sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cine Direitos Humanos apresenta sessões gratuitas a partir deste sábado

Longa-metragem "Nem Caroço Nem Casca - Uma História de Quilombolas" será o primeiro filme exibido no projeto da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Sessões são gratuitas

Com a exibição do longa-metragem brasileiro "Nem Caroço Nem Casca - Uma História de Quilombolas, o projeto Cine Direitos Humanos estreia neste sábado (7), a partir das 11 horas, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca. O filme, dirigido por Will Martins, é inédito na capital. O projeto é iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e apresentará sessões aos fins de semana.

"A linguagem artística e cultural é muito importante na promoção e na disputa de valores dos direitos humanos. Essa parceria com o Espaço Itaú, além de inédita, é uma grande oportunidade para os moradores de São Paulo ampliarem sua percepção sobre o tema aliado ao prazer de ir ao cinema", destaca Rogério Sottili, secretário municipal dos Direitos Humanos e Cidadania.

Filme

Um retrato da resistência quilombola brasileira, o documentário tem a cidade de Viana (MA) como ponto de partida e se baseia em uma estrada no interior do Maranhão que une moradores de seis comunidades quilombolas. "Nem Caroço Nem Casca - Uma História de Quilombolas" apresenta o dia-a-dia dos povoados, que entrelaçados pelo mesmo passado de luta e escravidão, mostram que educação, religião, cultura e o amor são as ferramentas mais fortes de resistência. Will Martins explica que a ideia de fazer o filme surgiu por acaso. Pelo fato de sempre fazer documentários pelo Brasil inteiro, ele percebeu que a realidade dos quilombos é um assunto pouco explorado. 

"Foi mais o tema que me encontrou do que eu que encontrei o tema", diz. O diretor acredita que o filme será de grande importância para a população brasileira, pois quando se fala em população negra, pensa-se logo em escravidão. A obra vai além. "No filme conto como os quilombolas vivem hoje, o que se perdeu e o que eles fazem para resgatar e conservar a cultura".

O programa apoiou, junto à Fundação Cultural Palmares, o processo de certificação de 11 comunidades quilombolas: Boa Fé, Bornel, Cacoal, Mocambo, Canarana, Capoeira, Melhora, Ipiranga, Carro Quebrado, Ponte de Tábua e São Manoel II. A obra é uma produção da Novelo Filmes, em parceria com a Elecnor Transmissão de Energia e com coprodução da ONG Me Ensina e da produtora Glóbulo Marcas de Propósito.

Projeto

O Cine Direitos Humanos tem curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho, curador da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, além de diretor e curador do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Serviço
Estreia do projeto Cine Direitos Humanos
Data: 7/9 (sábado)
Horário: 11 horas
Filme: "Nem Caroço Nem Casca - Uma História de Quilombolas", dirigido por Will Martins
Local: Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca 569, Consolação - São Paulo - tel (11) 3472.2368
Ingressos: grátis 
Classificação indicativa: livre 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454