sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Desafios da Sustentabilidade

 

Lançamento do livro "Desafios dasustentabilidade"

 Data: 03 de dezembro de 2012 às 19h30

 

O livro "Desafios dasustentabilidade: Cerflor - 10 anos trabalhando em favor das florestasbrasileiras", organizado por Maria Teresa Rodrigues Rezende, Luiz CarlosMonteiro e Andréa Santini Henriques, do Inmetro com a Essential Idea Editora éuma edição comemorativa dos 10 anos de lançamento do Cerflor (ProgramaBrasileiro de Certificação Florestal) e mostra a visão pessoal de diversosautores sobre a certificação florestal e o desenvolvimento sustentável.

Patrick Moore, cofundador e ex-líderdo Greenpeace, faz no capítulo inicial uma reflexão sobre os rumos que vêmtomando no mundo as políticas de desenvolvimento sustentável e as de proteçãodas florestas. Os demais capítulos trazem as análises de especialistas comoHenrique Brandão Cavalcanti, ex-ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal,Professor João Luiz Homem de Carvalho, Jorge E. R. Cajazeira, Professor JoséCarlos Barbieri e Aron Belinky.

"Desafios da sustentabilidade" abordaem profundidade temas diversos, tais como aspectos históricos e técnicos dacertificação florestal no Brasil, políticas governamentais para o setor equestões relativas ao processo da decisão individual de compra e o consumosustentável. Analisa o tema do desenvolvimento do Cerflor, trazendo ao leitorinformações técnicas que subsidiam as empresas na certificação do seu manejoflorestal sustentável e na rastreabilidade da matéria-prima em toda a cadeiaprodutiva. Aborda, por fim, o panorama dos programas globais de certificação,particularmente na parceria do Cerflor com o Programa de Reconhecimento dosEsquemas de Certificação Florestal (PEFC).

Diversos cases, no final dolivro, contam a experiência vivida e resultados obtidos por empresascomprometidas com a certificação dos diversos elos da cadeia produtivaflorestal. 

Com patrocínio do BNDES, Suzano Papele Celulose, International Paper, Veracel, V&M Florestal, Fibria e Manoa, eapoio do Inmetro, Ministério do Meio Ambiente, Embrapa Florestas, ABNT, ABTG eSBS, o livro "Desafios da sustentabilidade" foi inteiramente produzido sobcritérios da cadeia de custódia de produtos de base florestal.

 

LANÇAMENTO

SÃO PAULO

Palestra e lançamento do livro

  • Abertura: Dr. Armando Mariante Carvalho – Presidente do Inmetro quando da criação do Cerflor
  • Visão da Empresas Florestais: Robson Laprovitera ( International Paper e coordenador de estudos de Manejo Florestal da ABNT), Luiz Tápias  (Veracel)
  • Visão do Setor da Indústrias Gráficas: Marcia Biaggio (ABTG)
  • Visão do Terceiro Setor: Aron Belinky
  • Visão da Academia: Prof. José Barbieri (FGV)

Local: FNAC PINHEIROS – Av. Pedroso deMorais, 858 - Pinheiros

Fone (11) 3579-2000

Data: 03 de dezembro de 2012às 19:30hrs.

















Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454