domingo, 28 de novembro de 2010

Campus Sorocaba da UFSCar promove Seminário de Pesquisa da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga



Evento é aberto a todos os interessados e acontece nos dias 1º e 2 de dezembro com inscrições gratuitas

O campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o II Seminário de Pesquisa da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga nos dias 1º e 2 de dezembro. O evento tem por objetivo dar continuidade aos trabalhos iniciados com a realização do primeiro Seminário em 2009, divulgando as pesquisas que são realizadas na região, além de contribuir para a formação de um banco de dados que poderá subsidiar futuras ações de planejamento no território da APA.
A área de abrangência da APA corresponde à área da bacia hidrográfica que forma a represa de Itupararanga e engloba os municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim. "A água dessa represa abastece 70% do município de Sorocaba", diz o docente da UFSCar André Cordeiro Alves dos Santos, que faz parte do conselho gestor da APA. Segundo dados da Cetesb, a qualidade da água da represa ainda é boa, "mas é necessário que haja o cuidado com a ocupação das nascentes, com a agricultura nas margens da represa e a criação de novos condomínios", aponta o docente, destacando também que "o esgoto não tratado é o maior problema a ser resolvido".
Várias pesquisas sobre a qualidade da água da represa estão sendo feitas pelo "Grupo de Pesquisa de Microbiologia Ambiental", formado por docentes e alunos do campus Sorocaba da UFSCar. Entre as pesquisas em andamento, André destaca as que analisam o ciclo de carbono na represa, a cianobactéria tóxica e as bactérias de sedimento. Durante o evento será lançado o livro "Biodiversidade na APA de Itupararanga - Estado da arte, estado atual e perspectivas futuras", escrito por docentes e alunos do campus Sorocaba da UFSCar.

Concurso de fotos e envio de trabalhos
Até o dia 26 de novembro o Seminário recebe inscrições no concurso de fotos destinado a fotógrafos amadores e profissionais com o tema "Biodiversidade na APA de Itupararanga" e as inscrições de trabalhos científicos. Para participação no Seminário, as inscrições podem ser feitas até o início do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.apaitupararanga2.blogspot.com, onde também está disponível a programação completa do evento. Mais informações pelo e-mail pesquisa.itupararanga@gmail.com.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454