quinta-feira, 17 de junho de 2010

IRÃ - Os Olhos do Viajante - Dia 2 de Julho na Casa das Rosas


Ao expor culturas pouco e/ou mal conhecidas, o projeto VIAJARTE visa resgatar a poética do olhar através das viagens, fonte que alimenta a humanidade do observador, amplia a paisagem interior, revitaliza o frescor esquecido do olhar, aberto ao encantamento que nos remete à reflexão dos gregos antigos: o início do pensamento está na capacidade de se surpreender com o comum.  O olhar compartilhado do passante, poeta, fotógrafo, do viajante, se reconhece na centelha poética do mundo. As viagens fortalecem a sensibilidade frente às diferenças culturais. Re-educar o olhar modera certezas, estimula a superação de preconceitos e distorções.

 

Nesta edição de PERSIA-IRÃ, poética do olhar estão incluídas duas palestras e poemas. Apresentamos o Irã contemporâneo como herdeiro da grande Pérsia, contradições e desafios de uma cultura cheia de delicadeza e poesia, através do depoimento de viajantes, com imagens e música. Ao final das palestras conversaremos com o público.

"A GRANDE PÉRSIA" – Márcia Camargos - Jornalista e escritora, pós-doutorada pela USP, é uma das curadoras da mostra Imagens do Oriente. Esteve em Teerã em outubro/2008, como convidada oficial do Festival Cine Verité. Autora de A travessia do albatroz*, sobre um refugiado iraniano e co-autora de O Irã sob o chador: duas brasileiras no país dos aiatolás, a ser lançado pela Editora Globo em agosto/2010. Tem artigos sobre o Irã publicados em sites, revistas e jornais.  Esteve em Teerã em 2008.

"O IRÃ CONTEMPORÂNEO" – Roberto Cattani - Fotógrafo, jornalista e escritor, com vários livros publicados no Brasil (Islam e Islamismo*, Claridade, 2008) e na Itália. Formado em Antropologia cultural, é correspondente da Agência Ansa no Brasil desde 1991. Foi redator do caderno Mundo da Folha e da revista Status. Cobriu as guerras no Líbano, na Palestina, no Afeganistão e no Sri Lanka. É membro da Aliança Internacional dos Jornalistas (J-Alliance) e presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil. Esteve no Irã em 2004.

 

Fotos a serem exibidas durante o evento: Roberto Cattani

Seleção Musical: Pedram Ahmad

Leitura dos Poemas: Lelia Maria Romero apresenta poemas de Rûmi e de Sohrab Sepehri

Concepção e Coordenação: LELIA MARIA ROMERO - Poeta e escritora, autora de "Poemas pra navegar" (M.Ono Editores) e "Andaluza" (Ed.Escrituras). Geógrafa pela PUC-SP, pesquisa a Espanha medieval e F.G.Lorca. Conta histórias do Alandaluz no site do Instituto da Cultura Árabe. "VIAJARTE, um outro olhar", integra o projeto NARRARTE, constituído de três corpos de trabalho que conversam entre si: as oficinas de escrita buscam resgatar a expressão escrita criativa; POEMARTE rememora os saraus; VIAJARTE, chama a atenção para a renovação do olhar frente às riquezas do desconhecido através de viagens.

 

Evento: Viajarte Pérsia-Irã – Entrada Gratuita

Coordenação: Lelia Maria Romero – leliamiura@gmail.com – Tel. (11) 8557-5611

Local: Casa das Rosas, av. Paulista, nº 37 – S.Paulo

Estacionamento conveniado, entrada pela Alameda Santos, nº 74

www.casadasrosas-sp.org.br, Tel. (11) 3285-6986.

Data: 02 de julho de 2010, sexta-feira, horário: das 19h às 21h

( * ) os livros dos autores, Márcia Camargo e Roberto Cattani, estarão à venda no dia do evento. 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454