terça-feira, 25 de maio de 2010

1° Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil

 

 

Reuniões, palestras e exposição marcam o

I º Encontro da

Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil

 

27 a 30 de maio

Brasília DF

 

Representantes de diversos festivais, galerias, museus, escolas e outras iniciativas de todo o Brasil ligadas à Fotografia se reúnem em Brasília em torno de políticas de desenvolvimento para setor.

 

 

Criada em 2009, depois de a Carta de Paraty ser apresentada ao Ministério da Cultura – documento redigido durante o 5º Paraty em Foco como contribuição do setor fotográfico à cultura nacional –, a Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil organiza o seu primeiro grande encontro nacional. Formada por produtores, festivais, galerias, escolas e afins, somando até o momento 95 iniciativas, a RPCFB propõe ações de cooperação na formulação de políticas públicas capazes de difundir e consolidar a produção fotográfica no país além de criar uma rede sólida de cooperação entre os diversos setores da produção cultural na fotografia.  Não se trata de uma rede de autores e, sim, de iniciativas para fortalecimento do trabalho dos autores. A pesquisa e o mapeamento da fotografia brasileira também estão entre as principais pautas da agenda da rede. Posteriormente, todo o conteúdo desenvolvido será disponibilizado em um portal na internet e editado por catálogos.

O crescimento do número de feiras, festivais, bienais, cursos acadêmicos etc. demonstra a dimensão hoje da fotografia no Brasil e no mundo. “Estava na hora então de traçar uma nova história da produção nacional”, comenta Iatã Canabrava, um dos líderes da iniciativa e coordenador em São Paulo, ao lado de Clicio Barroso, do Encontro na capital federal. Já em Belém, o evento conta com Miguel Chikaoka, em Fortaleza com Tiago Santana, em Porto Alegre com  Carlos Carvalho e no Rio de Janeiro com Milton Guran e Patrícia Gouveia, entre muitos outros protagonistas do fazer cultural na fotografia.

Neste primeiro Encontro – organizado pela Associação de Fotógrafos Fototech (representante da Rede no convênio firmado com o MinC), pelo Estúdio Madalena (produção e pesquisa), pela A Casa da Luz Vermelha (produção local – Brasília) e integrantes da RPCFB – a proposta focaliza diversos temas que envolvem a produção cultural da fotografia brasileira como, o ensino da fotografia sob o impacto das novas mídias, fotografia e inclusão sócio-cultural, fotografia e memória,  políticas públicas, gestão cultural em fotografia, entre outros.

Por ocasião da abertura do I º Encontro da RPCFB e das comemorações do aniversário de 50 anos da cidade de Brasília, o Ministério da Cultura, a Associação de Fotógrafos Fototech e A Casa da Luz Vermelha promovem a partir de quinta-feira, dia 27 de maio, a exposição “Brasília 50 anos”, dos fotógrafos Anderson Schneider, Cristiano Mascaro, Dorival Moreira, Samuel Cytrynowicz e Sérgio Jorge, com curadoria de Rosely Nakagawa (em cartaz até 20 de junho /A Casa da Luz Vermelha SCES Trecho 02 Conjunto 31 – ASBAC – DF).

 

 

RPCFB - Linha do Tempo

 

Set. 2009

  • Redação da Carta de Paraty, resultado do 1º Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia Brasileira, no Paraty Em foco, quando 30 participantes assinam o documento dirigido ao Ministério da Cultura.
  • Criação da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB).

Dez. 2009

  • Reunião e entrega da Carta de Paraty ao Ministro da Cultura.

Jan. 2010

  • Reunião na Funarte.

Fev. 2010

  • Reunião com Secretário de Políticas Culturais do MinC, quando é confirmada a realização do primeiro Encontro nacional.

Mai. 2010

  • Realização do Iº Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia, em Brasília.
  • Formalização da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO  I º ENCOTNRO DA RPCFB

Centro de Convenções Israel Pinheiro

SHIS - conj. A - EPDB - Lago Sul Brasília - DF

 

Quinta, dia 27

 

Das 18h às 20h:

 

Abertura Oficial: Secretário de Políticas Culturais (José Luiz Herencia) e Representantes da Rede (Carlos Carvalho, Iatã Cannabrava, Patrícia Gouvêa e Clicio Barroso).

Palestra: A criação do INFoto/Funarte: a concretização de uma utopia, -Prof. Pedro Vasquez

 

20h

 

Abertura da Exposição Comemorativa dos 50 anos de Brasília na Galeria A Casa da Luz Vermelha

 

Sexta, dia 28

 

Das 9h às 12h

 

GRUPOS DE TRABALHO


  • GT1: Políticas Públicas para fomento, pesquisa e difusão da fotografia.


  • GT2: Meios de difusão e canais de comunicação

 

Das 14h30 às 17h30

 

GRUPOS DE TRABALHO


  • GT3: Ensino da Fotografia - Instituições de Ensino / Cursos Livres


  • GT4: Relações internacionais

 

Das 18h às 20h

 

Palestra - A Inserção da Fotografia no Mundo da "arte", Prof. Helouise Costa

 

Sábado, dia 29

 

Das 9h às 12h

 

GRUPOS DE TRABALHO


  • GT5: Formato da Rede


  • GT6 A: Direito autoral e direito de imagem


  • GT6 B: A Questão Fiscal

 

Das 14h30 às 17h30

 

GRUPOS DE TRABALHO

 

  • GT7: Memória da produção contemporânea


  • GT8: Modelos de gestão de redes, encontros e festivais


  • GT9: Projetos socioculturais

 

Das 18h às 20h

Conversa com produtores culturais estrangeiros

 

 

 

Domingo, dia 30

 

Das 9h às 12h

 

Assembléia Geral
Encerramento do Encontro com o Ministro Juca Ferreira

 

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454