sábado, 22 de maio de 2010

Roda Viva - segunda-feira, 24 de maio de 2010 às 22h00

 
* Ediçمo GRAVADA. Nمo aceita perguntas.
Jorge Caldeira
Escritor e historiador

O Roda Viva apresenta nesta segunda-feira a entrevista gravada com Jorge Caldeira

Ele revira documentos e dados para reescrever a histَria do Brasil. Com as informaçُes em mمos, Jorge Caldeira acrescenta ilustraçُes e uma linguagem acessيvel para recontar em seus livros a histَria do Brasil, apresentando um paيs construيdo pelo seu prَprio povo e nمo por conquistadores e herَis.

Jorge Caldeira recupera personagens obscuros ou esquecidos, ampliando a pesquisa sobre fatos da vida brasileira, ao buscar no passado ligaçُes que ajudem a entender o que o paيs é hoje.

Seu livro mais recente contraia a visمo tradicional sobre as origens da economia colonial brasileira apresentada como produto do latifْndio agrلrio-exportador. Jorge Caldeira conta como os empreendedores da época criaram uma economia dinâmica e produtiva, maior que a de Portugal do mesmo perيodo.

Jorge Caldeira é autor também de Mauل, Empresلrio do Império; A Naçمo Mercantilista e O Banqueiro do Sertمo, além de apresentar o nascimento do samba em seu livro A Construçمo do Samba e a biografia de Noel Rosa.

Participam como convidados entrevistadores:
Mona Dorf, apresentadora do programa Letras e Leituras, da Rلdio Eldorado e colunista de cultura do IG; Oscar Pilagallo, jornalista, autor do livro A Aventura do Dinheiro e da série A Histَria do Brasil no Século XX; Daniel Piza, editor executivo e colunista do jornal O Estado de S. Paulo e Renato Pompeu, jornalista.

Colaboradores:

Cadu Simُes, historiador (http://twitter.com/cadusimoes);
Lilian Starobinas, historiadora (http://twitter.com/liliansta);
Sonia Bertocchi, educadora (http://twitter.com/SoniaBertocchi) e Luiz Lima, desenvolvedor de software (http://www.flickr.com/photos/llima/).

Apresentaçمo: Herَdoto Barbeiro

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horلrio do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
 


USE O MESSENGER DENTRO DO HOTMAIL SEM PRECISAR INSTALAR NADA. CLIQUE PARA VER COMO.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454