sábado, 4 de setembro de 2010

Terra Deu, Terra Come

TERRA DEU, TERRA COME

ganhador do É Tudo Verdade deste ano, entra em cartaz no dia 1º de outubro em São Paulo

 

Terra Deu, Terra Come, de Rodrigo Siqueira, não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é um conto, documentário ou ficção, o que é cinema e o que é vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro.

 

Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais.

 

Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto-mise-en-scène instigante.

 Sobre Rodrigo Siqueira

Com formação em jornalismo, o diretor Rodrigo Siqueira entrou para o cinema como pesquisador. Depois realizou o documentário Aqui Favela, o Rap Representa, exibido em rede nacional pela TV Cultura, em 2003. O filme Terra Deu, Terra Come é o segundo trabalho autoral do diretor, e o seu primeiro longa-metragem a ser levado para o circuito comercial de cinema.

 Ficha Técnica

Brasil, 2009, 88 min.

Direção e produção: Rodrigo Siqueira

Colaborou na direção: Pedro de alexina

Fotografia: Pierre de Kerchove

Som: Célio Dutra

Produção executiva: Rodrigo Siqueira e Tayla Tzirulnik

 

Elenco: Pedro de Alexina (Vieira), Dona Lúcia, João Batista , Dolores, Seu Pidrim Peçanha, Admilson, Geovani, Adilson, Nei, Edinho, Sineca e familiares de seu Pedro

nlb/ 

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454