terça-feira, 30 de abril de 2013

Bastidores do primeiro filme erótico do país - Coisas Eróticas - é retratado em curta da MFL 2013 amanhã, 01/05

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta programação da terceira semana da 12ª Mostra do Filme Livre

Mostra terá bastidores da produção do primeiro filme erótico brasileiro – Coisas Eróticas- que, na década de 80, ainda em clima de Ditadura Militar, levou mais de 5 milhões de pessoas ao cinema

Começa no dia 01 de maio, quarta-feira, às 15h, a terceira semana da Mostra do Filme Livre.  Patrocinada pelo Banco do Brasil, a MFL está na sua 12ª edição e é a terceira vez que passa por São Paulo. O evento acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil, com programação gratuita.

Entre os destaques da semana, está a sessão: Coisas Nossas – que são produções feitas pelos curadores da MFL. Na sessão Coisas Nossas 2, será apresentado o filme Entre mim e eles de Marcelo Ikeda. Produção inédita que conta a história de quatro amigos que se reúnem para fazer um filme. Um filme-ensaio sobre o processo de filmagem de Os Monstros, de Guto Parente, Luiz e Ricardo Pretti, será exibido no dia 02 de maio, quinta-feira, às 15h. 

Sexuada é a sessão mais sensual e sexual da Mostra Livre, que talvez seja a única mostra que dê espaço para produções eróticas por ser uma vitrine exclusiva de filmes alternativos do país. A sessão, que será exibida somente no dia 01/05 às 19h, é composta por um curta e um longa. O curta Heatsick – Ice Cream on concrete, de Dácio Pinheiro, traz uma colagem de filmes eróticos com algumas cenas gravadas pelo diretor. É o clipe de um músico inglês chamado Heatsick. Já o longa A Primeira Vez do Cinema Brasileiro; de Bruno Graziano, promete ser muito interessante, pois narra os bastidores da estréia do primeiro filme pornô a passar no cinema: Coisas Eróticas (1982) assistido por mais de cinco milhões de pessoas em meio a Ditadura Militar e no auge da produção cinematográfica da Boca do Lixo Paulistana.

 A Sessão Fora do Eixo será exibida no dia 02/05 às 19h. Com apresentação do  filme Delírios de um cinemaníaco, de Carlos Eduardo Magalhães e Felipe Leal Barquete. O longa conta a cinebiografia de José de Oliveira. Da infância até a velhice, esse homem viu a morte levar seus familiares e maiores amigos. Mas ele encontrou na paixão pelo cinema forças para encarar as mazelas do caminho, vivendo em um grande delírio cinematográfico.  A sessão será comentada pelo diretor.

Durante a semana, as sessões Panorama Livre, Mostrinha Livre e Longas Livres, continuarão a ser exibidas. O destaque do Panorama Livre - de 01 a 05 de maio, das 15h às 17h30 - são os filmes premiados – Buracos Negros, de Nana Maiolini; O Universo Segundo Edgar A  Poe, de Alexandre Rudáh; Filme Para Poeta Cego, de Gustavo Vinagre; Djinn, de Eliane Lima; Fim de Férias, de Camille Entratice; Crisálida, de Thiago César e A Onda Traz, O Vento Leva, de Gabriel Mascaro- e os inéditos – Visiónica, de Bruna Callegari; Bo-Cage, de Ivan Cardoso; Fragmentum, de Davi Mello; O Planeta Anão, de Bruno Vianna; Canto Nenhum, de Eduardo Escarpinelli; Living Still Life, de Cláudia Cárdenas; Monstrolândia, de Ivan Cardoso e Rua da Casa, de Marcos Mello.

 

No último final de semana de Mostrinha Livre, o destaque vai para o curta Escola de Zumbis, uma produção feita por crianças de 10 a 12 anos em formato de fábula cuja  história se passa numa escola diferente: uma escola sem cor, sem alegria, onde os alunos não conheciam a brincadeira e as possibilidades de ser criança. Todo mundo estava acomodado com essa situação até o dia em que Bia, uma aluna nova, começa a questionar os estranhos costumes daquele lugar. Dia 04 de maio, sábado, às 14h.

 

Curadoria

A MFL 2013 contou com a curadoria de Marcelo Ikeda, Chico Serra, Christian Caselli, Gabriel Sanna, Manu Sobral, Cristiana Miranda e Guilherme Whitaker. O filme mais antigo selecionado é "NY Mirror", de 1999, de Eliane Lima e o mais antigo convidado é "Crioulo Doido", de 1970 de Prates.  

Além dos filmes selecionados, a programação conta ainda com 50 obras convidadas, compondo um panorama do que há de mais ousado na produção audiovisual independente nacional. Criada e organizada por Guilherme Whitaker desde a primeira edição, a MFL exibe longas, médias e curtas, sempre destacando filmes que fujam do lugar comum.

"Desde sempre somos um espaço para filmes que buscam revirar a cada vez mais popular linguagem audiovisual. São filmes que muitas vezes não passam em outros lugares justamente por serem diferentes demais, além de não precisarem ter atores famosos, nem de muita grana para serem feitos. A maioria foi feita por amor, caseiramente", diz Whitaker, que complementa: "Mais uma vez a MFL se apresenta a fim de chamar a atenção para questões de variados cunhos do estético ao comercial, do narrativo ao político... Como o escoamento via festivais não é suficiente para a exibição desse crescente e tão variado conteúdo, a internet tem sido o caminho inevitável para facilitar a comunicação de todos e permitir a conquista de lugares físicos que proporcionem, tanto em quantidade quanto em qualidade, espaços para o encontro e a celebração da vida audiovisual. Que essa rede não seja paliativa, mas durável e regular."

 

Sobre a MFL – A edição 2013 recebeu 742 inscrições sendo que apenas 14% tinham apoio estatal direto. O filme inscrito mais antigo é de 1988, além de 18 filmes de 2009, 43 de 2010, 150 de 2011 e 497 de 2012. Em 11 edições o público foi de 47 mil pessoas que assistiram a mais de 2.800 filmes entre curtas e longas de todos os formatos e gêneros.

 


 

SERVIÇO

12° Mostra do Filme Livre - MFL 2013

17 de abril a 12 de maio de 2013

 Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil 

Coord. Geral e Produção Executiva: Guilherme Whitaker

 CCBB - Cinema (70 lugares)

Entrada franca – mediante retirada de senha a partir de uma hora antes da sessão.

Classificação indicativa: de acordo com a sessão.

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112. Centro

Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô

(11) 3113 – 3651 / (11) 3113 – 3652

www.bb.com.br/cultura

www.twitter.com/ccbb_sp

www.facebook.com/ccbbsp 

Acessos: Estações Sé e São Bento do Metrô. Praças do Patriarca e da Sé.

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física// Ar-condicionado // 

Estacionamento: Estapar Estacionamento – Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) – (R$ 15,00 pelo período de cinco horas. Necessário carimbar tíquete na bilheteria do CCBB - Van faz o traslado gratuito no trajeto estacionamento – CCBB – estacionamento).

 


Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454