segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As drogas da indústria



Debate Cedem/Unesp

            Legalização e controle estatal de todas as drogas para a constituição de um fundo social para a saúde pública, tema da pesquisa Henrique Carneiro, será o centro do debate no próximo dia 25 de outubro, terça-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.
            Uma política sobre drogas deve abranger os três circuitos de circulação das drogas psicoativas existentes na sociedade contemporânea: o das substâncias ilícitas,o das lícitas de uso recreacional e o das lícitas de uso terapêutico. O álcool já foi remédio, tornou-se droga proibida e voltou a ser substância de uso lícito controlado. Outras, como os derivados da Cannabis, que por milênios fizeram parte de inúmeras farmacopéias, foram objeto de uma proscrição oficial no século XX, a ponto de a ONU querer “erradicar” essa planta, assim como outras tais como a coca e a papoula produtora de ópio. Hoje a Cannabis, entretanto, tem uso medicinal reconhecido em muitos estados norte-americanos e em outros países.
            A indústria farmacêutica no seu conjunto concentra alguns dos maiores grupos empresariais do planeta. Hiperconcentrada, hiperlucrativa e em acelerado crescimento nas últimas décadas faturou 773 bilhões de dólares em 2008. Estreitamente vinculada ao setor de produção de sementes transgênicas e agrotóxicos, a indústria farmacêutica fundiu- se com a indústria de alimentos por meio de várias compras e fusões empresariais. O ramo do tabaco também está imbricado com o setor alimentar e farmacêutico.
            O uso de drogas na sociedade cresce sobretudo por meio dos remédios legais, cuja publicidade incita a um consumo fetichizado e hipocondríaco, na busca de panacéias químicas para mal-estares sociais e psicológicos. Uma política realmente democrática em relação às drogas psicoativas seria aquela que legalizasse todas, submetendo-as a um mesmo regime, não importa se remédios sintéticos ou derivados de plantas tradicionais, e que aumentasse a severidade dos controles distintos para cada substância.
            Para acesso a outros conteúdos relacionados, o CEDEM/UNESP sugere a visita aos sites: www.globalcommissionondrugs.org e http://coletivodar.org.

Expositor
 Henrique Carneiro
Graduado em História, Mestre e Doutor em História Social – USP
Professor de História - USP
Debatedores
 Maurides Ribeiro
Graduado em Direito, Mestre e Doutorando em Direito Penal e Criminologia - USP
Professor de Direito Penal e Criminologia – FACAMP/Faculdades de Campinas
Sean Purdy
Graduado em História - Carleton University/Canadá, Mestre e Doutor em História - Queen's University/Canadá
Pós-Doutor em História - The University of Chicago/Estados Unidos, Professor de História - USP
 Mediador
Antonio Celso Ferreira
Graduado em História - Universidade de Brasília, Mestre em História Econômica – USP
Doutor em História Social– USP, Professor Titular na UNESP/Assis e Coordena o CEDEM/UNESP

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data e horário:  25/10/2011, terça-feira às 18h30
Local: CEDEM/UNESP - Praça da Sé, 108 - 1º andar, esquina com a Rua Benjamin Constant (metrô Sé)
(11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454