terça-feira, 15 de outubro de 2013

ONG relança Coleção Fradim, do cartunista Henfil

                                                      A Coleção Fradim, do cartunista Henfil, está de volta

Sob o selo "25 anos sem Henfil – 'Morro, mas meu desenho fica'", ONG lança edições comemorativas com o objetivo de recuperar a preservar a obra do criador da Graúna

 

Em 2013 completam-se 25 anos da morte do cartunista, jornalista e escritor brasileiro Henrique de Sousa Filho, o Henfil. Com o objetivo de homenagear este importante artista e preservar a memória de seu trabalho, a ONG paulista Henfil – Educação e Sustentabilidade, em parceira com o Instituto Henfil do Rio de Janeiro, acaba de relançar a Coleção Fradim, que soma 31 revistas originalmente publicadas entre 1971 e 1980 com tirinhas e histórias dos personagens Cumprido e Baixim, os "Fradins" propriamente, além dos também conhecidos Graúna, Bode Orelana e Capitão Zeferino, a "Turma da Caatinga", tudo com muitos toques de humor e contestação, que são as principais marcas do trabalho do cartunista.

Sob o selo especial "25 anos sem Henfil – 'Morro, mas meu desenho fica'", o projeto ganhou uma adicional "Edição 0", que faz um apanhado geral de toda a coleção. O números 0, 1, 2 e 3 foram apresentados com muito sucesso ao público durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Agora já são 13 volumes disponíveis para compra, e pelo menos mais cinco chegam ao mercado até o final do ano. A ideia é que antes que se conclua o primeiro semestre de 2014 todas as edições estejam disponíveis para novos fãs e velhos colecionadores.

"Como filho de Henrique de Souza Filho, o Henfil, cresci lendo essas revistas, aguardando ansiosamente o lançamento de cada novo número e me deliciando com as estórias dos Fradinhos, Baixim e Cumprido, da Turma da Caatinga, Capitão Zeferino, Bode Orelana e Graúna, que meu pai dizia serem meus 'irmãos'. A volta deles, para mim, é como a volta de uma parte do Henfil", conta Ivan Cosenza de Souza, filho do cartunista.

As edições já disponíveis podem ser compradas individualmente ou em "pacotes" no site www.lojavirtual.cursinhohenfil.org.br/colecao-fradim

 

 

 

 

 

Henfil – o mais brasileiro dos cartunistas

 Henrique de Souza Filho ficou conhecido como Henfil, ou "o mais brasileiro dos cartunistas". Foi descoberto e lançado na revista Alterosa, de Minas Gerais, no início da década de 60, mas foi no final dos anos 1960, quando se mudou para o Rio de Janeiro que seu sucesso começou. Primeiro, no Jornal dos Sports, onde criou o mascote do Flamengo e popularizou os dos outros clubes cariocas, como "Urubu", "Pó de Arroz", "CRI-CRI" e "Bacalhau". Depois, no O Pasquim, com os Fradins e a turma da caatinga.

 Com seus traços rápidos e suas críticas mordazes, influenciou a vida política e social do país, participando de movimentos políticos importantes, como o da Anistia, e lançando a campanha pelas diretas, criando o bordão "Diretas Já!".

 Henfil não foi só um cartunista, era um humorista completo. Fez cartoons, charges e quadrinhos para os principais jornais do Rio de Janeiro e alguns dos mais importantes por todo o Brasil. Fez crônicas políticas, lançou revistas em quadrinhos, escreveu livros que se tornaram best-sellers e uma peça de teatro, a "Revista do Henfil", e o filme "Tanga (deu no New York Times)" ganhador do "Sol de Ouro" de melhor filme no Rio Cine Festival – que além de escrever, dirigiu e atuou.

  Na televisão fez o quadro TV Homem, com divertidíssimos esquetes dentro do programa TV Mulher, e os "cartoons animados" dentro do Jornal da Globo, criação aproveitada pela Rede Globo nas vinhetas que marcaram os intervalos da emissora durante muitos anos.

 Henfil, que sempre usou a arte para denunciar as injustiças sociais e o descaso político, acabou sendo vítima de um deles. Hemofílico, contraiu o vírus da AIDS numa transfusão de sangue, morrendo um mês antes de completar 44 anos.

 Seus trabalhos, sempre com forte conteúdo político e social, continuaram sendo publicados em vários jornais e exibidos em várias exposições, atraindo principalmente o público jovem, recebendo elogios pela sua atualidade.

 

Sobre a ONG Henfil – Educação e Sustentabilidade

Henfil – Educação e Sustentabilidade é uma ONG que atua há mais de dez anos nas áreas de vestibular e ENEM e hoje desenvolve diversos projetos, como a revista paradidática Glocal, a TV Henfil, o Guia ENEM, o Curso ENEM e o Cursinho Comunitário Pré-Vestibular. Mateus Prado, educador e presidente de honra da instituição, fala sobre o projeto e a obra do homenageado: "Quando, perto do ano 2000, resolvemos fundar uma ONG atuante nas áreas de educação, cultura, saúde e meio ambiente, uma das principais referências de luta era o trabalho do Henfil. Camisetas com desenhos da Graúna dizendo "Tô vendo uma Esperança" nos nutriam com força e tornou imperativo homenageá-lo, batizando nosso projeto com seu nome. Depois da fundação da ONG que eu conheci toda a coleção do Fradim. Antes só tive contato com partes da obra. A cada livro lido, eu saía mais disposto à construção de um Brasil melhor e certo de que precisávamos avançar. Neste momento em que se completam 25 anos da morte do Henfil, damos um passo fundamental para trazer seus traços e ideias para mais próximo das novas gerações com o lançamento da edição comemorativa da Coleção do Fradim, e esse passa a ser o maior orgulho entre todos os nossos trabalhos. É um presente nosso para o Brasil, que espera a volta do Henfil".

 

Serviço:

O que? Coleção Fradim

Quanto? R$ 15 cada volume (31 + 1)

Onde encontrar? www.lojavirtual.cursinhohenfil.org.br/colecao-fradim

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454