segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mostra de Teatro Despudorado apresenta espetáculos sobre transexualidade, prostituição e traição

FORTALEZA, 28.08.2010 – O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza apresenta a Mostra de Teatro Despudorado, dentro do seu programa de artes cênicas Ato Compacto, no período de 1º a 3 e de 8 a 10 de setembro próximo, sempre às 15h e 18h30, com entrada franca.

Na mostra, serão encenados os seguintes espetáculos: “Engenharia Erótica”, com o Grupo Parque de Teatro e direção de Silvero Pereira, baseado em livro do psicanalista Hugo Denizart sobre travestis (nos dias 1º e 8); “Abajur Lilás”, adaptação da peça de autoria do dramaturgo Plínio Marcos, com o grupo Imagens de Teatro e direção de Edson Cândido (nos dias 2 e 3); e “Nudez sem Castigo”, inspirado livremente no texto “Toda nudez será castigada”, de Nelson Rodrigues, com o Grupo Centauro e direção de Márcio Rodrigues (nos dias 9 e 10).

Segundo a coordenadora de Artes Cênicas do CCBNB, Viviane Queiroz, é importante mostrar ao público a variedade de linguagens artísticas relacionadas à diversidade humana. “Interessa ao CCBNB tanto o fazer teatral, como a crítica social e a reflexão sobre a natureza humana. E é isso o que apresentamos nessa Mostra Especial”, enfatiza. Viviane Queiroz destaca que “foram selecionados espetáculos sobre três mundos sempre vistos com pudor na história da humanidade: a traição, a transexualidade e a prostituição”.

A coordenadora de Artes Cênicas compreende que “felizmente, cada vez mais, esses três mundos são vistos de forma mais objetiva e menos preconceituosa, graças aos vários órgãos públicos e organizações da sociedade civil que vêm se firmando no cenário nacional e internacional em defesa dos direitos humanos e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de sua sexualidade. O mundo das artes acompanha essa tendência – e, em alguns casos, é até precursor desta defesa”, ressalta.

As sessões das 15 horas serão seguidas de Troca de Ideias entre os atores, diretores e o público presente, sobre o processo criativo, a construção cênica, a adaptação do texto e a pesquisa e concepção dos personagens. “É uma oportunidade de aproximação do público com esses três mundos, com os artistas que compuseram essas peças, estudaram os personagens e transpuseram essas realidades para o palco”, salienta Viviane Queiroz.

A Mostra de Teatro Despudorado tem classificação indicativa de 18 anos para os três espetáculos. Será exigido documento de identificação (RG, CNH ou carteira profissional), no momento da entrega do ingresso.

Conheça a seguir a sinopse dos três espetáculos da Mostra:

 

PROGRAMA ATO COMPACTO

ESPECIAL MOSTRA DE TEATRO DESPUDORADO

 

Engenharia Erótica

Grupo Parque de Teatro (CE)

Direção: Silvero Pereira

Dias 01 e 08, qua, 15h e 18h30

Inspirado no livro “Engenharia Erótica – travestis no Rio de Janeiro”, do psicanalista Hugo Denizart, o espetáculo faz parte da pesquisa realizada pelo ator e diretor Silvero Pereira sobre o universo das travestis e transformistas de diversas cidades do Estado do Ceará. Classificação indicativa: 18 anos. 80min.

 

Abajur Lilás

Grupo Imagens de Teatro (CE)

Dias 02, qui, e 03, sex, 15h e 18h30

Direção: Edson Cândido

Adaptação da obra do polêmico dramaturgo Plínio Marcos. O ambiente é um bordel onde três mulheres sobrevivem como prostitutas à beira da marginalidade. Um dia, tomada de um súbito acesso de raiva e árduo desejo de provocar o proprietário do covil, uma delas quebra um abajur. Seu ato impulsivo inicia um grande conflito que aos poucos desemboca numa terrível tragédia. Classificação indicativa: 18 anos. 80min.

 

Nudez sem castigo

Grupo Centauro (CE)

Direção: Márcio Rodrigues

Dias 09, qui, e 10, sex, 15h e 18h30

O espetáculo Nudez sem Castigo é um experimento pedagógico. Inspirado livremente no texto de Nelson Rodrigues "Toda Nudez será Castigada", o grupo desenvolveu uma textualidade composta de fragmentos em que a relação do casal principal se destaca, transformando-se numa investigação de material cênico sobre o tema das relações humanas. Classificação indicativa: 18 anos. 60min.

sábado, 28 de agosto de 2010

FW: PROGRAMAÇÃO ESPAÇO UNIBANCO MIRAMAR_27.08 a 02.09

 

ESPAÇO UNIBANCO MIRAMAR

Av. Marechal Floriano Peixoto, 44 - Gonzaga – Santos / SP

 

Programação de 27 de agosto a 02 de setembro de 2010

 

CLUBE DO PROFESSOR

Gratuito para Professores

 

PAR PERFEITO

Direção: Robert Luketic

Gênero: Comédia Dramática

Distribuição: Imagem

Duração: 100 min.

Produção: 2010

Data: 28/08/2010

Censura: 14 anos

Horário: 11h

Sala 1

 

SESSÃO POPULAR

Ingresso Promocional: R$ 5,00

 

DESTINOS LIGADOS

Direção:  Rodrigo Garcia

Gênero: Drama

Distribuição: PlayArte

Duração: 122 min.

Produção: 2010

Data: 27/08 a 02/09/2010

Censura: 12 anos

Horário: 14h

Sala 2

 

Sala 1                   PAR PERFEITO (Five Killers) - ESTREIA

14h30 – 16h40 – 18h50 – 21h10

Direção: Robert Luketic

EUA - 2010 - 100 min. - 14 anos

Gênero: Comédia

Distribuição: Imagem filmes

Elenco: Katherine Heigl, Ashton Kutcher, Catherine O'Hara

Sinopse: Jen, conhece o homem perfeito. Seu nome é Spencer, ele é bonitão, educado e inteligente. Mas o que Jen não sabe, é que Spencer ganha a vida como matador de aluguel, contratado pelo governo. Eles vivem o casamento dos sonhos até que em uma bela manhã, o casal descobre que Spencer é o alvo de um golpe milionário. O que parecia ser um Par Perfeito transforma -se num jogo de vida ou morte, enquanto eles tentam lidar com sogros, sogras, casamento, manter as aparências e ainda sobreviver.

 

Sala 2                   DESTINOS LIGADOS (Mother and Child) - ESTREIA

14h – 16h30 – 19h – 21h30

Direção: Rodrigo Garcia

EUA/Espanha - 2009 – 122 min. - 12 anos

Gênero: Drama

Distribuição: Playarte

Elenco: Annette Bening , Naomi Watts  e Samuel L. Jackson

Sinopse: Três mulheres vivem histórias diferentes e ao mesmo tempo ligadas por um único tema: a adoção. Elizabeth é uma advogada inteligente e bem-sucedida que usa seu corpo para conseguir o que quer, e é através do seu charme que ela inicia um romance com o chefe. Karen é uma profissional da saúde, muito sensível e amável, mas que esconde este seu jeito humano e vive amargurada. Isso porque ela engravidou aos 14 anos, entregou a filha Elizabeth para adoção há quase 40 anos e não supera a dor por ter tomado esta decisão. Lucy é uma mulher casada que não consegue engravidar e resolve recorrer à adoção para ter a família que tanto deseja.

 

 

Sala 3                   COCO CHANEL E IGOR STRAVINSKY (Coco Chanel & Igor Stravinsky)ESTREIA

exibição digital: 15h – 19h10 – 21h40

Direção:  Jan Kounen

França - 2009 – 120 min. - 14 anos

Gênero: Drama

Distribuição: Imovision

Elenco: Anna Mouglalis, Mads Mikkelsen e Yelena Morozova

Sinopse: Paris 1913, Coco Chanel, envolvida no trabalho e apaixonada pelo charmoso e bem sucedido Arthur 'Boy' Capel, comparece ao Théâtre des Champs-Élysées, onde Igor Stravinsky mostra pela primeira vez a sua sinfonia Rite of Spring. Coco fica perplexa pela música de Stravinsky, mas o público odeia e vaia, já que a obra é revolucionária e muito moderna para seu tempo. Stravinsk fica inconsolável. 7 anos mais tarde, Coco e Igor se reencontram, mas em situações opostas. Ela, agora é famosa, rica e respeitada e vive a dor da morte de 'Boy', enquanto ele vive em exílio na França após a revolução russa. A atração entre os dois é imediata e elétrica. Coco admira o trabalho de Stravinsky e o convida para se hospedar em sua casa de campo para compor, ele aceita e muda-se com sua mulher e filhos.

 

 

 

TRIBUNA DOCUMENTA

UMA NOITE EM 67

exibição digital: 17h30

Direção:  Renato Terra e Ricardo Calil

Brasil - 2010 – 85 min. - Livre

Gênero: Documentário

Distribuição: Vídeo filmes

 

nlb/         

 

 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

NOSSO LAR, estréia em setembro

 

Por: Nair Lúcia de Britto


Está previsto para o dia 3 de setembro o filme NOSSO LAR, baseado num Clássico da Literatura Espírita, um dos livros psicografados por Chico Xavier e um dos mais vendidos pela sua grande importância.

A obra procura esclarecer, entre tantas outras, os mistérios da Espiritualidade.


Através do médium Chico Xavier, médico André Luiz que viveu no Rio de Janeiro, no início do século XX, relata a experiência vivenciada por ele, ao chegar numa colônia espiritual, após sua última existência no plano terrestre.


Segundo estudos, colônia espiritual (são muitas as colônias) é uma espécie de cidade onde os espíritos se reúnem para trabalhar entre uma encarnação e outra. "Nessas colônias, "Nosso Lar" relata questões relacionadas ao trabalho justo e edificante e à Lei

da Causa e Efeito.


Na novela "A viagem", transmitida pela rede Globo, Ivani Ribeiro foi a primeira escritora a inspirar-se na obra "Nosso Lar", para escrevê-la. Foi um marco na literatura espírita pois a partir daí outras obras surgiram sobre esse vasto tema; cujo conhecimento traz a luz da qual precisamos para entender o porquê da nossa existência na Terra e o que nos espera, depois; segundo nossas ações voltadas

para o Bem ou para o Mal.


O filme é uma superprodução nacional, com excelente direção

de arte e efeitos especiais nunca vistos antes.

A direção e o roteiro são de Wagner de Assis.

Eu acho que esse é um filme que ninguém deve perder!



 

"O REFÚGIO"

O REFÚGIO

 

Prémio Especial do Júri no Festival de San Sebastián

 

Lançamento: 10 de setembro

 

 

Mousse e Louis são jovens, bonitos, ricos e estão apaixonados. Mas as drogas invadiram suas vidas de uma forma tão intensa, que um dia Louis morre de overdose. Mousse sobrevive, mas logo descobre que está grávida. Se sentindo perdida, corre para uma casa de praia longe de Paris. Muitos meses depois, o irmão de Louis se junta a ela no retiro.

 

Ficha técnica

Título original: "Le Refuge"

2009, 90 min, cor / (Áudio em Francês) Drama

Diretor: François Ozon

Roteiro: Mathieu Hippeau, Franois Ozon

Produzido: Chris Bolzli, Helen Olive, Claudie Ossard

Diretor de Fotografia:  Mathias Raaflaub

Edição:  Muriel Breton / Editor de som: Benoit Gargonne

 

Prêmio

Prémio Especial do Júri – San Sebastián Intl'l Film Festival (2009)

 

Elenco

Isabelle Carré                           Mousse

Louis-Ronan Choisy                  Paul

Pierre Louis-Calixte                   Serge

Melvil Poupaud                         Louis

 

nlb/

O livro O sentido social dos sonhos, de W. Gordon Lawrence já está à venda


O livro "O SENTIDO SOCIAL DOS SONHOS - A técnica da matriz", de W. Gordon Lawrence, já está à venda nas melhores livrarias. Mais informações no site da Summus Editorial, pelo telefone (11) 3865-9890 ou pelos e-mails listados no final da mensagem.
O sentido social dos sonhosCriado por W. Gordon Lawrence em 1982, no prestigioso Instituto Tavistock, de Londres, o método do sonho social passou a ser estudado e adotado em diversas instituições no mundo todo por seus resultados surpreendentes.
Nessa modalidade de trabalho grupal, os sonhadores relatam seus sonhos uns aos outros. Então, seus significados são expandidos e desenvolvidos por meio da escuta diferenciada, da associação livre, da amplificação e do pensame nto sistêmico, dando lugar a novos pensamentos e
insights. Ao identificar os padrões que conectam os vários sonhos individuais, a matriz do sonho social revela a natureza subjacente da organização e da sociedade em questão, culminando no aprofundamento social e grupal e na resolução de conflitos. Trata-se de um método que pode ser utilizado nos mais variados contextos institucionais – como escolas, empresas e comunidades –, ampliando a consciência e a potência dos parceiros da matriz do sonho social. W. Gordon Lawrence é cientista social e consultor organizacional. Professor convidado da Nova Universidade da Bulgária, é membro do Instituto Australiano de Socioanálise, da Free Association (Reino Unido), da Freie Assoziation (Alemanha) e da Sociedade Internacional para o Estudo Psicanalítico das Organizações (Ispso). Tem inúmeras atividades nas áreas acadêmica, literária e de comunicação. Suas obras foram publicadas nos vários países em que atua profissionalmente como Índia, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Israel e Filipinas.
 
.
Para mais informações sobre o livro, acesse o endereço http://www.gruposummus.com.br/detalhes_livro.php?produto_id=1229



PROGRAMAÇÃO ESPAÇO UNIBANCO MIRAMAR_27.08 a 02.09

ESPAÇO UNIBANCO MIRAMAR
Av. Marechal Floriano Peixoto, 44 - Gonzaga – Santos / SP

Programação de 27 de agosto a 02 de setembro de 2010

CLUBE DO PROFESSOR
Gratuito para Professores

PAR PERFEITO
Direção: Robert Luketic
Gênero: Comédia Dramática
Distribuição: Imagem
Duração: 100 min.
Produção: 2010
Data: 28/08/2010
Censura: 14 anos
Horário: 11h
Sala 1

SESSÃO POPULAR
Ingresso Promocional: R$ 5,00

DESTINOS LIGADOS
Direção:  Rodrigo Garcia
Gênero: Drama
Distribuição: PlayArte
Duração: 122 min.
Produção: 2010
Data: 27/08 a 02/09/2010
Censura: 12 anos
Horário: 14h
Sala 2

Sala 1                   PAR PERFEITO (Five Killers) - ESTREIA
14h30 – 16h40 – 18h50 – 21h10
Direção: Robert Luketic
EUA - 2010 - 100 min. - 14 anos
Gênero: Comédia
Distribuição: Imagem filmes
Elenco: Katherine Heigl, Ashton Kutcher, Catherine O'Hara
Sinopse: Jen, conhece o homem perfeito. Seu nome é Spencer, ele é bonitão, educado e inteligente. Mas o que Jen não sabe, é que Spencer ganha a vida como matador de aluguel, contratado pelo governo. Eles vivem o casamento dos sonhos até que em uma bela manhã, o casal descobre que Spencer é o alvo de um golpe milionário. O que parecia ser um Par Perfeito transforma -se num jogo de vida ou morte, enquanto eles tentam lidar com sogros, sogras, casamento, manter as aparências e ainda sobreviver.

Sala 2                   DESTINOS LIGADOS (Mother and Child) - ESTREIA
14h – 16h30 – 19h – 21h30
Direção: Rodrigo Garcia
EUA/Espanha - 2009 – 122 min. - 12 anos
Gênero: Drama
Distribuição: Playarte
Elenco: Annette Bening , Naomi Watts  e Samuel L. Jackson
Sinopse: Três mulheres vivem histórias diferentes e ao mesmo tempo ligadas por um único tema: a adoção. Elizabeth é uma advogada inteligente e bem-sucedida que usa seu corpo para conseguir o que quer, e é através do seu charme que ela inicia um romance com o chefe. Karen é uma profissional da saúde, muito sensível e amável, mas que esconde este seu jeito humano e vive amargurada. Isso porque ela engravidou aos 14 anos, entregou a filha Elizabeth para adoção há quase 40 anos e não supera a dor por ter tomado esta decisão. Lucy é uma mulher casada que não consegue engravidar e resolve recorrer à adoção para ter a família que tanto deseja.


Sala 3                   COCO CHANEL E IGOR STRAVINSKY (Coco Chanel & Igor Stravinsky)ESTREIA
exibição digital: 15h – 19h10 – 21h40
Direção:  Jan Kounen
França - 2009 – 120 min. - 14 anos
Gênero: Drama
Distribuição: Imovision
Elenco: Anna Mouglalis, Mads Mikkelsen e Yelena Morozova
Sinopse: Paris 1913, Coco Chanel, envolvida no trabalho e apaixonada pelo charmoso e bem sucedido Arthur 'Boy' Capel, comparece ao Théâtre des Champs-Élysées, onde Igor Stravinsky mostra pela primeira vez a sua sinfonia Rite of Spring. Coco fica perplexa pela música de Stravinsky, mas o público odeia e vaia, já que a obra é revolucionária e muito moderna para seu tempo. Stravinsk fica inconsolável. 7 anos mais tarde, Coco e Igor se reencontram, mas em situações opostas. Ela, agora é famosa, rica e respeitada e vive a dor da morte de 'Boy', enquanto ele vive em exílio na França após a revolução russa. A atração entre os dois é imediata e elétrica. Coco admira o trabalho de Stravinsky e o convida para se hospedar em sua casa de campo para compor, ele aceita e muda-se com sua mulher e filhos.



TRIBUNA DOCUMENTA
UMA NOITE EM 67
exibição digital: 17h30
Direção:  Renato Terra e Ricardo Calil
Brasil - 2010 – 85 min. - Livre
Gênero: Documentário
Distribuição: Vídeo filmes

sábado, 21 de agosto de 2010

FW: Roda Viva - segunda-feira, 23 de agosto de 2010 às 22h00

 
Eduardo Pereira Nunes
Presidente do IBGE

A população brasileira está envelhecendo. Há uma redução nas taxas de mortalidade e fecundidade. As famílias estão cada vez menores, com pais tendo menos filhos e muita gente morando sozinha.

O Censo Demográfico 2010, que já está em todos os cantos do país recolhendo dados, irá mostrar quantos são os brasileiros, como vivem, o que fazem, qual a cor ou raça e a religião, entre outras informações. São quase duzentos mil recenseadores com a tarefa de visitar 58 milhões de domicílios.

O novo retrato da população brasileira feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é a base para que os futuros governos definam políticas públicas e o setor privado analise investimentos.

Funcionário de carreira do IBGE, o economista Eduardo Pereira Nunes é presidente do Instituto, onde está desde 1980.

Participam como convidados entrevistadores:
Stephen Kanitz, economista e criador do Blog O Brasil que dá certo; Oscar Pilagallo, jornalista e autor do livro A aventura do dinheiro e da Série; Kátia Mello, repórter Especial da Revista Época e Leandro Modé, editor-assistente do caderno de economia do jornal O Estado de S. Paulo.

Colaboradores:
Erica Peroni, estranda em Comunicação Social (http://twitter.com/ericaperoni); Diego Biagi, blogueiro (http://twitter.com/diegovanzant); Giselle Zamboni, advogada e Blogueira (http://twitter.com/gisellezamboni) e Juliana Vilas Boas, publicitária (http://www.flickr.com/juvilasboas).



Apresentação: Heródoto Barbeiro

Transmissão ao vivo pela Internet a partir das 21H00.


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
 

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Homens de Papel, de Plínio Marcos

 Vencedor do prêmio de melhor espetáculo adulto da 2ª Edição do Festival de Teatro Cidade de São Paulo, o espetáculo teatral Homens de Papel, de Plínio Marcos, encenado pela Cia Amante de Teatro e com direção de Eduardo de Paula , entra em cartaz de 24 de agosto a 15 de setembro, sempre às terças e quartas feiras, às 21h, no teatro Bibi Ferreira.

 

A montagem recebeu ainda os prêmios de melhor produção, melhor ator coadjuvante (Aislan Merice), melhor atriz (Karen Francis) e melhor diretor (Eduardo de Paula), além de indicações para as categorias: melhor iluminação (Caio Coppoli), melhor cenário (Cia Amante de Teatro), melhor atriz coadjuvante (Márcia Diniz) e melhor ator coadjuvante (Carlos Lim)

 

“Homens de Papel” foi uma das 15 peças adultas selecionadas entre as quase 400 avaliadas pela comissão organizadora do Festival que reuniu espetáculos de autores inéditos, clássicos e contemporâneos. Alguns  produzidos e encenados por grupos e artistas jovens, que lutam para conquistar seu espaço, como é o caso do elenco de Homens de Papel. Já boa parte dos espetáculos que concorreram no Festival era formada por

grupos profissionais .

 

Encenada pela Cia Amante de Teatro - atores e atrizes que integram o elenco do Teatro Escola Macunaíma - “Homens de Papel” é a segunda das três montagens do grupo que está junto há dois anos e ensaiou durante seis meses . Escrita por Plínio Marcos em 1968, aborda uma temática atual até os dias de hoje.  O texto é a metáfora da conduta do ser humano na sociedade. Onde está a verdadeira pobreza? Nos catadores de papel marginalizados pelos cantos da cidade ou está ao nosso lado, em nosso trabalho, em nossa casa, na pobreza de nossas ações?  

 

A montagem da Cia Amante de Teatro foi concebida com a proposta de gerar interação com os espectadores, trazendo-os para dentro do clima da peça. Baseado num forte trabalho corporal e em improvisações, o jogo da arte se revelou multifacetado, abrindo espaço para utilização de projeção de imagens e execução de sonoridades ao vivo.  Para reforçar uma ambientação contextual, no começo do espetáculo é projetado o filme ”Ilha das Flores”, premiado curta-metragem brasileiro escrito e dirigido pelo  cineasta Jorge Furtado em 1989. O documentário mostra de forma ácida e com uma  linguagem quase científica, a economia que gera relações desiguais entre os  seres humanos.

 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ServiçoESPETÁCULO TEATRAL ‘HOMENS DE PAPEL”, de Plínio Marcos 

 

De 24 de Agosto a 15 de setembro- Dias 24,25 e 31 de agosto, 01,07,08,14 e 15 desetembro (Terças e Quartas-feiras), às 21h 

Teatro Bibi  Ferreira ( Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 931) 

Ingressos: R$30,00 e R$ 15,00 (meia entrada)

ingressos pela internet: www.ingresso.com.br

 

Recomendável para maiores de 14 anos

 

Lotação: 300 lugares. Ar condicionado.

 

Tel para informações :  3105-3129

 

Estacionamento conveniado: R$ 10,00

Show instrumental promove viagem rítmica

 

 

 

“Qualquer Lugar” leva ao palco o percussionista Afonsinho Menino e o pianista Borici Junior,

na Casa da Música em Diadema (Av. Alda, 255 – Centro. Fone 4051-2628)

 

 

A arte sem fronteiras, em suas diversas influências culturais, representa exatamente o espírito do show instrumental “Qualquer Lugar”. A apresentação gratuita, marcada para o próximo dia 24 de agosto, 19h30, será na Casa da Música de Diadema , levando ao palco o percussionista Afonsinho Menino e o pianista Borici Junior.

 

No repertório, músicas de artistas renomados como Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, além de composições de Afonsinho Menino. Uma mistura que vai dos improvisos do jazz às manifestações populares brasileiras. Do erudito piano aos batuques rituais dos tambores de "qualquer lugar".