sexta-feira, 16 de abril de 2010

FW: Roda Viva - segunda-feira, 19 de abril de 2010 às 22h00 - transmissão pela TV Cultura a partir das 21:00

Encaminhado por Nair Lúcia de Britto
 
António Coutinho
Médico imunologista

Esse ano, 375 mil brasileiros devem ser diagnosticados com câncer. A luta contra a doença ganha novos capítulos todos os anos. São novas drogas que atacam apenas as células doentes, técnicas de radioterapia que agridem menos o organismo dos pacientes e avanços na elaboração de vacinas de prevenção.

O câncer é a doença que mais mobiliza a ciência na busca de cura. Os estudos e pesquisas mais recentes, incluindo as do professor António Coutinho, tem mudado e ampliado o entendimento sobre os mecanismos de defesa do corpo humano. E isso vem levando cientistas a também ampliar suas frentes de trabalho. De um lado, aperfeiçoando terapias já obtidas. De outro, buscando novas abordagens para decifrar e combater melhor os vários tipos de câncer.

O entrevistado do Roda Viva, o médico António Coutinho é diretor do Instituto Gulbenkian de Ciências, de Lisboa, e é considerado um dos cientistas mais influentes no mundo por suas pesquisas na área de imunologia. Coutinho trabalhou 16 anos no Instituto Pasteur, de Paris, onde chegou ao cargo de diretor da Unidade de Imunobiologia.

Participam como convidados entrevistadores:
Reinaldo José Lopes, repórter da editoria de ciência do jornal Folha de S. Paulo; Silvia Campolim, editora-chefe da revista Pesquisa Médica; Fabiane Leite, repórter da editoria Vida do jornal O Estado de S. Paulo e Ricardo Brentani, presidente da Fundação Antônio Prudente (Hospital do Câncer) e diretor da FAPESP.
Colaboradores:
Atila Iamarino, biólogo e coordenador do Scienceblogs Brasil (http://twitter.com/oatila); Ricardo Augusto Lombardi, jornalista (http://twitter.com/rics_lombardi); Rafael Bento da Silva Soares, biólogo, doutorando pela biotecnologia da USP (http://twitter.com/Rafael_RNAm) e Gabriel Correia, fotógrafo (http://www.flickr.com/meiapreta).

Apresentação: Heródoto Barbeiro

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
 


Quer usar o Messenger sem precisar instalar nada? Veja como usar o Messenger Web.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454