quarta-feira, 6 de julho de 2011

NO PALACIO DO HORTO


EXPOSIÇÃO” UNIVERSO DO POETA”


A residência de verão do Governador do Estado de São Paulo – conhecida como Palácio do Horto, localizado no coração de uma das mais importantes florestas nativas urbanas do mundo. Seu jardim de árvores centenárias, como o pau-brasil e o jatobá, abriga diversas espécies de animais, como o tucano, o macaco, o caxinguelê,  a garça e a capivara.
        Instalado em 1949, esse santuário ecológico está exibindo até 21 de agosto, a mostra ”Paulo Bomfim: Universo do poeta” que destaca as relações de amizade do poeta com artistas modernistas, seus contemporâneos e amigos como: Clóvis Graciano, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Paulo Rossi Ozir e outros. Foram selecionadas, para esta exposição, 25 obras que integram a coleção de arte moderna dos palácios do Governo, produzidas pelos artistas - Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Clóvis Graciano, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Noêmia Mourão, Paulo Rossi Ozir, Alfredo Volpi, Marcelo Grassman, Caciporé Torres, Mário Zanini, Francisco Rebolo, Aldo Bonadei, Victor Brecheret, Fúlvio Pennacchi e Ismael Nery. Artistas que de uma forma ou outra conviveram com o poeta.
 
  O Palácio do Horto é uma edificação construída na década de 1930, apresentando uma fachada em estilo marcadamente neocolonial, acrescida de elementos e detalhes arquitetônicos das casas de campo européias.
Seu interior conserva mobiliário, louça, objetos artísticos e pinturas que fazem parte do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios. Esse patrimônio, assim como o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, e o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, além de sua função residencial, torna-se, um espaço que também reflete e cumpre seu papel e função museológica,  preservando e valorizando o seu Acervo.
 
       
SERVIÇO:
Palácio do Horto        
 
De 4ª a domingo, das 9h às 15h (de hora em hora) GRÁTIS
 
Grupos acima de 10 pessoas: de 4ª a 6ª, às 9h, 11h e 14h (agendamento em www.acervo.sp.gov.br)
 
Informações: 
monitoria@sp.gov.br / 2193-8282 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454