio. Mesa de Abertura5 de maio, quarta-feira às 19h.Espetáculo - La Banda Del Automóvel Gris: 5 e 6 de maio, segunda e terça-feira às 20hConferências Magistrais - Educação Cênica e Direitos Culturais em Tempos de Violência Social: 7 de maio, quarta-feira, às 20h. Teatralidade da Violência - Necroteatro: 8 de maio, quinta-feira, às 20h. Mesas de Reflexão -A Presença do Cinema e do Teatro Nas Universidades e Criação de Públicos: 6 de maio, segunda-feira, às 15h. Escolas de Teatro, Visão e Futuro na Educação Teatral7 de maio, terça-feira, às 15h. Escolas de Cinema, Visão e Futuro8 de maio, quarta-feira, às 15h. Panoramas do Documentário no México e no Brasil9 de maio, quinta-feira, às 15h. Gratuito.

 

 

 

TENDA CULTURAL ORTEGA Y GASSET - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo - Endereço: Rua do Anfiteatro, s/n (Praça do Relógio) - Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. Lotação: 565 lugares. Telefone: 3091-1933 / 3091-1778. Online:http://prceu.usp.br/tendaculturalortegaygasset.

 

CINUSP - Endereço: Sala Cidade Universitária: Rua do Anfiteatro, 181 - Colmeia, Favo 04, Cidade Universitária. Lotação: 100 lugares.Centro Universitário Maria Antônia: Rua Maria Antônia, 294, Consolação. Lotação: 70 lugares. Online: http://usp.br/cinusp/

 

SP ESCOLA DE TEATRO: Praça Roosevelt, 210 – Centro. Lotação: 100 lugares. Telefone: (11) 3775-8600. Online:http://spescoladeteatro.org.br

Sala R1 - Espaço Multiuso - 1º andar

 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

PUC-SP oferece atividade gratuita de mapeamento colaborativo

 

Celular na mão, ferramentas de mapeamento online gratuitas e a vontade de coletar dados de maneira colaborativa. No início de maio, estudantes da PUC-SP e interessados em geral poderão viver esta experiência, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, ao participar da oficina Geocolaboração: pensar globalmente e mapear localmente.

Organizada pelos professores José Cossermelli e Márcia Cabreira (ambos do Depto. de Geografia PUC-SP), a oficina será realizada por uma autoridade no assunto: Arlete Meneguette, que trabalha no Google e é docente do Depto. Cartografia da Unesp.

O evento acontecerá no campus Monte Alegre (sala 100-A e laboratórios de informática), dias 5, 6 e 7/5, das 19 às 22h. Para participar, é preciso realizar inscrição até 30/4, pelo site www.pucsp.br/hierarquia/evento/inscricao-geocolaboracao. As vagas são limitadas.

A oficina será dividida em três etapas. No dia 5/5, se realiza o Geowalk, quando os participantes circularão pelo entorno do campus Monte Alegre, definindo elementos a serem mapeados e realizando levantamento de campo. No dia 6/5, é a vez do MapUp, mapeamento usando produtos Google Geo. O último dia, 7/5, é a vez do FollowUp, um pós-mapeamento, com apresentação dos resultados da oficina e reflexão sobre a importância da geocolaboração para a sociedade do conhecimento.

 "A geocolaboração permite aos neocartógrafos o compartilhamento do conhecimento sobre sua comunidade, favorece o empoderamento desta realidade e contribui para a educação geográfica", afirma Cossermelli. Segundo o docente, o que se espera com a oficina é proporcionar uma formação inicial de capacitadores, pessoas que depois poderão multiplicar a experiência em suas comunidades.

Os participantes poderão acessar artigos da professora Arlete Meneguette e se preparar para a oficina por meio do link: https://unesp.academia.edu/ArleteMeneguette/Papers. Arlete é formada em Engenharia Cartográfica pela Unesp e PhD em Fotogrametria pela University College London. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia Multimídia, Visualização Cartográfica, Sistemas de Informações Geográficas e Geocolaboração. Entre outras atividades, atua como Trusted Tester do Google Earth Engine, Google Maps Engine e Google Map Maker






sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Ora (direis) ouvir estrelas!”

Casa das Rosas promove o Sarau Astropoético com poesia e astronomia, que terá até telescópio no jardim do espaço. O poeta Olavo Bilac agradece. No sábado, 19 de abril, às 19h, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – convida a todos para participar de um sarau estelar. O Sarau Astropoético, realizado pelo astrônomo João Paulo Delicato e pela física Ana Carolina Pimentel, promete um momento para a contemplação das estrelas. Enquanto imagens de constelações forem projetadas no teto da Casa das Rosas, os organizadores do sarau contarão seus segredos, desde suas histórias até recentes descobertas científicas e astros fantásticos que se escondem no firmamento. O sarau será uma oportunidade única para a compreensão dos movimentos da Terra e do universo e, também, para ouvir lendas como a de Perseu e Andrômeda, lendas russas e chinesas e aprender mais sobre mitologia. Se a previsão do tempo permitir, os participantes poderão observar o céu de São Paulo num telescópio que será instalado no jardim da Casa das Rosas. Nos intervalos, serão declamadas poesias relacionadas aos astros e os convidados poderão aprender a encontrar as constelações com uma carta celeste que cada participante receberá ao chegar ao sarau. João Paulo Delicato trabalhou em inúmeras instituições de Ensino de Astronomia: foi Diretor Geral dos Planetários de São Paulo, Diretor de Projetos no Planetário Municipal de Campinas e atualmente pós-graduando em Ensino de Astronomia pela USP. Ana Carolina Pimentel é formada em Física pela USP e foi Chefe da Escola Municipal de Astrofísica durante os anos de 2011 a 2012, membro da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia. SERVIÇO: Sarau Astropoético Com João Paulo Delicato e Ana Carolina Pimentel Dia 19 de abril às 19h Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô. Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 18h. Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados). Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447. Site: www.casadasrosas.org.br

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Estresse

Por Da Redação - agenusp@usp.br Do USP Online Acontece no dia 22 de abril, às 12 horas, o seminário Estresse e o remodelamento bipocampal: implicações para a depressão. O evento traz ao Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP a professora Deborah Sucheck, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. O evento ocorre na sala 203 do prédio ICB III, Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Emoções e Afeto

Por Da Redação - agenusp@usp.br Do USP Online No dia 13 de maio, às 10 horas, será realizada a palestra “Emoções e Afeto entre as Gerações: novos horizontes de qualidade de vida”. A atividade integra a programação do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade e é promovida pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis (FEA) da USP. A palestra será apresentada pela professora Ana Cristina Limongi-França, na sala G9 da FEA-1. O objetivo é demonstrar a importância da convivência harmônica e respeito entre as diversas gerações. A entrada é gratuita. As inscrições devem ser realizadas pelo email cpqcexfea@usp.br até um dia antes do evento. A responsável é a professora Marina Mitiyo Yamamoto. O catálogo completo de atividades do Universidade Aberta à Terceira Idade no primeiro semestre de 2014 pode ser consultado neste endereço. A FEA fica no endereço Av. Prof Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Inscrições para Especialização em Gestão Ambiental Sustentável estão abertas

Público alvo é representado por engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos, biólogos e demais profissionais de nível superior A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e Saneamento (IBEAS), recebe inscrições para o curso de Especialização em Gestão Ambiental Sustentável, ofertado na cidade de Ribeirão Preto. O curso tem por objetivo a qualificação, aperfeiçoamento e atualização de profissionais de nível superior que atuam ou pretendam atuar nas áreas de Meio Ambiente e Gestão Ambiental, capacitando-os para o entendimento sistêmico dos múltiplos aspectos ambientais e contribuição na prevenção e solução de seus mais importantes problemas. O público alvo é representado por engenheiros, arquitetos, geólogos, geógrafos, biólogos e demais profissionais de nível superior, envolvidos ou interessados nas questões ambientais relevantes. Estão disponíveis 40 vagas. O curso tem duração de 16 meses e as aulas são presenciais, realizadas quinzenalmente às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8 horas às 17 horas, e ministradas por docentes de diversos departamentos da UFSCar e por alguns docentes externos. As aulas começam no dia 25 de abril e serão realizadas nas dependências da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e também no Campus São Carlos da UFSCar. O curso também está sendo ofertado em Campinas, e as aulas começaram no dia 28 de março. Mais informações sobre procedimentos de inscrição e disciplinas, dentre outras, podem ser obtidas no site www.ibeas.org.br.