quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ciências Ambientais da UFSCar recebe inscrições para mestrado e doutorado





Cursos são voltados para a compreensão das diferentes dimensões de sustentabilidade


Está aberto o período de inscrição para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As vagas são distribuídas por orientador, em cada uma das três linhas de pesquisa do Programa: Sistemas ecológicos e geociências; Gestão da paisagem; e Ambiente e sociedade. O número de vagas consta nos editais do processo seletivo de cada curso.
As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro de 2014, das 9 às 17 horas, na secretaria do PPGCAm, localizada no prédio do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), área Norte do Campus São Carlos, ou encaminhadas por correio (via Sedex), desde que com data de postagem até o último dia do período de inscrições. Os editais de mestrado e doutorado estão disponíveis no site do PPGCam, disponível em www.ppgcam.ufscar.br/processo-seletivo.
O Processo Seletivo de Mestrado do PPGCAm compreende duas etapas: a prova escrita de conhecimentos específicos (de caráter eliminatório e classificatório) e a análise do currículo (de caráter classificatório). Já o processo seletivo de doutorado é composto por três fases: prova escrita de conhecimentos específicos (de caráter eliminatório e classificatório); análise e arguição do projeto de pesquisa (de caráter eliminatório e classificatório); e análise do currículo (de caráter classificatório).
O Curso de Mestrado Acadêmico visa possibilitar ao pós-graduando as condições para o desenvolvimento de estudos interdisciplinares que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais nas Ciências Ambientais, qualificando-o como pesquisador e docente de nível superior, assim como profissional para atuação na área ambiental. O Curso de Doutorado, além de incorporar os objetivos do Mestrado, visa a produção, pelo doutorando, de um trabalho de investigação interdisciplinar que representa uma contribuição real, original e criativa à área de Ciências Ambientais.

Sobre o PPGCam - O Programa confere formação para a compreensão das diferentes dimensões de sustentabilidade (ecológica, socioeconômica, cultural, institucional e territorial), desenvolvendo competências para a investigação de padrões ambientais emergentes e despertando habilidades para o direcionamento de ações ao desenvolvimento e à sustentabilidade dos sistemas. O aluno formado pelo PPGCAm está habilitado a diagnosticar e resolver problemas ambientais; produzir novos conhecimentos; contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis; realizar pesquisa independente, avançada e original; identificar novas áreas de atuação profissional; e propor soluções criativas para as questões e os desafios ambientais. Mais informações sobre o Programa e sobre os processos seletivos podem ser obtidas pelo e-mail ppgcam@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3306-6799.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454