segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A cidade é o teatro em “Corpo-Cidade Bom Retiro”



Em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade até 9 de outubro, peça convida o público a acompanhar a rotina de 14 personagens pelas ruas da região

A Oficina Cultural Oswald de Andrade
– unidade da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove, entre 16 de setembro e 9 de outubro, às terças e quintas-feiras, o espetáculo Corpo-Cidade Bom Retiro pelas ruas do bairro paulistano. A plateia “invisível” acompanhará a rotina dos 14 atores em uma ação de teatralização da cidade, com direção de André Capuano e Paula Petreca. Os convites para as performances devem ser reservados no site das Oficinas Culturais. Os endereços das apresentações serão informados no e-mail de confirmação da reserva.Sessões especiais nos dias 24/9 e 8/10 (quartas-feiras), às 17h45. 

São vinte espectadores convidados por sessão, e cada um deve seguir sozinho para um dos 20 endereços informados no e-mail enviado pela produção da peça. No local, recebe as instruções de alguém: permanecer em silêncio, manter-se afastado a pelo menos 10 passos de quem considerar ator/atriz ou espectador(a), e não registrar imagens e sons com equipamentos audiovisuais. E então começa o espetáculo do cotidiano.

Desde 2005 André Capuano realiza a pesquisa Corpo_Cidade, que tem como objeto de estudo a relação artística do corpo com a cidade. Em 2014, o diretor foi convidado a coordenar uma residência artística por 9 meses na Oficina Cultural baseado em sua pesquisa.

 “A desconfiança de que as pessoas podem fazer qualquer coisa em qualquer lugar e a qualquer momento é o centro da criação. Essa desconfiança me interessa, desconfiar que o outro pode criar (gerar coisas inéditas) é bom, desconfiar que o outro e eu mesmo estamos atuando também me parece potente”, conta Capuano.

Por isso, ele quis espalhar a desconfiança com o espetáculo. Desde o começo, não se sabe ao certo quem são os atores, que muitas vezes parecem transeuntes, ou mesmo o público – que acabam sendo um pouco atores, como a cidade, que também é o palco. Depois que a peça termina, essa sensação permanece: pessoas paradas, andando, comprando, filas, aglomerados e esperas parecem cena.

Paula Petreca, diretora convidada por André Capuano, conduziu um treinamento corporal para fortalecer e aguçar os sentidos dos atores: “Cada um dos sentidos gerou experimentações em diferentes espaços e tornou a relação dos atores mais orgânica com o bairro”, explica Paula.

O espetáculo é composto por cenas quase imperceptíveis, quando os atores somem nas ruas e estabelecimentos, tornando a cidade mais visível do que eles; e cenas estilizadas, que geram forte ruído no cotidiano, convocando os que passam a lidar com a situação cênica.

Em ambos os casos há a atitude de não-enfrentamento, de não-conflito entre atores e os transeuntes, moradores ou trabalhadores. O ruído permanece enquanto as relações são criativas. Capuano explica: “Se um motorista dá uma leve buzinada quando o ator está em suspensão na faixa de pedestre depois que o farol abriu para os carros e depois observa a cena e manobra o carro para que a cena continue, o ator permanece ali. Se depois da buzina há outra, e há aceleração do motor, e o motorista não está se relacionando com a cena, mas apenas com o problema de não poder passar onde é seu direito, o ator se retira imediatamente e libera o cotidiano”.

Os convites para as performances devem ser reservados no site das Oficinas Culturais:
http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/detalhe-programacao.php?idprogramacao=3523. E os endereços das apresentações serão informados no e-mail de confirmação da reserva. 


Serviço:

ESPETÁCULO: CORPO-CIDADE BOM RETIRO
Realização: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Idealização, coordenação e dramaturgia: André Capuano
Direção: André Capuano e Paula Petreca.
Elenco: Bruno de Alencar, Carolina Abreu, Carolina Alvim, Erika Kobayashi, Gilka Verana,
Jhonny Salaberg, Laerte Sancho, Larissa Leão, Lorayne Cristina Vale, Mariana Fernandes,
Patrick Ferreira, Priscila Ioli, Rodrigo Rodrigues, Vinicius Titae
Design gráfico: Murilo Thaveira
Estreia: 16/09
Temporada: 16/09 a 09/10 – terças e quintas-feiras – 14h45 | 24/09 e 08/10, às 17h45
Duração: até 180 minutos
Classificação: 16 anos
Local: inicia em diversos endereços, informados no ato da inscrição no site da Oficina Cultural
Oswald de Andrade e termina na estação Sé do metrô.
20 participantes por sessão (reservas de convites no link:  http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/detalhe-programacao.php?idprogramacao=3523)
Grátis

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704 |
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e sábado das 10h às 18h
Inscrições: Segunda a sexta das 10h às 21h30 e sábado das 10h30 às 17h30
Acessibilidade: dispõe de rampa de acesso, banheiro adaptado e cadeiras de rodas.
Site: www.oficinasculturais.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/OficinasCulturais
Twitter: @OficinaCultural

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454