terça-feira, 14 de maio de 2013

Polêmico, gás de xisto é tema de evento na FecomercioSP



São Paulo, 14 de maio de 2013 - Representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP participam, na próxima sexta-feira (17), do evento O Xisto, a Geopolítica Energética e a Sustentabilidade, a ser realizado pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O objetivo do encontro é debater as vantagens econômicas e possíveis consequências ambientais da exploração da polêmica fonte de energia. Também chamado de gás não convencional, o xisto ganhou visibilidade no País com o anúncio da realização, em outubro, do primeiro leilão de blocos do gás pela ANP.
Estarão presentes no debate o superintendente de segurança operacional e meio ambiente da ANP, Hugo Manoel Marcato Affonso,  e o vice-diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, Colombo Celso Gaeta Tassinari, além do presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg.
A polêmica em torno do gás de xisto está no fato de o recurso natural ter potencial para mudar a geopolítica energética - aprofundando ou dirimindo a dependência das nações em relação a insumos não renováveis -, mas também de provocar impactos no meio ambiente, especialmente, nos lençóis freáticos. Isso por causa da técnica de exploração, chamada de fracking, que envolve a implosão de rochas e injeção de grande quantidade de água, areia e produtos químicos no subsolo. Ambientalistas alertam, inclusive, para riscos de explosão por vazamento de metano.
Ao lado dos Estados Unidos, o Brasil tem uma das maiores reservas de xisto no mundo - de acordo com a ANP, as reservas em terra podem ultrapassar as do pré-sal - e investidores interessados nos leilões já anunciaram sua intenção de explorar o gás por aqui. Estados norte-americanos, mercado onde o gás já é comercializado com preço mais baixo, no entanto, até chegaram a proibir a atividade.

SERVIÇO
O Xisto, a Geopolítica Energética e a Sustentabilidade
Data: sexta-feira, 17 de maio
Horário: das 10 às 12 horas (com credenciamento a partir das 9 horas)
Local: Sede da FecomercioSP - Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela
 Vista
Programação
9 horas - Credenciamento
10 horas - Abertura
José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP
10h20 - A visão do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP
Colombo Celso Gaeta Tassinari, vice-diretor do IEE-USP
11 horas - A visão da ANP sobre o xisto: leilões e os efeitos no Mercado
Hugo Manoel Marcato Affonso, superintendente de segurança operacional e meio ambiente da ANP
11h40 - Debate e Perguntas
12 horas - Encerramento
José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP
 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454