terça-feira, 24 de julho de 2012

CAIXA CULTURAL SP APRESENTA A EXPOSIÇÃO 'JOÃO SUZUKI - FANTASIA APRISIONADA'



CAIXA CULTURAL SP APRESENTA A EXPOSIÇÃO 'JOÃO SUZUKI - FANTASIA APRISIONADA'

 

Essa mostra tem caráter retrospectivo e desvenda a leitura que o artista estabeleceu com a realidade circundante

 

Inédita, a exposição 'João Suzuki – Fantasia Aprisionada'  traz o reconhecimento da produção desse artista, filho de imigrantes japoneses, que atuou efetivamente no ambiente cultural paulista desde o fim de 1950 e permaneceu dialogando com os contextos até 2010. A exposição, patrocinada pela CAIXA, tem caráter retrospectivo e desvenda a leitura que o artista estabeleceu com a realidade circundante. Produzida por Marta Masiero e sob curadoria de Agda Carvalho, a exposição apresenta cerca de 60 obras do artista entre desenhos, pinturas e ovoides, técnica desenvolvida pelo artista onde é realizada pintura e colagem sobre fragmentos de madeiras descartadas e resignificados pela intervenção de João Suzuki.

Segundo a curadora, "No percurso da exposição identificamos um olhar atento aos fatos e às histórias que são reveladas na representação minuciosa e requintada ao explicitar o sentido da condição humana. Transitar pelo universo desse artista é enriquecedor, pois expõe os trabalhos realizados nas décadas de 1960 e 1970 – um período da cultura brasileira em que os artistas articulavam com a realidade fantástica."

O percurso deste artista está conectado com um período da cultura brasileira, especificamente o paulista. O artista materializa os anseios de um tempo e desperta com as questões pessoais o desejo de entendimento do entrecruzamento de imagens, que estão em conexão com a realidade.  Expõe uma figuração singular que permanece na fronteira da representação naturalista e de abstrações com as soluções fantásticas que desafiam o olhar atento do observador.

Com alguns traços e pinceladas o seu desenho alcança um resultado surpreendente onde encontramos na presença da figuração um sentimento latente. Com o domínio de técnicas variadas João Suzuki revela o estado do mundo e das coisas. Em muitos trabalhos o artista apresenta personagens absorvidos em situações fantásticas.  Revela subjetividades tanto nas propostas imagéticas, como na composição de haicai, que nomeiam muitos dos seus trabalhos.

 

Sobre o artista:

João Suzuki (1935 – 2010) participou de momentos significativos da cultura brasileira e integra acervos de espaços relevantes, entre eles, Museu de Arte de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros. A sua produção foi analisada por muitos dos intelectuais que traçaram o pensamento da arte brasileira como Aracy Amaral, José Geraldo Vieira, Pietro Maria Bardi e Lourival Gomes Machado.

Este evento propõe a aproximação com a produção de João Suzuki e a reflexão de uma obra que contribui para a compreensão de alguns instantes da história da arte brasileira. A sua produção está aparentemente aprisionada nesta articulação com o fantástico que convida o observador para a libertação poética com a interpretação.

 

SERVIÇO:

 

Exposição João Suzuki – Fantasia Aprisionada

Abertura para convidados e imprensa: dia 04 de agosto de 2012, às 11h – com visita comentada pela curadora da mostra, Agda Carvalho

Mesa de debates: 18 de agosto de 2012, às 11h –com Agda Carvalho e Enock Sacramento - tema: 'A Fantasia e o Tempo de João Suzuki'

Visitação: de 04 de agosto a 23 de setembro de 2012

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454