segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sesc Bom Retiro Recebe Exposição “Rubens Carybé – O Compadre de Ogun”


Sincretismo e alegria da Bahia de Jorge Amado são representados nas serigrafias de Carybé
 
 
Trinta obras do artista Rubens Carybé serão expostas no Sesc Bom Retiro no período de 19 de setembro a 09 de novembro, A coletânea de serigrafias foi criada a partir de aquarelas herdadas por Nancy Bernabó, viúva do pintor. As artes, inicialmente feitas para abertura de um especial realizado para a TV, na primeira versão da série “O Compadre de Ogun”, foram assinadas e numeradas por Carybé em 1997 e o acervo doado posteriormente ao Sesc pelo Centro Cultural Banco do Brasil.
Traços da cultura baiana, especialmente aqueles ligados ao candomblé, foram a maior fonte de inspiração do artista. “O Compadre de Ogun”, livro escrito por Jorge Amado, teve representações serigráficas feitas baseadas em fragmentos de sua história, desenhados por Carybé.  Na parte: “A Revelação de Ogun”, que acontece dentro de um terreiro onde o orixá se manifesta, saltam aos olhos aspectos culturais fortes como as roupas usadas nos rituais, o uso das cores e o destaque da raça mestiça brasileira, sem rosto.
Outro momento retratado é o que corresponde ao trecho do livro: “Reunião de Amigos para Tratar do Batizado do Menino”. Só faltava batizar Felício, o filho da personagem mãe Benedita que nasceu. Carybé eternizou o cenário da casa com família que recebera o recém-nascido, todos sem rosto, porém felizes, acertando os detalhes sobre o padre, a data, padrinhos, a roupa do dia e os custos da festa.
Os visitantes poderão participar de visitas monitoradas e de atividades como: encontro com o escritor Claudio Daniel, que fará uma leitura poética do livro “Oriki Orixá”, de Antônio Risério; oficinas com atividades teóricas e práticas sobre o processo de criação serigráfica e oficinas virtuais para pesquisa sobre a vida e obra de Carybé, utilizando os recursos da sala de internet.
Além de estabelecer a conexões diretas entre artes plásticas e a literatura de Jorge Amado, a mostra tem por objetivo instigar o público e suas diferentes possibilidades de leitura. A cultura afro-brasileira e o sincretismo religioso são alguns dos temas abordados durante a exposição.
A mostra faz parte do ArteSesc, projeto de circulação cultural que  promove intercâmbios e democratiza o acesso de diferentes públicos à produção artística do país, desde 1981. Os circuitos percorridos pelas exposições não se limitam às capitais, pois envolvem também cidades do interior. Diversas exposições já integraram o projeto, que atualmente conta com dez propostas que apresentam obras de diferentes artistas e grupos, abrangendo em média 80 cidades por ano.
Nos últimos dez anos o ArteSesc valoriza a arte contemporânea, permitindo que o público conheça obras de artistas como Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Claudio Tozzi, Rosana Ricalde e Nuno Ramos, que tem contribuído no trabalho de formação cultural por meio de ações educativas voltadas para professores, estudantes e artistas.
A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 20h30; sábados das 10h às 18h30 e domingos e feriados, das 10h às 18h30. O endereço do Sesc Bom Retiro é Al. Nothmann,185. Mais informações pelo telefone 3332-3600 ou pelo portal www.sescsp.org.br/bomretiro

Clique aqui e confira as imagens: http://goo.gl/tzeCpV
Serviço
Exposição: Serigrafias de Carybé – O Compadre de Ogun
Abertura: Dia 18 de setembro, às 19h, no espaço expositivo, 2ª andar.
Período: De 19 de setembro a 09 de novembro.
Terça a sexta – 09h às 20h30
Sábados – 10h às 18h30
Domingos e feriados – 10h às 17h30.
Endereço: Al Nothmann, 185, Campos Elíseos, Bom Retiro.
Estacionamento: R$4,00 a R$8,00.
Acessibilidade: Entrada com acesso para pessoas com deficiência e
mobilidade reduzida. Tel: 3332 3600

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454