segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CINE SABESP E PROJETO ESCOLA NO CINEMA

Encaminhado por:
Nair Lúcia de Britto 

CINE SABESP E PROJETO ESCOLA NO CINEMA  DISTRIBUEM

5 MIL INGRESSOS  DO FILME "ANTES QUE O MUNDO ACABE"

 

O Cine Sabesp e o Projeto Escola no Cinema oferecem o filme "Antes que o Mundo Acabe", de Ana Luiza Azevedo,  para agendamento das escolas da rede pública de ensino e instituições de educação informal interessadas em proporcionar aos seus alunos um programa cultural de qualidade. São 5.000 ingressos, patrocinados pela Sabesp, disponíveis a partir de 1º de outubro. As sessões podem ser agendadas pela manhã, a partir das 9h, e na primeira sessão da tarde, às 14h. Importante: no período de 22 de outubro a 4 de novembro, o atendimento  será suspenso para a realização da Mostra Internacional de Cinema, no CineSabesp.

 

Além da exibição do filme, o projeto também propõe trabalhos a serem realizados com os alunos, como por exemplo a leitura, reflexão e discussão dos temas que são abordados no livro "Antes que o Mundo Acabe", do autor Marcelo Carneiro da Cunha, e que serviu de inspiração para o filme.

 

Outra opção interessante é participar do concurso cultural "Pense, Antes que o Mundo Acabe", promovido pela editora Projeto, que visa estimular a escrita de alunos entre o 6.º e o 9.º ano do Ensino Fundamental (no sistema de 9 anos) ou entre a 5.ª e a 8.ª série (no sistema de 8 anos).

 

Às escolas interessadas em agendar uma sessão, favor entrar em contato através do e-mail escolanocinema@uol.com.br ou do telefone (11) 3266 5115. O horário de atendimento é das 9h às 17h. Mais informações sobre as propostas de trabalho com os alunos estão disponíveis no site do Projeto Escola no Cinema www.escolanocinema.com.br

 

Sobre o projeto Escola No Cinema

 

Criado em 1985, no Rio de Janeiro, o Projeto Escola no Cinema chegou a São Paulo em 1993 com a abertura do primeiro complexo Espaço Unibanco de Cinema, na Rua Augusta. Tem como público alvo alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, e incentiva a utilização de meios audiovisuais como recurso pedagógico para atrair o interesse dos jovens para o cinema, integrando as esferas educacional e cultural.

 

Apostando na integração de linguagem, procurando sempre correlacionar áreas do conhecimento em suas propostas, o Escola no Cinema busca, com diversas formas de expressão, contribuir para a formação de um espectador crítico e atuante na sociedade.

 

O projeto não se limita a exibir apenas o filme. Junto com ele realizam-se oficinas, debates e atividades complementares que ampliam o seu conteúdo e aprofundam o universo por ele retratado.

 

Sobre o filme

 

O filme "Antes que o Mundo Acabe", dirigido pela cineasta Ana Luiza Azevedo, foi inspirado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha, adotado em 2006 pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola do Ministério da Educação e distribuído para 32.147 escolas de todo o país. Conta a história de Daniel, um menino de 15 anos mergulhado em seu pequeno mundo e com problemas que parecem insolúveis: uma namorada que não sabe o que quer, um amigo que está sendo acusado de ladrão, uma pequena cidade que vai ter que ser deixada para trás. Quando recebe uma carta do pai que nunca conheceu, com fotografias de culturas e lugares distantes, Daniel descobre que o mundo é bem maior do que aquele que até então conhecia.

 

Voltada para o público infanto-juvenil, a narrativa acompanha a relação de Daniel com a sua família em um momento em que pais e mães assumem novas funções: a mãe trabalha o dia todo e o padrasto cuida do lar. Além de lidar de forma bem humorada com as novas formações familiares, o filme também funciona como um ótimo recurso para discussões sobre a relação entre literatura e cinema, a curiosidade despertada pelo contato com outras culturas e a fotografia como uma importante prática de registro visual.

 

Ficha Técnica:

Diretor: Ana Luiza Azevedo

Brasil – 2009 – 102 min – 10 anos

Gênero: Drama

Distribuidora: Imagem Filmes

Elenco: Pedro Tergolina, Eduardo Cardoso, Blanca Menti, Janaina Kremer, Mauro Grossi.

Produção: Ana Luiza Azevedo

Roteiro: Paulo Halm

Fotografia: Jacob Solitrenick

Trilha Sonora: Leo Henkin

Sinopse: Daniel (Pedro Tergolina) tem 15 anos e vive numa pequena cidade, no interior do Rio Grande do Sul. Em sua existência restrita, vive seus pequenos dramas: uma namorada que não sabe o que quer, o melhor amigo sendo acusado de ladrão e o pai que reaparece depois de 15 anos, mostrando para o menino, por meio de fotografias, que existe muito mais além das fronteiras de seu restrito mundo.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454