sábado, 15 de maio de 2010

8ª Semana Nacional de Museus em São Paulo

II Fórum Permanente de Cultura discutirá sobre Políticas Públicas de Museus, em Ribeirão Preto

Brasília, 14 de maio de 2010 - Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que acontece 18 de maio, o Ministério da Cultura (MinC) está organizando a 8ª Semana Nacional de Museus, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação, entre os dias 17 e 23 de maio, tem o objetivo de promover a integração das instituições museológicas, intensificando suas relações com a sociedade. 

Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi Museus para a harmonia social. A idéia é destacar o papel do museu como instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida. Visa, ainda, estimular a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização da diversidade. 

No Museu Histórico e do Café, em Ribeirão Preto, será realizado o II Fórum Permanente de Cultura, sobre Políticas Públicas de Museus. Na programação do Museu de Arte Popular, em Diadema, haverá debates e exposições, entre elas, uma que reúne materiais e ferramentas de trabalho de 4 artistas: Orlando Mattos (Pintura), Ricardo Amadasi (Escultura) Jerônimo (Xilogravura) e Zhena (Reciclados).

Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação. Ao todo são 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do país e abrigados por 588 instituições.
 
Desde a sua primeira edição, em 2003, a Semana Nacional de Museus já divulgou a programação de 2.445 instituições museológicas, envolvendo 7.473 atividades. Temas como patrimônio imaterial, público jovem, amigos, turismo, patrimônio universal e mudança social já foram abordados. 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454