terça-feira, 3 de junho de 2014

Escassez hídrica no território paulista é tema de mesa-redonda promovida pela UFSCar

Evento, gratuito e aberto à participação do público, discute gestão da água, abastecimento na cidade e sistema cantareira

A escassez hídrica no território paulista é tema de mesa-redonda promovida pelo Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nesta quarta-feira, dia 4 de junho. O objetivo do evento, que tem como tema "O Abastecimento de água no território paulista: conflitos e alternativas", é contextualizar a situação atual do abastecimento hídrico no território paulista, com uma visão ampla e multidisciplinar. Serão discutidos temas como Gestão da água, Abastecimento na cidade e Sistema Cantareira. Além disso, será lançado o livro "Almanaque da Água", editado e distribuído pela Sabesp. Participam da mesa o professor Pedro Jacobi, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), e Ivan Carneiro Castanheiro, promotor de Justiça do núcleo Piracicaba do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA).
De acordo com a organização do evento, a escassez hídrica na região metropolitana de São Paulo (RMSP), prevista em diversos estudos em anos passados, finalmente ocorreu: o consumo superou a água disponível. A água que abastece parte da RMSP é retirada da região de Campinas, via transposição pelo Sistema Cantareira, e este sistema tão importante está em processo de extinção: falta de chuva, expansão urbana, aumento da demanda, intervenções nos cursos de água, poluição hídrica e falha de gestão formam um conjunto de problemas que se acumula e reduz a segurança hídrica da população.
A atividade é organizada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), que tem como coordenador da Câmara Técnica de Planejamento o professor André Cordeiro Alves dos Santos, do Departamento de Biologia (DBio) da UFSCar. As inscrições são gratuitas, abertas a todos os interessados, e devem ser feitas até o dia da palestra, em formulário eletrônico disponibilizado na Internet, no endereço http://migre.me/jaMrp. A mesa-redonda tem início às 19 horas, no auditório do edifício ATLab do Campus Sorocaba da Universidade, localizado na Rodovia João Leme dos Santos, Km 110 - bairro do Itinga.

 




Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454