segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Tom Jobim EMESP abre processo seletivo 2011

 

Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo abre
Processo Seletivo para Cursos de 2011

 

Tom Jobim EMESP oferece 700 vagas para Cursos de música erudita e popular de diferentes instrumentos e níveis. Inscrições vão até 14/01

 

 

A Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para Cursos de Formação musical profissionalizante e Cursos Livres Preparatórios. Para este processo seletivo, serão oferecidas 700 novas vagas, distribuídas entre as áreas de música erudita e popular, na unidades da Luz e do Brooklin, na capital paulista.

 

As normas do Processo Seletivo e as fichas de inscrição estão no site www.emesp.org.br. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de janeiro de 2011.

 

São 400 vagas para os quatro Ciclos dos Cursos de Formação e 300 vagas para três diferentes níveis de Cursos Livres Preparatórios. Os candidatos podem optar por cursos de mais de 40 instrumentos, além de Canto e de Composição. O número de vagas ainda pode aumentar em 2011, dependendo da abertura de vagas remanescentes na Escola, que atende, no total, 1.800 alunos por ano em seus diferentes cursos.

 

Os níveis dos Cursos são destinados a diferentes perfis de estudantes de música, respeitando suas faixas etárias, bem como habilidades e conhecimentos musicais. Assim, os Cursos de Formação são divididos em 4 diferentes Ciclos, bem como os Cursos Livres Preparatórios (mais detalhes abaixo).

 

Provas

O processo de seleção contempla provas escritas, realizadas entre os dias 18 e 19 de janeiro (1ª fase, eliminatória), e mais duas provas, uma prática e outra teórica, que serão feitas entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

 

A avaliação prática da segunda fase será feita por uma Banca Examinadora, formada pelos professores responsáveis de cada disciplina na Tom Jobim EMESP e por músicos convidados.

 

 

 

Cursos oferecidos

Entre os Cursos de Formação profissionalizante, são oferecidos os Cursos de Formação Continuada (1º a 3º Ciclos) e o Curso de Formação Avançada (4º Ciclo).


Os cursos de Formação Continuada, com ênfase profissionalizante, têm duração de dois a três anos e são voltados a estudantes que buscam aprendizado focado na prática de instrumento musical ou canto. A estrutura desses cursos está dividida em três Ciclos. O primeiro é destinado para pré-adolescentes com até 13 anos, o segundo tem como foco jovens de até 16 anos e o terceiro é voltado para músicos com até 21 anos.

 

Formação Avançada

A Formação Avançada é destinada a músicos de qualquer idade (sem limite mínimo nem máximo) e tem foco em formação nas áreas de Composição, Música Antiga, Prática Instrumental Avançada (erudito e popular), Canto (erudito e popular) e Ópera Estúdio.

 

Cursos Livres

Os Cursos Livres têm duração de um ano. Neste Processo Seletivo, são oferecidos os Cursos Livres Preparatórios, destinados a crianças, jovens e adultos que pretendam ingressar nos Ciclos dos Cursos de Formação em processo seletivo futuro da Tom Jobim EMESP.

 

Para este Processo Seletivo, há vagas abertas para os Cursos Livres Preparatórios para 1º a 3º Ciclo. Os limites máximos de idade para cada curso são de um ano a menos que o limite do Ciclo Correspondente. Assim, o limite é de 12 anos para ingressantes no Curso Preparatório para 1º Ciclo, de 15 anos para o Curso Preparatório para 2º Ciclo e de 20 anos para o Curso Preparatório de 3º Ciclo.

 

 

Sobre  a Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo

Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) oferece formação tanto erudita como popular, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Tom Jobim EMESP proporciona desde a pré-formação até a formação avançada e a preparação para profissionalização. Além da formação continuada e progressiva, a Escola também oferece cursos livres, palestras, master classes e concertos. A Tom Jobim EMESP é responsável pela gestão da Orquestra Jovem do Estado, Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim –, que oferecem bolsas para alunos em fase de pré-profissionalização. Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. A Tom Jobim EMESP é gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

 

 

Sobre a Santa Marcelina Cultura

A Organização Social Santa Marcelina Cultura é responsável pela gestão de diversos programas de formação musical do governo do Estado de São Paulo. Criada em 2008, a OS administra Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo; o programa Guri na região metropolitana de São Paulo, com 48 polos e 11 mil alunos; o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão; e os grupos jovens ligados à EMESP: Orquestra Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, da Banda Sinfônica Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim. Debaixo de todos estes programas está o projeto de criar um ciclo virtuoso para a formação musical no estado de São Paulo, combinado a um sólido projeto de inserção social, com o respaldo da tradição de ensino das Irmãs de Santa Marcelina.

 

Serviço

Processo Seletivo Tom Jobim - EMESP

Período: até 14/01/2011

Inscrições: www.emesp.org.br

Informações: (11) 3221-0750 / 3585-9888 / 3585-9889

Gratuito

 

Cronograma do Processo seletivo

1º/12/2010 a 14/01/2011: Período de Inscrições para o Processo Seletivo

 

18/01/2010: Publicação da lista de inscritos e locais, datas e horários de prova da primeira fase

 

19 e 20/01/2011: Realização das provas de primeira fase

 

22/01/2011: Divulgação da lista de candidatos aprovados na primeira fase, com a convocação para a segunda fase, com locais, datas e horários de provas da segunda fase

 

31/01 a 03/02/2011: Realização das provas de segunda fase

 

10/02/2011: Divulgação da lista de candidatos aprovados na segunda fase com classificação

 

14 a 18/02/2011: Matrícula dos convocados para as vagas abertas nos Cursos de 2011 da Tom Jobim EMESP

 

28/02/2011: Início das aulas para os alunos matriculados

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454