segunda-feira, 29 de novembro de 2010

NOVO MUNDO, de Emanuele Crialese, na SESSÃO CINÉFILA

Enc. p/nlb
Mostra O NOVO CINEMA ITALIANO na SESSÃO CINÉFILA

 

Desde o dia 20 de novembro, a Sessão Cinéfila apresenta três documentários e cinco ficções na mostra O NOVO CINEMA ITALIANO. Neste sábado, 04, será exibido NOVO MUNDO, de Emanuele Crialese, que conta a história da família Mancuso, que vende todos seus bens e abandona sua terra natal, para embarcar numa viagem em busca de uma terra sonhada e nunca vista, que promete a conquista de riqueza e uma nova vida, o Novo Mundo, os EUA.

 

A Sessão Cinéfila acontece sempre aos sábados, às 12 horas, na sala 3 do Espaço Unibanco de Cinema, trazendo para os amantes da sétima arte filmes pouco encontrados no circuito comercial ou produções que foram importantes para a história do cinema. O Espaço Unibanco de Cinema fica na Rua Augusta, 1475. Os ingressos tem preço promocional e custam R$ 5,00.

 

 

***PROGRAMAÇÃO***

 

Dia 04 de dezembro de 2010

Novo Mundo (Nuovomondo)

Itália/Alemanha/França, 2006, 12 anos

Direção: Emanuele Crialese

Elenco: Charlotte Gainsbourg, Vincenzo Amato entre outros

Sinopse - Martin Scorsese Apresenta: Novo Mundo, um filme que conta a história da família Mancuso, originaria das montanhas da Sicilia, e que vende todos seus bens e abandona sua terra natal para embarcar numa viagem em busca de uma terra sonhada e nunca vista, que promete a conquista de riqueza e uma nova vida, o Novo Mundo, os EUA. Durante a viagem uma jovem inglesa, de origem misteriosa, Lucy, junta-se à familia Mancuso nesta longa jornada. Chegando lá as leis de imigração se tornam tão restritas que a família seria quase que certamente separada e enviada de volta para a Itália, e assim nem todos terão o privilégio de atravessar as portas do paraíso. Foi o vencedor do Leão de Prata do Festival de Veneza 2006. Ganhou o premio de Melhor Direção no European Film Awards. Fez parte da Seleção Oficial do Festival de Toronto. Luc Besson é o produtor associado do filme.

 

 

Dia 11 de dezembro de 2010

A Desconhecida (La Sconosciuta)

Itália/França, 2006, 118 min, 18 anos

Direção: Giuseppe Tornatore

Elenco: Kseniya Rappoport, Michele Plácido e Claudia Gerini

Sinopse: A "desconhecida" é Irena. Ela mudou-se da Ucrânia para a Itália há muitos anos e hoje vive entre fantasmas do passado e uma busca pelo presente: duas esferas de tempo que se entrelaçam, se sobrepõem, e criam um quebra-cabeça intrigante, uma narrativa tensa. Quem é Irena, realmente? Pouco a pouco a história se desenvolve. A garota fugiu do leste europeu como várias outras. Depois de sobreviver a uma viagem cruel e dramática, ela virou uma presa fácil de um homem inescrupuloso. Foi submetida e brutalidades e humilhações impronunciáveis, do tipo que chocam permanentemente e jamais saem da memória. Apenas uma memória bela permanece em Irena: um melancólico amor perdido.

 

 

Dia 18 de dezembro de 2010

GOMORRA (Gomorra)

Itália, 2008, Drama, 137 min, 18 anos

Direção:  Matteo Garrone.

Elenco: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo, Gigio Morra e Salvatore Abruzzese.

Sinopse: Poder, dinheiro e sangue: esses são os "valores" que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias. Eles raramente têm alguma chance e praticamente são obrigados a obedecer as regras do sistema-chamado Camorra. Apenas alguns poucos podem pensar em ter uma vida normal. Neste cenário são desenvolvidas cinco histórias de pessoas que vivem num mundo aparentemente imaginário, mas afogado na realidade.

 

 

Dia 25 de dezembro de 2010

Estamos Bem Mesmo Sem Você (Anche Libero Va Bene )

Itália, 2006,108 min, drama, cor, 12 anos

Direção:  Kim Rossi Stuart

Elenco:  Alessandro Morace, Kim Rossi Stuart, Marta Nobili, Pietro De Silva, Roberta Paladini, Sebastiano Tiraboschi, Francesco Benedetto, Roberta Lena

Sinopse: Tommi, um menino de onze anos, mora com a irmã e o pai. O trio forma uma família abalada pelo constante abandono e retorno da mãe das crianças. Apesar da solidão inconsolável de cada membro, a família segue em frente, dividindo o que lhes resta de amor e ternura.

 

 

Dia 1º de janeiro de 2010

Ágata e A Tempestade (Ágata e La Tempesta)

Itália/Suíça/Reino Unido,2004, romance, 118 min.

Direção: Silvio Soldini

Elenco: Licia Maglietta, Emilio Solfrizzi, Giuseppe Battiston, Claudio Santamaria, Giselda Volodi, Marina Massironi, Monica Nappo, Pippo Santonastaso, Remo Remotti.

Sinopse: O cruzamento das histórias de Ágata, dona de uma livraria, madura, independente e apaixonada; Gustavo, irmão adotivo de Ágata insatisfeito com sua vida medíocre; e Romeo, irmão verdadeiro de Gustavo, que tem uma mulher a quem ama tanto quanto trai, resulta em muita comédia, ternura e suspense. E é a alegria e o magnetismo explosivo de Ágata diante de toda a ironia da vida que cria um paraíso de amor e liberdade para destruir a tempestade de vidas cheias de desejos não realizados.

 

 

Dia 08 de janeiro de 2010

Viva Zapatero!

Itália, 2005, 80 min, documentário,

Direção: Sabina Guzzanti

Elenco: Rory Bremner, Sabina Guzzanti, Daniele Luttazzi, Michele Santoro, Enzo Biagi, Fabrizio Morri, Valerio Terenzio, Andrea Salerno, Lucia Annunziata, Beppe Giulietti, Claudio Petruccioli

Sinopse: Critica a censura imposta por Silvio Berlusconi aos meios de comunicação públicos na Itália. Responsabiliza tanto o governo de Berlusconi como os partidos de direita e esquerda que permitem sua atuação. Relatam-se casos de cancelamento de programas e de jornalistas obrigados a se demitirem. São exibidos também trechos de programas censurados e entrevistas com funcionários do governo, vítimas da censura, além de professores universitários e jornalistas de diversos países. Seleção Oficial do Festival de Veneza 2005

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454