sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Paulo Bruscky expõe obras inéditas no Ecomuseu de Itaipu

Até o dia 17 de março de 2013, iguaçuenses e turistas poderão conferir as obras do artista, organizadas em dois espaços do Ecomuseu. No primeiro, será relatada a performance que Bruscky realizou em setembro, no Parque Nacional do Iguaçu: "OperAção nas Cataratas". Neste espaço também serão incluídos trabalhos anteriores do artista que tenham a água como principal componente, assim como algumas obras acerca da visão.


Num segundo ambiente estarão cerca de 50 outros trabalhos de Brusky, que fazem parte do acervo do curador, amigo do artista há vários anos.
Nessa "reunião de peças" será possível conhecer a polifonia do autor, com
poemas visuais, fotografias, classificados, livros de artista e
livros-objeto, vídeos, objetos, poesia sonora, obra gráfica, xerox, obra com carimbos, entre outros materiais.


Fotografias da intervenção nas cataratas e imagens de obras do acervo de Adolfo Najas compõem o catálogo da exposição, com 64 páginas, que será lançado também no dia 13. O documento deve incluir material inédito da coleção de Navas, que é um dos maiores admiradores do trabalho de Bruscky.


A exposição e o catálogo foram produzidos com apoio da Itaipu Binacional, Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Livraria Universitária Kunda e Programa PET – Conexões de Saberes.


Livro


Além da exposição, durante sua estadia em Foz do Iguaçu, o artista deve participar de outras atividades. Uma delas será na Livraria Kunda, no dia 12, quando acontece o lançamento do livro Poiesis Bruscky, de autoria de Adolfo Navas.





Durante a I Semana de Mediação Cultural da Unila, o artista participará de um bate-papo com os estudantes, junto com o professor Fernando Faria e do curador da mostra. O evento é organizado pelo curso de Letras, Artes e Mediação Cultural da Unila, em parceria com a Livraria Kunda, PET – Conexões de Saberes e Ecomuseu da Itaipu.





Sobre o artista


Paulo Roberto Barbosa Bruscky nasceu no Recife (PE), em 1949. Artista multimídia e poeta, possui uma obra marcadamente experimental, desde o início até hoje. É pioneiro, no Brasil, na arte xerográfica e postal.
Realiza filmes, vídeos e vários livros de artista, além de organizar diversas exposições coletivas de artistas envolvidos com esse tipo de trabalho.


Em 1981, Bruscky ganha uma sala especial na 16ª Bienal
Internacional de São Paulo. No mesmo ano, recebe um prêmio da Fundação Guggenheim, e passa a desenvolver suas pesquisas em Nova York e em Amsterdã.


Em 2004, a 26ª Bienal de São Paulo transportou todo o arquivo de cartas, filmes e anotações do artista de Recife para uma sala especial na mostra. Em 2009, ganhou sala especial na Bienal de Havana e participou da 7ª Bienal do Mercosul. Em 2010, fez parte da 29ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 2012, da Trienal Poli/Gráfica de San Juan, em Porto Rico.


Sobre o curador


Adolfo Montejo Navas é poeta, crítico, curador independente, tradutor e artista visual. Colaborador de diversas publicações culturais da Espanha e do Brasil, é correspondente no Brasil da revista de arte internacional Lápiz, de Madri, desde 1998, onde publica periodicamente ensaios e artigos. Foi correspondente do jornal espanhol El Mundo (Madri) e crítico de arte do site no.com.br. Atualmente, faz parte da equipe
editorial de K - Jornal de crítica e do site literário
www.lagioconda7.art.br, assim como da revista Pomares.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454