quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cine Móvel apresenta Mostra Itinerante de Filmes Nacionais

Projeto vai percorrer interior de São Paulo dentro de um caminhão-sala levando ao público as melhores produções do cinema nacional

           

            São Paulo é o estado que possui o maior número de salas de cinema no País. Ao todo, são 722 locais para exibição de filmes, segundo dados do Ministério da Cultura. No entanto, 35% dessas salas estão localizadas na Capital, deixando milhares de paulistas sem acesso à produção cinematográfica brasileira. É para essas pessoas que a Magma Cultura traz ao interior paulista o projeto Cine Móvel - Mostra Itinerante de Filmes Nacionais.

Com o patrocínio da Fundação John Deere e recursos captados via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, o projeto vai levar a 25 municípios do interior de São Paulo, até julho, grandes produções do cinema nacional. Segundo Fernanda Schaurich, secretária-executiva da Fundação, o objetivo do projeto é facilitar o acesso à cultura e ao entretenimento e, ao mesmo tempo, valorizar produções brasileiras. "O programa é voltado para estudantes de escolas da rede pública de municípios sem salas de cinema e que tem como atividade econômica principal a agricultura", explica Schaurich.

As primeiras cidades visitadas serão Piquerobi, Junqueirópolis, Guaraçaí, Santa Fé do Sul, Coroados Piacatu, Herculândia e Cândido Mota. Depois o caminhão segue para Palmital, Taquarituba, Paranapanema, Capivari, Rios das Pedras, Charqueada, Araras, Brotas, Caconde, Franca, Bebedouro, Monte Alto, Itajobi, Tanabi, Tremembé, Canas e São Luiz do Paraitinga, fechando o circuito.

Serão apresentadas oito produções nacionais recentes - Dois Filhos de Francisco, Se Eu Fosse Você 2, O Menino da Porteira, Saneamento Básico - o Filme, Castelo Rá-Tim-Bum, Deus é Brasileiro, Acquária e Turma da Mônica – uma aventura no tempo. Apesar da inusitada sala, montada na carroceria do caminhão, os espectadores contam com todo o conforto. São 32 acomodações (duas para cadeirantes), tela de 120 polegadas, som digital de alta qualidade, iluminação especial, climatização, isolamento acústico e térmico e rampa de acesso para portadores de deficiência. Não falta nem o famoso lanterninha.

Para auxiliar na instalação do caminhão nas cidades e organizar as sessões, o projeto conta com o apoio local das secretarias e fundações culturais. Quem quiser assistir aos filmes do Cine Móvel – Mostra Itinerante de Filmes Nacionais deve contactar uma dessas entidades e agendar previamente o horário com responsável em seu município.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454