quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SESI-SP APRESENTA ORQUESTRA DE CORDAS LAETARENO MÚSICA EM CENA




Em Quem tem medo de música clássica? serão apresentadas canções representativas de diversos períodos musicais, acompanhadas de comentários. O recital será no domingo 20, às 12h. A entrada é gratuita.


São Paulo, 04/11/11 – No domingo, 20 de novembro, o SESI-SP apresenta o concerto Quem tem medo de música clássica?, realizado pela Orquestra de Cordas Laetare. O espetáculo será realizado no Teatro do SESI-São Paulo, às 12h, com entrada gratuita.
A apresentação consiste na execução de músicas representativas de diversos períodos musicais, acompanhadas de comentários que apontaram as características dos diversos estilos composicionais da música ocidental.
Cada comentário apresentado pela orquestra tem como objetivo estimular a participação do público, que poderá não somente fazer perguntas, mas também participar da identificação de aspectos estilísticos de uma obra. Para complementar, no final do espetáculo será realizado um exercício que incentivará o participante a identificar o período de uma peça.
Desde a sua fundação, a Orquestra de Cordas Laetare tem perseguido o objetivo de desmistificar a música clássica, principalmente entre os jovens e/ou entre pessoas que não têm o hábito de freqüentar as salas de concerto, seja pela sua situação geográfica, formação ou simplesmente por achar que este gênero de música é chato ou de difícil compreensão.

Sobre a Orquestra de Cordas Laetare

        A Orquestra de Cordas Laetare é constituída de vinte e cinco músicos (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas), e foi formada para realizar um Projeto de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Este projeto propunha levar concertos comentados para as escolas e tentar através desta atuação, familiarizar e desmistificar a música clássica entre os jovens.
            Ao final do projeto, os membros da orquestra, entusiasmados com o resultado e com a atmosfera de trabalho rigoroso e ao mesmo tempo bem humorado que conseguiram criar, decidiram continuar sob o nome de Orquestra de Cordas Laetare (que significa “alegrar” e alegrar-se).
Atualmente, a orquestra é formada por profissionais de várias idades, mas em sua grande maioria jovens, o que garante por um lado a excelência da execução e a constante preocupação com o resultado artístico, e por outro lado, um entusiasmo e uma alegria que favorece a comunicação com o público e a busca de novos empreendimentos e de metas ambiciosas.
No repertório do grupo estão incluídas execuções de obras de Mozart, Vivaldi, Mendelssohn , Britten , Mascagni, Farkas, Ernani Aguiar, Guerra-Peixe, Edino Krieger, Lacerda, Nepomuceno, Henrique Oswald, Janacek e George Antheil.

 
Regente - Muriel Waldman


Músicos (apagar todos)
Primeiros Violinos
                Uwe Kléber  (Spalla)
                Marcela Isabele Sarudiansky
                Débora Borges da Silva
                Hélio da Silva Martins
                Thais de Souza Morais
                André dos Santos Silva

Segundos Violinos
                Lucas Bernardo da Silva
                AnandaYumi de Freitas Fukuda
                Danielle Gregório Balogh
                Gabriel Sereda de Oliveira
                Victor Nunes da Silva
                Miguel Lottito

Violas
                Daniela Soares da Cruz
                Rossini Rocha da Silva
                Diego de Oliveira Paz
                Rodrigo Alessandro Moury Yabiku

Violoncelos
Braulio Marques Lima
                Daniel Lemos Frauzino
                Samuel da Silva Oliveira
Jefferson Martins Xavier

Contrabaixo
                Jorge Andrés Uribe Rojas







Repertório

Marc-Antoine Charpentier – Suite pour Orchestre à Cordes
Prelude 1
Prelude 2
Sarabande
Gigue anglaise
Gigue française

Antonio Vivaldi - Concerto para dois violinos op.3, n.8
Solistas: Lucas Bernardo e Ananda Fukuda
Allegro
Larghetto e spirituoso
Allegro

Gioacchino Rossini
La Tempesta

Antonin Dvorak – Serenata para Cordas, op. 22
Larghetto
Scherzo


SERVIÇO

Música em Cena 2011
Espetáculo: Quem tem medo de música clássica? – Orquestra de Cordas Laetare
Local: Teatro do SESI-São Paulo – Av. Paulista, 1.313, Metrô Trianon-Masp
Data e horário: dia 20 de novembro (domingo), às 12h.
Capacidade: 456 lugares
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Livre
Entrada: Franca - A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria, no dia do espetáculo – domingo, a partir das 11 horas. São distribuídos dois ingressos por pessoa.
Informações: (11) 3146-7405 / 7406
_________________________________________

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454