quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Teatro Cidadão abre inscrições para oficinas

Estão abertas até o dia 20 de setembro as inscrições para as oficinas de interpretação, confecção de máscaras e produção cultural, oferecidas pelo Teatro Cidadão, projeto do Ponto de Cultura da Commune em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e o Programa Cultura Viva, do MinC.


Durante quatro meses, de setembro a janeiro, os 40 selecionadosterão contato com o universo teatral na teoria e prática, participando das oficinas e diversos workshops. Como resultado, vivenciarão um processo de montagem, apresentado um espetáculo baseado na estética da Commedia Dell’Arte, com máscaras, música ao vivo e entreatos circenses, inteiramente desenvolvido pelos alunos, sob a supervisão dos arte educadores do Coletivo Teatral Commune.

Os interessados em participar devem baixar a Ficha de Inscrição no site www.commune.com.br, preenche-la e encaminhar para o e-mail teatrocidadao@commune.com.br.

As oficinas e ensaios serão conduzidas de forma sistemática e integradas: enquanto um grupo cria cenas, figurinos, cenário e ensaia a peça, os outros jovens criam máscaras, desenvolvem projetos de luz e som, e participam da produção executiva e criação do lay-out de divulgação do espetáculo.

Geração de Renda e Sustentabilidade
O contato do jovem com o universo artístico favorece e estimula a autonomia, o trabalho em equipe, o espírito de liderança e um conjunto de habilidades necessárias para que ele possa transitar por diferentes universos profissionais, como designer, figurinista, maquiador, iluminador, produtor, agente cultural, entre outras.
Um dos diferenciais do projeto “Teatro Cidadão” é a possibilidade do jovem aprendiz obter o conhecimento teórico e prático, dentro de um teatro, e realizar publicamente 24 apresentações consecutivas, algo cada vez mais raro tanto no mercado profissional, quanto nas montagens de escolas de teatro.
O projeto tem um escopo profissionalizante e sócio-cultural, na medida em que insere o jovem no mundo do trabalho por meio do teatro e da cultura digital, abrindo novas perspectivas e campos de trabalho, geração de renda e sustentabilidade.
“Teatro Cidadão” iniciou em 2006, quando a COMMUNE se tornou um Ponto de Cultura. Nesse ano, os jovens criaram o espetáculo “A Verdadeira Historia de Adão e Eva”, com texto de criação coletiva e direção de Augusto Marin. Em 2007, o resultado foi o espetáculo “O Arlecchino”, de Dario Fo, também com direção de Augusto Marin, em cartaz até hoje. Em 2010, o resultado apresentado foi “A Comedia da Esposa Muda”, um canovaccio datado de 1645, dirigido por Michelle Gabriel.

OFICINAS OFERECIDAS EM 2011:

COMMEDIA DELL ARTE E INTERPRETAÇÃO – Michelle Gabriel e Augusto Marin – 40 vagas
Os alunos criarão personagens tipos a partir da vivência e improvisação com as máscaras de Commedia Dell Arte (Arlecchino, Briguela, Pantaleão, Doutor, Capitão, Enamorados), que resultará num roteiro a ser montado como espetáculo final a ser apresentado publicamente.

CONFECÇÃO DE MÁSCARAS – Deco Morais e Helo Cardoso - 40 vagas
Os alunos aprenderão todas as etapas de criação, desde a impressão em gesso dos moldes do rosto, modelagem da máscara em argila e em papel marche, à pintura e acabamento (lixamento, verniz e envelhecimento). O resultado final da oficina será a criação de uma máscara teatral pelo aluno e a exposição dela na galeria do Teatro Commune.

PRODUÇÃO E LEGISLAÇÃO – Marcos Thadeus - 40 vagas
Esta oficina pretende levar aos jovens a importância do planejamento e organização de um projeto artístico, assim como todas as características de uma produção: legislação específica para apoios culturais, elaboração de projetos e captação de recursos. A partir desses conhecimentos, os jovens poderão desenvolver seus próprios projetos artísticos e executá-los através de leis federais e apoios direcionados a projetos de jovens.

Durante o processo, haverá também workshop de Iluminação, Sonoplastia, Cenário, Figurinos, Commedia Dell Arte, Cidadania e Economia Criativa.
Tiche Viana, Helô Cardoso, Marcio Tadeu, André Lemes, Tunica e Célio Turino são alguns dos profissionais envolvidos.

SERVIÇO
O QUÊ – Teatro Cidadão
ONDE – Inscrições devem ser feitas pelo através do preenchimento de ficha de inscrição constante no site www.commune.com.br, que deve ser encaminhada ao e-mail teatrocidadao@commune.com.br
QUANDO – As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro de 2011
INICIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO – 20 de setembro
MAIORES INFORMAÇÕES: (11) 3807-0792 -teatrocidadao@commune.com.br

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454