quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Laboratório de Experimentação Cênica


 

Laboratório de Experimentação Cênica

com Antonio Duran e Eliana Monteiro

Criação cênica e exploração do espaço urbano na perspectiva dos integrantes do Teatro da Vertigem.
De 28 de outubro a 25 de novembro
Horários: 
Segundas e sextas, das 14h às 18h
Inscrições: até 24 de outubro
Foto: Letícia Moreira – Folhapress

 

Conteúdo

Por meio de alguns princípios do processo colaborativo de criação, e das práticas de pesquisa executadas pela equipe de criação do Teatro da Vertigem, em seu último espetáculo "Bom Retiro 958 metros", especialmente a "deriva"[1], esta Oficina visa que os participantes exercitem a criação cênica na perspectiva de uma síntese do olhar coletivo, tendo em vista a exploração do espaço urbano como indutor de temas e procedimentos cênicos.
[1]Prática executada pela Internacional Situacionista (IS), movimento surgido em 1957 na França, como um modo de comportamento experimental ligado às condições da sociedade urbana: técnica da passagem rápida por ambiências variadas.
 

Eixos centrais do curso

processo de pesquisa; entrecruzamento de  linguagens; criação compartilhada (Processo Colaborativo); espaço urbano, como fator indutor.
 
Cronograma das aulas
Encontro 1: apresentação, exercícios de aproximação; conceitos básicos sobre as práticas situacionistas e processos de pesquisa;
Encontro 2: criação de dispositivos e deriva; discussão e divisão dos grupos de trabalho;
Encontro 3: workshops de criação com apresentação de material cênico;
Encontro 4: exercícios de criação privilegiando o ponto de vista por meio de processos colaborativos de criação;
Encontro 5: workshops de criação com apresentação de material cênico;
Encontro 6: workshops de criação com apresentação de material cênico e encaminhamentos para as áreas de criação;
Encontro 7: workshops de criação com apresentação de material cênico e encaminhamentos para as áreas de criação;
Encontro 8: abertura dos processos de pesquisa iniciados.
 

Sobre os professores

Encenadora e orientadora artístico-pedagógica de escolas e grupos de teatro, integrante do grupo Teatro da Vertigem desde 1998, foi responsável pela direção da intervenção pública A Última Palavra é a Penúltima e dos espetáculos Kastelo e Mauísmo; co-direção do espetáculo Bom Retiro 958 metros; e direção de cena e assistência de direção dos espetáculos O Paraíso Perdido, O Livro de Jó,Apocalipse 1,11, BR-3, História de amor – Últimos capítulos, e as óperas Dido e Enéas e Orfeo ed Euridice. Atualmente é formadora convidada do curso de Direção da SP Escola de Teatro. Além disso, ministrou oficina para o novo projeto da Trupe Sinhá Zózima e as ações culturais da II Trupe de Choque.
 
No campo das artes é ator, diretor e dramaturgista. Participou como dramaturgista e assessor teórico nos últimos projetos de criação do Teatro da Vertigem. (Bom Retiro 958 metros, Ópera Orfeo ed Eurídice, Projeto de residência artística Vrac/L'escaut-Bruxelas, Projeto Cidade Submersa, peça Cartas de Despejo). Mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (FCSCL) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura e Comunicação na Sociedade do Espetáculo da Faculdade Cásper Líbero. Pós-graduado em Fundamentos da Cultura e das Artes pela UNESP/SP e, atualmente, integra o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH/USP. É artista convidado da SP Escola de Teatro e professor da Escola de Atores do TUCA-PUC/SP.  Integrou o grupo de crítica teatral Arte Crítica.  
 

Aluno

Para estudantes interessados em atuação, encenação, cenografia, iluminação, sonoplastia, como também, interessados em artes visuais, performance, literatura, dramaturgia, música, arquitetura etc.
Pré-requisitos: idade mínima de 18 anos. 
Seleção: Enviar mini-currículo para programacao@barco.art.br 
Carga horária total:  32h – 8 encontros
 
 
 


Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454