sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Reflexões de um Liquidificador, de André Klotzel - Estreia dia 17 de Setembro

Encaminhado por Nair Lúcia de Britto
 
Reflexões de um Liquidificador, de André Klotzel,
estreia em Santos dia 17 de setembro 

A história de Elvira, uma dona de casa, é contada por seu liquidificador, que também gosta de fazer filosofias em torno das coisas e das pessoas. Assim começa a fábula paulistana "Reflexões de um Liquidificador", que traz Selton Mello como o eletrodoméstico, Ana Lúcia Torre como a sua dona e Fabíula Nascimento como Milena, a vizinha de Elvira.

Completam o elenco do filme os atores Germano Haiut, que faz Onofre, marido de Elvira; Aramis Trindade, o investigador;  Marcos Cesana no papel do carteiro amigo de Elvira; Gorete Milagres, como a amante de Onofre e  Zecarlos Machado, como o delegado.

Sinopse curta

Elvira, uma dona de casa de aparência pacata e simpática, ouve uma voz estranha na cozinha: é o liquidificador, que começa a falar com ela. Um belo dia, Onofre, o marido de Elvira, desaparece sem deixar vestígios.
 Sinopse longa
 Um filosófico liquidificador nos conta de sua amizade com Elvira, uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida. Seu marido, Onofre, desapareceu há alguns dias, e ela decide ir à policia dar queixa do sumiço.
 Em meio a reflexões sobre a vida e as diferenças entre os objetos e os seres humanos, o liquidificador nos conta como tudo começou.
***
Algum tempo atrás, o casal tinha uma lanchonete, e a hélice do liquidificador quebrou. Onofre coloca então uma nova hélice, bem maior, e a partir daí o liquidificador ganhou vida e passou a observar o mundo. Mas a lanchonete teve que ser fechada, e o liquidificador logo foi para a casa do casal, fazendo sucos e vitaminas apenas para eles.

Quando a situação financeira aperta, Onofre vai trabalhar como vigia numa fábrica e Elvira fica em casa fazendo pequenos serviços, como empalhar animais - um ofício que havia aprendido com o pai. Um dia, Elvira ouve pela primeira vez uma estranha voz e mal pode acreditar: seu liquidificador está querendo falar com ela.
Quando Onofre desaparece, os vizinhos e amigos do casal, como a fogosa Milena, querem ajudar. Mas Elvira só confia no liquidificador. Ainda mais que a polícia começa a desconfiar de assassinato, e o investigador Fuinha se encarrega do caso, disposto a tudo para descobrir a verdade.


O Diretor
André Klotzel
O paulistano André Klotzel é um dos mais premiados cineastas do Brasil. Formado em Cinema pela USP, ele estreou no cinema em 1974 com o curta em 16 mm Eva. Em 1986, ele dirigiu seu primeiro longa, A Marvada Carne, estrelado por Fernanda Torres, que foi grande sucesso de público e crítica, foi o maior vencedor individual de prêmios em Gramado, participou de vários festvais internacionais, como a Semana da Critica em Cannes.

Em 1994, André filmou seu segundo longa, Capitalismo Selvagem, com Fernanda Torres e José Mayer, exibido em sete festivais internacionais. Em 1996, é a vez do curta Brevíssima História das Gentes de Santos, com Ney Latorraca, muito premiado em festivais no Brasil e exterior. Em 2001, o diretor lançou seu terceiro longa, Memórias Póstumas, baseado em Machado de Assis e estrelado por Reginaldo Farias, vencedor de cinco prêmios em Gramado e exibido em 11 festivais internacionais, entre eles Berlim.

O Elenco:
Ana Lucia Torre - Elvira
Reflexões de um Liquidificador é seu quinto longa-metragem e o primeiro em que atua como protagonista. Nascida em São Paulo, Ana Lúcia Torre já participou de 15 novelas, 12 delas na TV Globo. No cinema, a grande atriz fez uma estreia tardia, aos 53 anos, no filme Através da Janela (98), de Tata Amaral. Desde então, fez outras participações marcantes, em Como Fazer um Filme de Amor (2004), de José Roberto Torero, e Quanto Vale ou É por Quilo? (2005), de Sérgio Bianchi, entre outros.

Selton Mello  – O liquidificador
O ator mais importante do cinema brasileiro hoje, o mineiro Selton Mello já participou de 27 filmes, entre longas e curtas-metragens. Começou atuando ainda garoto, no fim dos anos 70, em novelas como Marron Glacê e As Três Marias, na Globo. A partir dos 14 anos de idade, Selton trabalhou na empresa de dublagem Herbert Richers, emprestando sua voz marcante a personagens de desenho. Depois de muitos anos, Selton volta agora a dublar, desta vez um liquidificador, no filme Reflexões de um Liquidificador.

Germano Haiut – Onofre
Nascido em Recife, Germano Haiut é um ator veterano de teatro e cinema com mais de 40 anos de carreira. No cinema, estreou em 1978 no filme A Batalha dos Guararapes, de Paulo Thiago. Atuou depois em Parahyba Mulher Macho (83), de Tizuka Yamasaki; Baile Perfumado (97), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira; e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), de Cao Hamburguer. Em 2010, filma o novo longa-metragem do conterrâneo Paulo Caldas, O País do Desejo. Em Reflexões de um Liquidificador, ele é Onofre, o marido traidor de Elvira, que acaba se dando mal com ela e com o liquidificador.

Fabiula Nascimento – Milena
A atriz despontou no cinema como a gulosa prostituta Íria do filme Estômago, de Marcos Jorge. Atualmente, faz a Jaqueline na série Força-Tarefa, da TV Globo, e atua em vários filmes que devem chegar às telas nos próximos meses, como A Guerra dos Vizinhos, de Rubens Xavier; Não se Pode Viver Sem Amor, de Jorge Duran; Corpos Celestes, de Marcos Jorge; e O Doce Veneno do Escorpião, de Marcus Baldini. Em Reflexões de um Liquidificador, ela é a fogosa Milena, vizinha de Elvira.

Aramis Trindade – Fuinha
Nascido no Recife, Aramis Trindade atuou em inúmeras peças de teatro, incluindo montagens de Ariano Suassuna, Dias Gomes e Molière. Na TV, também coleciona participações em séries e especiais da TV Globo; seu papel de maior destaque foi o Visconde de Sabugosa na nova versão de O Sítio do Pica-Pau Amarelo (2005). No cinema, já atuou em mais de 30 filmes, entre curtas e longas-metragens, como Baile Perfumado, O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro, Zuzu Angel e Meu Nome Não é Johnny. Em Reflexões de um Liquidificador, ele é o enxerido investigador Fuinha.

Gorete Milagres - Teresa
Ficou conhecida pela personagem dos programas humorísticos de televisão, a Filomena, e criou o bordão Ó, coitada!. Na televisão fez uma carreira sólida como comediante, trabalhando também em programas como A Praça é Nossa, Show do Tom, etc. Reflexões de um Liquidificador é seu terceiro filme e ela faz a amante de Onofre.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454