terça-feira, 26 de novembro de 2013

Petrobras patrocina a 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


Com entrada gratuita, evento começa hoje e vai até 22 dezembro em 26 capitais brasileiras

A Petrobras patrocina, pelo sétimo ano consecutivo, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que começa hoje (26/11) e será realizada até 22 de dezembro. Serão exibidos em todo o país cerca de 38 filmes, em 600 espaços entre salas de cinema, cineclubes, pontos de cultura, instituições culturais, museus e telecentros. Para democratizar o acesso a pessoas com deficiência auditiva e visual, todas as películas são exibidas em sistema closed captionque, além das legendas, informa os sons que fazem parte da cena e contém audiodescrição do cenário.

Lançado em 2006, o objetivo do evento é utilizar a linguagem cinematográfica para disseminar e fortalecer a cultura dos Direitos Humanos em todo o país. Os filmes trazem temas relacionados ao direito à memória e à verdade, diversidade sexual, inclusão de pessoas com deficiência, população de rua, entre outros. Paralelo à mostra, será implementado o projeto Inventar com a Diferença, que tem como proposta a capacitação de educadores de escolas públicas em torno dos direitos humanos.

A mostra tem curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho, diretor do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, e diretor do filme Futuro do Pretérito - Tropicalismo Now, lançado em 2012. Serão três categorias: Mostra Competitiva de longas, médias e curtas, em que a plateia escolhe os melhores filmes ao final de cada sessão; Mostra Homenagem ao cineasta Wladimir Carvalho (documentarista paraibano que recebeu o prêmio de melhor documentário no Festival de Paulínia 2011, com Rock Brasília: Era de Ouro), com exibição de cinco filmes, e a Mostra Cinema Indígena, com apresentação de quatro filmes. Também serão exibidos títulos convidados, como o documentário Paredes invisíveis: Hanseníase Região Norte, Os Descendentes do Jaguar,Transformer: AK, Colombia: Wayuu "Gold" e Argentina: Dreaming of a Clean River.

A mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, e conta também com o patrocínio do BNDES e com a produção do departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense.

SERVIÇO: 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Local: 26 capitais, Distrito Federal e mais de 600 espaços fora dos grandes centros.
Data: de 26 de novembro a 22 de dezembro de 2013
Entrada Franca - Acesso para pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454